terça-feira, 16 de setembro de 2008

PHELPS, O ROMÂNTICO


David Phelps é um fenômeno. Ele era um ilustre ninguém até figurar como um dos componentes do Gaither Vocal Band, o badalado quarteto pop-country que influencia quarteteiros abaixo da linha do Equador (gente do quilate do Arautos do Rei e Cânticos Vocal). Em pouco tempo, Phelps, o figurante, tornou-se Phelps, a estrela de primeira grandeza.

Quando o palco começou a ficar pequeno para ser dividido com outros três cantores, David Phelps deixou seus companheiros do Gaither e partiu para a carreira solo. Lançou o surpreendente Legacy of Love, com um repertório bem mais pop (em algumas faixas, praticamente tecno-pop). O DVD é aberto com a eletrizante Vituoso, onde não se sabe se o destaque cabe ao Deus Virtuoso (de quem trata a letra) ou ao virtuosismo técnico do próprio Phelps.

Como em se tratando de David Phelps surpreender é rotina, o novo lançamento do astro gospel é o CD The Voice, composto de canções românticas de todas as épocas, de Nessun Dorma a Unchained Melody (a melosa canção-tema do filme Ghost, já gravada pelo grupo The Platters e por Elvis Presley). Como pode alguém usar uma incomum habilidade técnica para o que for conveniente, seja o ato de louvar a Deus ou ganhar alguns milhares de dólares cantando para corações partidos?

Em tempo: David Phelps, após uma turnê brasileira patrocinada por um empresário adventista, será a atração no aniversário do IPAE, no ano que vem. Vai saber em que David Phelps estará até lá usando a sua voz…

16 comentários:

Cantinho do Richard disse...

Gosto das músicas do David Phelps (claro que eu seleciono pois algumas me dão dor de cabeça) mas esse último cd passou uma imagem meio que "negativa". Não quero entrar em conflito com aqueles que gostam mas, nesse último cd, podem inventar mil e umas desculpas mas, não concordo e, é tanto que eu não o comprei. Neste álbum a imagem, a voz (como o próprio tema do cd) é voltado para a pessoa dele. Esse romantismo desfarçado é uma ponte para ingressar no mundo secular assim como fizeram outros como ele que são de renome. Bom, isso é o que eu acho mas é o que ele crer né, mesmo assim gostaria de ir para o IPAE, daqui pra lá vamos ver no que dá. Um abraço

Anônimo disse...

Me chamo julio cesar

Concordo com o Richard ta segndo o que fez elvis presley,tina turner,mariah carey ETC quando o artista ganha muito destaque e e renome acham dentro de sua cabeça finita que o mundinho da igreja ta pequeno para ele começa a abandonar os preincipios de infancia que todos estes citados acima tiverão e eles inclusive o phelps. E paça a char que merece +.
Cinceramente espero que não seja o caso de phelps e vamos ver o que o por vir tem a dizer deste cara que p mim e 1ma das melhores vozes do mundo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é verdade sobre a vinda do Phelps ano que vem ao Brasil....se já é uma informação confirmada pela acessoria dele..
Obrigada

Gilberto Theiss disse...

Olá querido.

Bem vindo ao time. Fico feliz por conhecer seu trabalho e perceber que estás do lado certo. Deus lhe abençoe.

Gilberto Theiss
Ministério Alto Clamor
www.altoclamor.com
www.gilbertotheiss.blogspot.com

Gilberto Theiss disse...

Apreciei muito a resposta dada ao Pr. André. Se puder me enviar seu e-mail, gostaria de lhe apresentar um livro para dar seu parecer. É sobre música. Postei um artigo de seu blog que achei importante para fazer nosso povo pensar.

Gilberto Theiss
www.altoclamor.com
www.gilbertotheiss.blogspot.com

Unknown disse...

Pois é... Mais uma vez a história se repete. Novamente o PALCO fica pequeno demais para o talento de um cantor evangélico que deixa a igreja e passa a utilizar seu talento nos PALCOS seculares. O desastre não seria tamanho se este cantor não tivesse influência na cabeça da nossa juventude e, imagine, até de cantores conhecidíssimos do meio ASD. A árvore da música gospel frutificou mais uma vez e ali, bem embaixo, está a juventude adventista! Enquanto nos degladiamos na questão da bateria, ilustres cantores moldam opiniões, estilo de vida, adoração e etc na cabeça da juventude.
Fico pensando: Será tarde demais?
Tarde demais para perceber que o Gospel é gospel só de nome?
Que os ÍDOLOS modernos são uma afronta a Deus, que disse "não terás outros deuses"?
Que o falso reavivamento vem por meio de um sistema profano de adoração, do qual instrumentos do rock, como a bateria, musicas sentimentais, adoração carismática, imanência e coisas do tipo...?
Até quando vamos depender de fatos lamentáveis como este para chamar-nos à atenção quanto a falácia que circula por aí de que a música é moralmente neutra e não afeta a espiritualidade?
Corta os liajmes, juventude! Solta as amarras que os prendem à essas coisas!
Pessoalmente, eu não consumo música evangélica, e mesmo entre as nossas, seleciono muita coisa e descarto mais ainda. A adoração gospel não satisfaz a esperança de uma igreja que tem eventos finais pela frente tais quais os nossos... A música cristã contemporânea não nos remete ao futuro glorioso uqando tocaremos nossas harpas e cantaremos um cântico novo. Esse cântico é o da nossa experiência. Ninguém na história tem tal experiência, advinda de um tempo de angústia qual nunca houve: A angústia de Jacó!
Pergunto: Poderão semelhantes músicas carismáticas e sentimentalistas como as do mundo gospel, fornecer esperança e socorro para um temnpo como este?
Afirmo sem medo: O mundo gospel é uma afronta à Deus! A deserção do David Phelps de seu ministério é um prato cheio para todos aqueles que estão à procura de motivos para "pular o muro"....

"Muitas estrelas que temos admirado por seu brilho, tornar-se-ão trevas." EGW Profetas e Reis pg 188

"Muitos demonstrarão que não são um com Cristo, que não estão mortos para o mundo, para que possam viver com Ele; as apostasias de homens que ocuparam postos de confiança serão frequentes." Review and Herald 11 de Set de 1888

"Os que passo a passo cederam às exigências do mundo e se sujeitaram a costumes mundanos não acharão difícil submeter-se aos poderes dominantes de preferência a expor-se à escárnios, insultos, ameaças de prisão, tortura e morte." 5T pg 81

J. R. Habkost disse...

Uhuuuu!!! Ecumenismo na IASD... Era só o que me faltava...

Mas deixo aqui em texto um tanto desconhecido ao que me parece do E.P.: “A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá.”(Eventos Finas pág. 156).

Estamos caminhando rumo ao grande engano e agora estamos também escancarando as portas para ele entrar. Só me resta crer fielmente em: “Introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos. O trigo e o joio crescerão juntos para a ceifa.” (Eventos Finais pág. 149)

Eu fico com a revelação e você?

Agora não estamos mais pregando o evangelho ao mundo, só estamos abrindo as portas para as filhas de Babilônia entrarem em nosso meio?... E como se não bastasse me escandalizar com o mundo agora tenho “surpresas” com a minha própria igreja...

“Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebeis em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más. (2 João 10 e 11)

“O peneiramento de Deus sacode fora multidões, como folhas secas. A palha, como nuvem, será levada pelo vento, mesmo de lugares onde só vemos ricos campos de trigo.” (Eventos Finais pág. 155)

Acho que devemos pensar mais antes de agirmos em....

Anônimo disse...

david phelps é o cara!!
o melhor tenor do mundo!!
ninguem derruba ele!!

FX7 disse...

É bem engraçado essas postagens q vcs fazem...
Todos criticam o David mas todos tb queria cantar como ele.
Todos criticam o Gaither mas todos copiam suas musicas.
Acho q não se trata de o palco ficar pequeno demais pra David o problema é a língua de alguns q ficam grande demais...

douglas reis disse...

Eliaquim,

O texto não intenciona desqualificar os (vários) atributos musicais de David Phelps, o que seria, isso sim, expressão de inveja; o problema é que o cantor parece estar mais disposto a lucrar com seus talentos do que servir a Deus. Releia para ver se você consegue captar essa ideia...

FX7 disse...

Pastor Douglas,

Bom o David Phelps seria um cantor batista e não adventista então as nossas doutrinas não cabem a ele em quanto ele for batista.
Deveriamos com toda a cezteza antes de qualquer coisa lembrar q muitos cantores da nossa igreja vivem da musica como os arautos do rei tendo em vista o estrondoso e magnifico dvd vale a pena esperar q nem de longe me pareceu um dvd da igreja sabendo q em minha casa tenho um dvd de um cantor secular e o show desse cantor num chega nem aos pés do dvd do arautos.
Rafaela Pinho cobrou R$1000,00 para vir aki e ainda exigiu vir de avião junto com sua mãe tem certeza q é o Phelps q está tentando lucrar com a musica direcionada pra Deus??
E o pastor se engana se está pensando q ai fora o David vai ganhar mais dinheiro eu conheço bem o mercado musical e afirmo pra vc q hj um cd evangélico vende duas vezes mais q um cd secular, eu estou falando isso pq eu conheço o mercado musical muito bem.
Nossas cantoras adventistas principalmente tem mais problemas q o Phelps haja vista q nossas cantoras tem principios e msm assim usam maquiagens pesadas e roupas inadequadas para um adventista, como eu faço pra prega ro evangéli de Deus a uma pessoa convenço de q é errado usar maquiagem e joias mas quando dou um dvd da igreja pra essa pessoas aparecem as nossas cantoras todas maquiadas...
Deveriamos nos preocupar com os nossos irmãos de fé o q eu e o pastor estamos fazendo para levar essa verdade pro Phelps NADA
Tópico desnecessário

douglas reis disse...

Eliaquim,

a única coisa desnecessária é alguém cometer tantos erros de grafia e concordância num texto tão curto - mas você conseguiu...

Quanto às ponderações sobre nossos cantores, isso você encontra em outros posts neste blog. Com boa vontade, você os encontrará.

Sobre os princípios de música, como são bíblicos, valem para todos, quer adventistas, quer cristãos de outras denominações.

Sobre mercado da música: se o cantor evangélico lucra mais, porque tantos cantores cristãos migram do gospel para o secular?

FX7 disse...

Pastor,

VC é pastor ou professor de português???
vc ta desinformado é o contrário os cantores secularem q migram para a musica gospel se vc poesquisar vai descobrir isso.
Outra coisa independente o cara ta louvando a Deus e Deus vai julgar cada um de acordo com seu conhecimento.
Vc é pastor serve a Deus como pastor, David Phelps é cantor louva a Deus como cantor pra Deus vcs dois são exatamente iguais.
Deveriamos parabenizalo por ele estar usabdo seu dom para louvar a Deus e assim como vc.

douglas reis disse...

Eliaquim,

não é preciso ser professor de Português para notar seus erros - basta saber ler...

Você fez duas afirmações, então explicarei algo a você: é sua responsabilidade prová-las (chamamos isso de "ônus da prova", sabe?). Então, boa sorte.

Com respeito a servir a Deus, você não acredita que é Deus quem escolhe a maneira como devemos servi-Lo? Quer dizer: suponhamos que eu queira servir a Deus contando piadas no "Show do Tom", isso agradaria a Deus? Sim ou não e por quê?

Eliaquim disse...

Pastor,

Posso provar pra você com toda a certeza q hoje os cantores secularem migram para a musica gospel:

-Lázaro:(mais conhecido agora como "Irmão Lázaro") no auge da carreira tocando em uma banda da bahia chamada Olodum, abandonou a banda no auge da carreira para seguir carreira na musica gospel... Hoje tem contrato assinado com uma das maiores gravadoras do país a som livre.

-Elvis Presley: fez muito sucesso vendeu vários discos, mas só conseguiu o gremy com um cd gospel que ele gravou...

-Guina: Cantor do Racionais Mc´s após escapar por pouco da morte gravou cd evangélico...
se o pastor quiser dou mais exemplos.

Cds mais vendidos de 2009:
1° Pe. Fábio de Melo - Vida gravado com a som livre.
2° Pe. Marcelo Rossi - Paz Sim Violência Não 1.


Depois disso não tenho duvida que o mercado góspel hoje traz muito mais lucros que o mercado secular.

Sábado a noite eu tive a oportunidade de ir em um show que aconteceu na praça aki da cidade, com um cantor gospel chamado David Quinlan ele conseguiu levar dez mil pessoas na praça...

Em relação ao Show do Tom eu acho que você sabe melhor que ninguém que existem principios que nós adventistas seguimos esse tipo de adoração para um adventista principalmente um pastor é inviavel agora para alguém q não tem conhcimento nenhum sobre principios biblicos se a pessoa fizer de coração Deus aceita sim concerteza.

Anônimo disse...

BOM, EM SE TRATANDO DE DAVID PHELPS É DIFÍCIL FAZER ALGUM COMENTÁRIO REFERENTE À SUA VOZ OU TÉCNICA VOCAL, PORQUE SIMPLESMENTE, ELE É O CARA.
DIGO ISTO PORQUE TIVE A MARAVILHOSA OPORTUNIDADE DE VÊ-LO CANTAR NO ANHEMBI EM 02/11/2006 E CONSIDERO UMA DAS MELHORES COISAS E INVESTIMENTO QUE JÁ FIZ NA MINHA VIDA. AH, E PAGARIA O DOBRO OU O TRIPLO PARA VÊ-LO CANTANDO NOVAMENTE.
MAS, QUANDO FALAMOS DO CD VOICE, AÍ FICA UMA INTERROGAÇÃO NO AR. EU GOSTO DESTE CD E EM ESPECIAL A MÚSICA "I WANT TO KNOW WHAT LOVE IS", MAS É ALGO UM TANTO QUANTO CONFUSO E QUESTIONÁVEL.
MAS, O QUE IMPORTA É QUE O DAVID VOLTOU AO GVB E VAMOS CONTINUAR VENDO-O EM SUA MELHOR PERFORMANCE!

JÚLIO CÉSAR - UNICRUZ - ARARAS/SP