sexta-feira, 13 de março de 2009

OS CAMINHOS PARA A UNIÃO PROFETIZADA


Parlamentares norte-americanos começaram na quinta-feira a focar formas de atenuar o ônus financeiro que a legislação sobre a mudança climática pode ter sobre os pobres, especialmente num momento de recessão.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, anunciou que tentará aprovar até meados do ano um projeto que limita as emissões de gases do efeito estufa em carros, usinas elétricas e outras indústrias. O presidente Barack Obama apoia tais controles, mas só quer a implementação depois de 2012, quando termina seu primeiro mandato.

A polêmica medida, à qual muitos republicanos se opõem, seria combinada com iniciativas de energia renovável em um megaprojeto, de acordo com os planos divulgados por Reid e pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

"A Câmara decidiu juntá-los todos. É provavelmente para aí que nos encaminhamos", disse Reid a jornalistas. "Não conseguiremos (aprovar o pacote do Senado) até algum momento no verão (do hemisfério norte), no mínimo."

Reid disse que já conversou com Pelosi também sobre juntar o pacote climático na legislação orçamentária, o que exigiria a aprovação de 51 dos 100 senadores, e não de 60, como ocorre normalmente para superar possíveis obstruções regimentais dos republicanos.

"Ah, adoro 51 (votos) em comparação com 60. Sabemos que é uma alternativa", disse ele.

Se o Congresso, com sua maioria democrata, aprovar a legislação, seria o fim de oito anos da política do governo de George W. Bush contra medidas destinadas a conter as emissões de carbono, já que o ex-presidente considerava que isso seria nocivo à economia norte-americana.

Enquanto Reid esboçava seu plano para o controle climático, alguns deputados, inclusive alguns representando distritos pobres e rurais, pressionavam especialistas por formas de mitigar o impacto sobre os pobres, que gastam uma maior proporção da sua renda com aquecimento e combustível do que as pessoas de classe média e alta.

"O impacto é real, e vamos ter de resolvê-lo", disse o deputado Chris Van Hollen, membro da liderança democrata na Câmara.


Colaboração: Fernando Machado

Essa preocupação ecológica de estadistas, ONGs, celebridades e da mídia em geral vem atrelada com valores mísiticos e tem sido suficiente para agregar grupos políticos, religiosos e ideológicos que antes pareciam irreconciliáveis. O fenômeno recebeu a alcunha sugestiva de ECOmenismo. Leia mais sobre isso aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Professor!

Não faz muito tempo,mas já bateu a saudade!
Parece tão estranho quando bate o sinal que quando a gente vê não é o sor Douglas que vai dar a aula.
É o primeiro professor que vai embora e eu sinto diferença e falta da animação,das bincadeiras...Tanta coisa que enquanto dura parece tão indiferente que quando termina nos lembramos e do nada começamos a chorar(é o que acabo de fazer)espero que Deus continue o usando para fazer a diferença ainda na vida de muitas pessoas;áh,e se kso a gente não se ver,até o CÉU!!!!!!!

De seu eterno aluno e amigo,

Heithor Vitor Veiga,agora do 8anoB
Ps:Os textos continuam bons,vô mandá o convite no orkut.

douglas reis disse...

Que prazer encontrar um comentário seu aqui, Heitor! Quando abri e li o que você tinha escrito, pensei: "ganhei meu dia!". Obrigado pela sua amizade. Também sinto falta de vocês todos. Lembro-me sempre de você e da sua irmã cantando na igreja e nas capelas. Eu me emocionava muito ao ouvi-los (mande um abração para a Ester). Espero não ter que esperar até o Céu para nos encontrarmos novamente.

Um forte abraço!

cândido gomes disse...

grande douglas! encontrei seu link em outro blog e vim conhecer seu espaco. parabens. abraco.