tag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post1970781748171101308..comments2024-01-17T08:26:02.546-03:00Comments on Questão de Confiança: SERIA CORRETA A NOÇÃO PÓS-MODERNA DE TOLERÂNCIA?douglas reishttp://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-221554736164539972010-12-16T17:00:38.424-02:002010-12-16T17:00:38.424-02:00só uma resposta em relação ao remanescente: os tex...só uma resposta em relação ao remanescente: os textos que citei claramente não dizem respeito aos remanescentes de apocalipse, quis com eles apenas comprovar a interpretação de "os outros", no contexto do capítulo 12 como os outros filhos da mulher. a palavra em si não indica que o grupo é pequeno; ele parece falar de todos os cristãos que tem a fé em Jesus e seguem a Sua Lei (expressa como decálogo no antigo testamento e resumido em duas grandes Leis no novo). meu problema é afirmar que nós adventistas somos os remanescentes, como diz o ítem 13 no voto de batismo oficial. isso pode causar problemas de compreensão religiosa e de diálogo.<br /><br />no mais, creio que Deus sempre teve seus remanescentes e que, de forma abrangente, eles são os cristãos fieis a ele em toda a história pós Cristo; afirmaria que queremos ser parte deste grupo, mas assumir esta identidade pode ser perigosa (pelas razões citadas acima). concordo tb que em apocalipse 14, um grupo especial destes remanescentes é mostrado, que é a última geração antes a volta de Cristo. só saberemos quem são quando Jesus voltar, já que muitas gerações (incl. de adventistas) se passaram sem serem os últimos remanescentes.<br />de forma geral, concordo com os perigos do pensamento pós-moderno e pessoalmente acredito que eles são tão perigosos a nós justamente pela maneira que encaramos a religão por décadas. o pós-modernismo, como quase tudo, tem o seu lado muito bom também, inclusive espiritualmente. devemos usufruir dos aspectos bons tanto para a nossa edificação espiritual pessoal e como grupo, como para a missão e o testemunho verdadeiro. por causa do pós-modernismo, pessoas estão mais abertas do que em outras épocas, mas elas precisam ver os frutos, não vão mais pela argumentação. por tempo demais nossa missão foi via argumentação, chegou a hora de convencer pela nossa vida, com humildade (afinal Deus é o único Grande) e amor equilibrado.<br />Viver as Leis do Reino que se iniciou com a vinda de Jesus é ser remanescente de verdade. que possamos fazer parte deste povo!Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-35589765228411654362010-12-16T16:42:16.293-02:002010-12-16T16:42:16.293-02:00Rodrigo,
vou tentar ser o mais conciso.
Remanes...Rodrigo,<br /><br />vou tentar ser o mais conciso. <br /><br />Remanescentes: pelo que entendi, sua preocupação está em limitar o remanescente a uma característica (uma vez que você encontrou outros textos que atribuem ao grupo mais características). Seria isso?<br /><br />Bem, nem todos os textos que você citou seriam claramente identificados com o remanescente; em alguns contextos, a ideia de contrastar dois grupos aparece simplesmente (os "outros" é usado para discriminar um grupo do outro; a palavra difere de outro como adjetivo, os termos allós e heterós).<br /><br />Mas a ênfase dada no apocalipse se refere à crise final, quando aqueles que amam a Deus se prontificarão a permanecer confiantemente ao lado deles, apesar das pressões contrárias. Você crê nisso?<br /><br />Claro que o sábado ganha um destaque, por fazer parte desta aliança de amor. O dia do senhor aparece discretamente em Ap 1:10, e a identificação dele em Ap 14 não é apenas pela referência ao Criador - compare a linguagem do v. 7 com Ex 20:11.<br /><br />Quanto a Jesus, e as afirmações dele sobre o sábado (além de Seu exemplo) não servem para reforçar a necessidade não apenas de guardar esse dia, mas de fazê-lo corretamente e dentro do espírito correto?<br /><br />Sobre a terceira pergunta: espaço para interpretação sempre existirá, porque nenhum homem sabe tudo o que há para saber. Quando afirmo que é possível sabermos a Verdade absoluta, digo que isso não nos torna absolutos (afirmei isso em http://questaodeconfianca.blogspot.com/2010/01/adventistas-fanaticos-algumas-reflexoes.html ; o texto pode lhe interessar, porque fala justamente sobre ênfases errôneas que assolam nosso povo).<br /><br />Ainda assim, uma verdade foi deixada por um Deus de amor e, como disse, afirmarmos que somos o remanescentes nos torna servos dos outros, com o dever de compartilharmos a salvação e detalhes do plano de Deus. Concordo que podemos aprender com outros - até com não-cristãos, eu acrescentaria.<br /><br />Contudo, minha preocupação é que esse diálogo mine nossa compreensão e compromisso com a verdade bíblica. Gostaria que você lesse, sobretudo, um texto que, melhor do que outros, reflete (e respalda!) essa minha preocupação: http://questaodeconfianca.blogspot.com/2010/07/o-risco-de-um-cristianismo-pos-moderno.html .douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-40991462901008983872010-12-16T16:41:56.466-02:002010-12-16T16:41:56.466-02:00Rodrigo,
vou tentar ser o mais conciso.
Remanes...Rodrigo,<br /><br />vou tentar ser o mais conciso. <br /><br />Remanescentes: pelo que entendi, sua preocupação está em limitar o remanescente a uma característica (uma vez que você encontrou outros textos que atribuem ao grupo mais características). Seria isso?<br /><br />Bem, nem todos os textos que você citou seriam claramente identificados com o remanescente; em alguns contextos, a ideia de contrastar dois grupos aparece simplesmente (os "outros" é usado para discriminar um grupo do outro; a palavra difere de outro como adjetivo, os termos allós e heterós).<br /><br />Mas a ênfase dada no apocalipse se refere à crise final, quando aqueles que amam a Deus se prontificarão a permanecer confiantemente ao lado deles, apesar das pressões contrárias. Você crê nisso?<br /><br />Claro que o sábado ganha um destaque, por fazer parte desta aliança de amor. O dia do senhor aparece discretamente em Ap 1:10, e a identificação dele em Ap 14 não é apenas pela referência ao Criador - compare a linguagem do v. 7 com Ex 20:11.<br /><br />Quanto a Jesus, e as afirmações dele sobre o sábado (além de Seu exemplo) não servem para reforçar a necessidade não apenas de guardar esse dia, mas de fazê-lo corretamente e dentro do espírito correto?<br /><br />Sobre a terceira pergunta: espaço para interpretação sempre existirá, porque nenhum homem sabe tudo o que há para saber. Quando afirmo que é possível sabermos a Verdade absoluta, digo que isso não nos torna absolutos (afirmei isso em http://questaodeconfianca.blogspot.com/2010/01/adventistas-fanaticos-algumas-reflexoes.html ; o texto pode lhe interessar, porque fala justamente sobre ênfases errôneas que assolam nosso povo).<br /><br />Ainda assim, uma verdade foi deixada por um Deus de amor e, como disse, afirmarmos que somos o remanescentes nos torna servos dos outros, com o dever de compartilharmos a salvação e detalhes do plano de Deus. Concordo que podemos aprender com outros - até com não-cristãos, eu acrescentaria.<br /><br />Contudo, minha preocupação é que esse diálogo mine nossa compreensão e compromisso com a verdade bíblica. Gostaria que você lesse, sobretudo, um texto que, melhor do que outros, reflete (e respalda!) essa minha preocupação: http://questaodeconfianca.blogspot.com/2010/07/o-risco-de-um-cristianismo-pos-moderno.html .douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-20908331630452385212010-12-16T15:26:00.482-02:002010-12-16T15:26:00.482-02:00quanta a terceira pergunta inicial sua, acho que f...quanta a terceira pergunta inicial sua, acho que ficou claro que não desejo uma revolução ou questionamento de "todas as doutrinas". mas você há de concordar que algumas são mais claras e outras, menos. e espaço para interpretação existe em todas, sem exceção! é assim a natureza humana.<br />outra verdade é que não é raro que as nossas interpretações não sejam resultado puro da pesquisa ou do texto, muitas vezes (e isso é humano) elas vem de crenças pré-estabelecidas e até acariciadas.<br />encarar a religião que se vive livre das "tradições" eu considero essencial, mesmo que as conclusões sejam as mesmas de antes. em outras palavas: cada adventista deveria tornar a religião a sua própria. a começar pelo que Jesus se preocupou mais quando esteve aqui, o assunto da "vida cristã", o dia a dia.<br />viver pelas Leis de Deus e não pelas leis do mundo é que torna uma religião significativa, e estas leis não são "podes" e "não podes" (isso era adequado para os israelitas na época), Jesus dá vários exemplos disso nos evangelhos. a Lei vive da idéia de que este mundo não é tudo, de que existe um Criador, e de que Ele, o Todo-Poderoso, amou e ama. enxergar e viver a vida assim é o verdadeiro desafio.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-23994743671391314412010-12-16T15:20:02.329-02:002010-12-16T15:20:02.329-02:00quanto a observação sobre a segunda pergunta, esta...quanto a observação sobre a segunda pergunta, estamos de acordo. acho que me expressei mal, quis dizer que a salvação estaria comprometida SIM, mas não por causa do sábado, e sim pela falta de confiança em Deus. sábado como consequencia, não causa.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-39667268141909039412010-12-16T15:18:15.807-02:002010-12-16T15:18:15.807-02:00opa,
observações em relação as suas:
1) concordo ...opa,<br />observações em relação as suas:<br /><br />1) concordo plenamente. mas fica dificil de argumentar que não guardar o sábado tem repercussões salvíficas, como a sua segunda pergunta de antes indicou.<br />2) compare apocalipse 1:2 com 12:17. parece que joão fala do mesmo povo, e na sua intenção inicial, é o povo que recebeu a revelação profética dele e que viu jesus --> os primeiros cristãos. 14:12 seria outro texto paralelo a isso; não digo ser esta a interpretação "certa", mas certamente uma possibilidade de interpretação.<br />3) eu sei que a igreja não eleva o sábado sobre as outras, mas interpreta o apocalipse desta forma: quando fala em "os que guardam os mandamentos", interpreta-se que fala-se de nós, já que os outros não guardam o sábado; esquece-se porem que talvez não guardemos os outros ou nem esse da maneira correta; a comparação antiga mas mesmo assim válida com os fariseus na época e Jesus não é absurda.<br />4) leia os seguintes textos:<br />mat 25, 10-11<br />mar 16, 12-13<br />luc 8,10<br />luc 18,9.11<br />luc 24,9-10<br />rom 1,13<br />rom 11,7<br />1 cor 7,10-12<br />2 cor 12,13<br />1 tess 4,13 e 5,6<br />2 ped 3,16<br />ato 2,37<br />ato 28,8-9<br />1 cor 9,5<br />gal 2,12-13<br />phi 4,3<br /><br />em todos estes textos, a palavra "hoi loipoi" é usada, nos últimos cinco na versão singular. é esta palavra que aparece traduzido como "os remanescentes"; a tradução da new international traz o texto de apoc 12,17 como "the other sons" ou algo semelhante.<br />5) em nenhum momento sugeri mudar de mensagem, mas algumas ênfases antigas precisam ser mudadas por causa dos tempos atuais, e outras, sejamos sinceros, pq são ênfases enganosas.<br />6) claro que o sábado é mencionado em contextos com jesus, mas não da maneira que costumamos interpretar. em marcos, o objetivo de Jesus não é o dia em si, mas o objetivo do dia (feito para o homem). Jesus pregou no sábado e ia a sinagoga, mas não pregou "sobre" o sábado, pelo menos não temos este relato. em suma: ela dá o real sentido do sábado, como ele faz com todos os mandamentos. mas ele não sugere que o sábado tenha um papel especial no fim dos tempos, nem em mateus 24, quando fala sobre o fim.<br />7) acho que vc me entendeu bem então, pq minha afirmação é justamente que a teologia adventista não está totalmente correta, e achar que estaria seria tb um grande perigo. existe uma verdade absoluta (apesar de poderem existir diferentes manifestações de uma verdade), e é o nosso dever cristão buscar conhecer Jesus e a sua natureza cada vez mais. na minha visão particular, creio que temos mais a acrescentar no lado teológico a outros irmãos cristãos do que eles para nós (embora ele possam contribuir, sim!); mas tem lados não teológicos onde podemos aprender bastante, e este aprendizado talvez seja mais essencial do que o "puramente teológico" (acho que vc entende o que quero dizer).<br />8) a questão da salvação em si não compete a nós, e graças a Deus por isso. julgar não é nem necessário em relação a isso. fiz a minha colocação sobre a liberdade pq vejo isso como talvez a nossa maior deficiência, como igreja. Deus poderia ter resolvido o problema do pecado de inúmeras outras formas, mas a preservação do livre-arbitrio Lhe é essencial porque o amor a Ele só é verdadeiro se for em liberdade. concordo com você que a liberdade provém do amor de Deus, em primeiro instância; mas o nosso amor a Deus depende da liberdade; sem liberdade, não há amor verdadeiro de criaturas para com o Criador. o amor sem liberdade não é amor, a definição do amor verdadeiro é que ele seja vivido, em ação, com base na liberdade de escolhê-lo.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-88658021711817804712010-12-16T14:39:22.008-02:002010-12-16T14:39:22.008-02:00Sobre a segunda pergunta: concordei com suas prime...Sobre a segunda pergunta: concordei com suas primeiras observações, mas identifiquei em seu último parágrafo uma frase bastante curiosa: “[…] então, ao adventista a mudança de dia não afetaria a sua salvação, e sim o não reconhecer quem Deus é, e como consequencia natural, confiar nEle.” A palavra grega pistis (fé) inclui a ideia de confiança – não à toa o nome desse blog!! –, sendo que a salvação se baseia nessa relação de fé com Deus, “o justo viverá pela fé”. Como uma coisa pode afetar nossa confiança em Deus sem afetar nossa salvação?douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-61297567169114814152010-12-16T14:26:35.937-02:002010-12-16T14:26:35.937-02:00Rodrigo,
Minhas observações:
1) Tornar o sábado...Rodrigo,<br /><br />Minhas observações: <br /><br />1) Tornar o sábado como sinal de Deus não o torna necessariamente símbolo (ou causa) da salvação. Se alguns fazem isso, o fazem contrariamente ao entendimento adventista;<br />2) Você alega que as expressões “palavra” e “mandamentos” são paralelas no livro do Apocalipse. Mas a mera ocorrência de ambas não implica necessariamente em paralelismo. Você analisou gramaticalmente situações em que os termos aparecem intercambiavelmente? <br />3) A igreja não alega que o sábado seja superior aos demais mandamentos. O que se afirma é que este mandamento possui o selo de Deus e, por isso, sofre ataque direto de Satanás. É claro que todos os dez mandamentos são atacados – ou seja, não adianta ser fiel no sábado e trair a esposa (Tg 2:10-12);<br />4) O que você quer dizer quando afirma que o remanescente poderia ser identificado como “os outros filhos da mulher”? Há duas palavras para outro em grego. Nenhuma delas aparece no texto grego. Em que baseia a sua ideia?<br />5) Sobre a mudança na mensagem da igreja (no comentário subsequente): George Knight já abordou a mudança de ênfase no adventismo ao longo de sua existência. Como eu lhe afirmei antes, mudar de ênfase é uma coisa, mudar de mensagem é completamente diferente! Eu mesmo defendo que, em determinados aspectos, precisaríamos mudar de ênfase para alcançar as pessoas (ver, por ex.: http://questaodeconfianca.blogspot.com/2010/09/falando-com-as-paredes-esquecemos-de.html);<br />6) Como assim Jesus nunca falou do sábado?! Você nunca leu Mc 2:23-28, Lc 4:16, Lc 14:1-6?<br />7) Sobre teologia adventista e as teologias cristãs, estão elas igualmente corretas? Se você afirmar que sim, como seria possível? Afinal, elas se contradizem em muitos aspectos. Nesse caso, se todas estão certas, a Verdade bíblica seria difusa e indeterminável – bem vindo ao relativismo! Se você quiser rever e afirmar que as teologias não são igualmente corretas, então qual o problema de afirmar que algumas são mais bíblicas do que outras? Costumo dizer que pessoas são pessoas, e há sinceros e insinceros em todas as confissões. Ao mesmo tempo, será que o Deus que Se revelou não disponibilizaria a verdade para o Seu povo? Pense bem na questão: ao longo da História, Deus teve sempre o povo remanescente. Eles não eram um clube exclusivo de gente salva (aliás, Deus salvou muita gente que não era do Seu próprio povo e condenou muitos de Seu remanescente!);<br />8) Colocar a liberdade acima do amor é falsa-dicotomia; EGW diz que o verdadeiro amor é quem garante a liberdade (afinal, Deus nos concedeu livre-arbítrio), ao mesmo tempo que o amor se desenvolve em liberdade. É claro que nos pontos periféricos pode haver divergência de entendimento; mas será que alguém que não aceita a Jesus como salvador pode se salvar ou alguém que acredite na intercessão de Maria, apesar de ambos terem acesso à mensagem de salvação bíblica?douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-12129603276192314292010-12-16T11:07:04.397-02:002010-12-16T11:07:04.397-02:00quanto a sua segunda pergunta.
o adventista fazend...quanto a sua segunda pergunta.<br />o adventista fazendo isso, mudando de dia de guarda para garantir sua sobrevivência financeira, ele estaria indo contra tudo que implica em "amar a Deus sobre todas as coisas".<br />amar a Deus é, primeiro, conhecer mais sobre Ele e, como consequencia, reconhecer a sua glória, seu poder, sua criação e seu caráter amotoso e libertador.<br />uma vez entendido isso, se "buscamos em primeiro lugar o reino de Deus", podemos confiar que Ele cuidará de nós e entregar a nossa vida e os nossos problemas a Ele.<br />a manutenção da guarda do sábado é apenas uma consequencia disso, já que Deus cuidará. a mudança de dia para este adventista seria um problema em relação a isso.<br />por outro lado, uma pessoa que não conhece ou viveu a realidade do sábado pode muito bem ter o domingo como o seu dia de guarda, até que Deus lhe mostre o seu propósito de forma clara (talvez através de nós); mas isso não afetaria a sua salvação.<br />concluo: Deus não precisa esperar alguem se decidir guardar o sábado para salvá-lo. mas a salvação em si (e precisamos entender isso, o que é isso) é que trará a pessoa as benções diversas de Deus, entre elas a benção do sétimo dia.<br />então, ao adventista a mudança de dia não afetaria a sua salvação, e sim o não reconhecer quem Deus é, e como consequencia natural, confiar nEle.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-21844786118107502672010-12-16T10:57:02.305-02:002010-12-16T10:57:02.305-02:00repeti a resposta a primeira pergunta pq achei que...repeti a resposta a primeira pergunta pq achei que tinha sido perdida por alta de espaço.<br />foi mal.<br />depois vou a segunda e terceira perguntas, mas concordo que não haveria uma mudança radical, apenas nuances.<br />e sei que a igreja não afirma ser exclusivista, oficialmente, mas de onde vem a idéia cultural de que é assim?Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-55845619770551695132010-12-16T08:37:26.468-02:002010-12-16T08:37:26.468-02:00as consequencias de uma ou outra mudança na nossa ...as consequencias de uma ou outra mudança na nossa visão tradicional seria as seguintes, ao meu ver:<br />1) está na hora da nossa igreja não mais ser identificada como aquela uqe guarda o sábado e não come carne de porco. de forma alguma estou dizendo que estas coisas não são boas, mas ser conhecido por elas não é bom. quando a nossa igreja foi fundada, a maior parte do mundo ocidental era cristã e era natural se identificar pela diferença. hoje, num mundo onde o secularismo e ateismo crescem, talvez a nossa imagem precise mudar também.<br />2) o sábado tem sido visto, mesmo se não explícito, como questão de salvação. isso vem direto da nossa interpretação do apocalipse e o sinal da besta. creio que o sábado aponta para o Criador e é feito para o homem, mas a tendência que e observa num ambiente onde o sábado é supervalorizado é que as pessoas percam o real sentido dele. precisamos resgatar, como igreja, a preciosidade deste dia, e pra mim faz parte nesse processo não elevá-lo acima dos mandamentos para quem ele dá a base, o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. Jesus nunca falou do sábado. isso não quer dizer que ele não existe ou não deve mais ser guardado, mas dá uma idéia sobre aquilo que é mais importante e, quem sabe, menos.<br />3) a maneiro que vemos o mundo cristão é afetada diretamente pela nossa interpretação do apocalipse. está no nosso dna sermos A igreja remanscente, e não parte dela; portanto, consideramos que temos uma teologia superior, e, de fato, uma igreja superior aos outros. muitos ainda consideram que as outras igrejas cristãs estão perdidas. tanto que para nós é natural interpretar "o corpo de cristo" como descrito por paulo como a nossa igreja; eu creio que o corpo seja feito por todo cristão sincero em qualquer igreja, e que a nossa igreja tem um papel especial a desempenhar nela; mas que outras igrejas também tem. portanto, o diálogo seria positivo para todos os lados; não precisamos temer o diálogo, acho que ele só pode acrescentar.<br />4) a liberdade é o bem supremo deste universo, acima ainda do amor. o plamo de salvação é prova disso: pra que elaborar plano tão dificil e belo se não para preservar a possibilidade de um amor livre ao salvador? para tal, a busca por Deus pode e precisa ser guiado, mas as pessoas precisam ser livres nesta busca, também. se o relacionamento é individual, a busca também tem pelo menos parte deste aspecto. acho perigoso uma denominação que diz "é assim, e não pode ser diferente", até porque ela tira a necessidade da busca individual.<br />bem, antes de responder a outras, aguardo a sua resposta, pastor.<br />abraço.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-54896017958405792152010-12-16T08:25:22.075-02:002010-12-16T08:25:22.075-02:00pastor, vou responder primeiro a sua primeira perg...pastor, vou responder primeiro a sua primeira pergunta.<br />ao meu ver, as mudanças possíveis não são tão drásticas, mas creio que há divergências. quero deixar claro que o que vou citar agora não é necessariamente a minha opinião formada, só gostaria de saber que estamos, como igreja, abertos a interpretações que fogem a tradicional interpretação.<br />a nossa interpretação dá uma ênfase especial ao sábado (que é o que a gente realmente lê quando o apocalipse fala em "guardar os mandamentos") e ao conceito de "remanescente". tanto que interpretamos a primeira mensagem angélica como mais um argumento pró-sábado, atraves de sua ligação com a criação. e, afinal, chegamos a interpretar o domingo como sinal a besta, fazendo do sábado, consciente ou não, um símbolo de salvação.<br />creio que há, no mínimo, duas outras maneiras de interpretar a palavra ou o conceito dos "mandamentos". uma é no paralelismo encontrado no próprio livro de apocalipse, onde "Palavra" e "mandamentos" são praticamente equivalentes (um dos versos de referência seria encontrado logo na introdução de apocalipse), e joão usa a palavra "Palavra" no contexto de sua "Revelação", quer dizer, ele se refer ao próprio livro de apocalipse. neste contexto, guardar a palavra pode se referir também a guardar e estudar o próprio livro de apocalipse. claro que a interpretação de que "Palavra" e "mandamentos" se refiram a bíblia, e até ao decálogo; mas daí dar papel superior ao sábado em comparação aos outros mandamentos ou aos dois grandes mandamentos é realmente uma questão interpretativa nossa, que não precisa ser a verdade absoluta ou nem a mais importante dos textos.<br />igualmente, o conceito de remanescentes que temos pode ser também revisto. a palavra usada no original grego é encontrada muitas vezes no novo testamento, e em geral serve para fins de contraste (uns... e "outros"). no contexto de apocalipse, a interpretação que os remanescentes são os outros filhos da mulher pelo menos não me parece absurda.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-56037617712653390552010-12-16T07:59:22.400-02:002010-12-16T07:59:22.400-02:00Bem Rodrigo,
eu poderia esperar sua resposta às o...Bem Rodrigo,<br /><br />eu poderia esperar sua resposta às outras questões antes de comentar, mas acho que será mais prático falar agora (mas continuo aguardando suas outras respostas; tempo não é problema!).<br /><br />Sendo sincero, o que você chamou de interpretação não é exatamente um novo entendimento - simplesmente, uma mudança de ênfase. Existem diferenças entre a cultura adventista comum e as declarações oficiais da IASD. <br /><br />De fato, a igreja, ao assumir seu papel de remanescente, não afirma ser exclusivamente o corpo de Cristo, nem o único grupo cristão. Entendemos ainda que outras denominações podem contribuir com a pregação do evangelho, embora apenas nós tenhamos uma mensagem distintiva, a tal da "Verdade presente".<br /><br />Os ads sempre entenderam que são a igreja visível, mas não o grupo de salvos que Jesusbuscará. Somos a igreja militante, mas de nossa pregação surgem os 144 mil (Ap 14 - compare o começo do capítulo, onde os 144 mil são apresentados já resgatados e depois, num típico background apocalíptico, as 3mensagens são introduzidas, como o fator que deu origem ao grupo de salvos).<br /><br />Dito tudo isso, o que você propôs não constitui uma mudança radical do Apocalipse. Reformulo, então, a pergunta: se nossa interpretação não é definitiva, uma outra explicação poderia suplantá-la futuramente? Será que podemos descobrir no futuro que a besta não se refere ao sistema papal ou o selo de Deus não tem qualquer relação com a guarda do sábado?douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-19885528996865414472010-12-16T07:08:00.472-02:002010-12-16T07:08:00.472-02:00oi pastor,
vou responder a sua primeira pergunta a...oi pastor,<br />vou responder a sua primeira pergunta agora e as outras, mais tarde (por falta de tempo).<br />a nossa interpretação do apocalipse, ou/e o nosso papel nele, parte da idéia de que os adventistas do sétimo dia são os "remanescentes" mencionados algumas vezes no texto. portanto, o "guardar os mandamentos", sob este ponto de vista, é enfatizado no quarto mandamento do decálogo; nesta linha de interpretação, o sábado ganha uma valorização enorme, virando até símbolo da salvação (muitos adventistas interpretam o sinal da besta como o domingo, portanto o sinal dos salvos seria o sábado). o meu ponto é que este ponto de vista não precisa necessariamente ser o ponto e vista certo.<br />quando se pesquisa o uso a palavra grega usada para "remanescentes" no próprio novo testamento, outras interpretações são possíveis.<br />podemos entrar em mais detalhes, se quiser, mas os resultados de algumas mudanças de interpretação seriam:<br />1) nós não somos o povo exclusivo chamado remanescentes; antes portamos características deste grupo e queremos fazer parte do mesmo na última geração antes a volta de Jesus.<br />2) o sábado não é o mandamento decisivo para a salvação, é apenas um entre muitos, que podem ser resumidos com o amor a Deus (e, com isso, o devido respeito e adoração a Ele) e o amor ao próximo, expressão do amor a este Deus. acho que a igreja encararia o sábado com mais prazer e de forma consciente em busca de um contato especial com o Criador, em vez de vê-lo (incoscientemente) como a base da salvação, que ele certamente não é.<br />3) buscaremos talvez mais diálogo com outros pontos de vista, o que, repito, só pode enriquecer nosso entendimento e nossa teologia. o medo de sermos influenciados é supervalorizado; creio que quando paulo se refere ao corpo, ele nao se refere a nossa igreja, e sim a todos que confessam verdadeiramente seguir a Jesus. somos parte deste corpo, e como na analogia de paulo, com certeza temos um papel diferenciado - mas, de certa forma, as outras denominações podem tambem ter.<br />4) há uma idéia bem enraizada na nossa cultura religiosa de que a igreja adventista é a melhor das igrejas, do mundo. sair um pouco dessa visão acho que pode melhorar a vida espiritual dos seus membros (o perigo do farisaismo).<br />5) nós precisamos ser conhecidos como um povo que ama a Deus e faz todo o resto a partir deste princípio. a compreensão de Deus é bem importante neste quesito, e o plano de salvação é prova máxima de que para o nosso Criador, a nossa liberdade é o maior bem, ainda antes do amor.<br />precisamos mudar a imagem e igreja que guarda o sábado e que não come carne de porco (embora eu concorde plenamente com as duas coisas, na minha vida); isto era útil quando a maior parte do mundo ocidental era crente, e precisávamos diferenciar (e estes eram alguns dos nossos diferenciais). agora, precisamos voltar um pouco às raizes do cristianismo.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-86004756264756772342010-12-15T18:19:29.321-02:002010-12-15T18:19:29.321-02:00Rodrigo,
então, para eu entender você, quero faze...Rodrigo,<br /><br />então, para eu entender você, quero fazer algumas perguntas; não quero ofendê-lo, mas apenas entendê-lo, certo?<br /><br />1) Você acha que nossa interpretação do Apocalipse, para ficar no exemplo que você citou, pode mudar completamente? Como isso afetaria a compreensão tradicional de que portamos a verdade presente?<br /><br />2) Volto ao exemplo do domingo (vamos expandi1-lo, oK?): se um adventista fervoroso guarda o sábado até se perceber em dificuldades financeiras; e se ele resolve guardar o domingo, mas continua ávido leitor da Bíblia, dedicado à oração intercessória e frequente em alguma igreja, isso afetaria a sua salvação?<br /><br />3)Se todas as doutrinas distintivas não podem ser 100% comprovadas, então como entender a justificação pela fé (que também é uma doutrina)? Um católico, que acredita em justificação pela fé e pelas obras (diferente de nós), não poderia alegar o mesmo que você, ou seja, que não importa a ênfase sobre a justificação (se pela fé somente ou se pela fé com as obras), o importante é que se creia?<br /><br />Espero suas respostas...douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-35598594203812390832010-12-15T16:37:26.416-02:002010-12-15T16:37:26.416-02:00pastor,
estou contigo no que diz respeito a nao ni...pastor,<br />estou contigo no que diz respeito a nao nivelar; como eu disse, existe sim uma verdade verdadeira, mas precisamos, sim, tolerar as outras e tentar até ver o lado delas; isso só pode causar crescimento, e o medo sempre é ruim nestas horas.<br />não é coincidencia que vc citou o sábado e a carne de porco. primeiro, precisamos deixar claro que nenhum destes dois pontos é ponto de salvação, que é presente dado por Jesus a todo aquele que confiar nEle.<br />o sábado é importante, sem dúvidas. mas precisamos admitir que tem coisas que a gente acredita, como adventistas, que não são tão 100% quanto queríamos. a interpretação nossa do apocalipse, e a importância que damos ao sábado neste livro, é justamente isso: uma interpretação. assumir que ela seja a ÚNICA é um perigo, mas isso já foge ao assunto, já que aqui nao se fala de tolerância, aqui o assunto é de exclusividade.<br />acho que como dventistas, estamos sempre em busca da melhor interpretação possivel, e mudanças em relação a que tradicionalmente acreditamos não precisam ser ruins. pior seria não questionar a nossa interpretação tradicional em nada. nesta luz, a troca de idéias com outros e outras interpretações pode ser muito benéfica para nós, ou nos reafirmando naquilo que acreditamos, ou levando-nos a questionar uma ou outra coisa.<br />a questão da carne de porco, por exemplo, não é tão fácil assim de explicar puramente pela biblia. nunca comi e provavelmente nunca comerei carne de porco, mas creio que quem come não está em "desvantageem" espiritual.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-39107169784745192852010-12-13T07:44:20.838-02:002010-12-13T07:44:20.838-02:00Rodrigo,
concordo com muito do que você afirmou....Rodrigo, <br /><br />concordo com muito do que você afirmou. Se a verdade bíblica nos torna arrogantes, isso é uma pedra de tropeço - até para a nossa própria salvação!<br /><br />Ao mesmo tempo,os profetas, Jesus e Paulo (para ficar em alguns exemplos) eram exclusivistas. Isso no sentido de que defendiam que apenas um sistema era correto (Veja Jo 14:6, por exemplo). <br /><br /><br />Os adventistas sempre defenderam o conceito de verdade presente. Somos depositários de uma verdade que ninguém mais tem, o que nós torna servos de outros. Temos um dever.<br /><br />Vejo perigo quando você afirma que não podemos julgar nossa teologia superior a outras. Quer dizer que temos tantos motivos em guardar o sábado quanto alguém teria para guardar o domingo? É tão certo comer carne de porco quanto não comer? Será que nivelar as propostas teológicas não nos devolve ao beco sem saída do relativismo?douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-25946778463037458802010-12-12T08:09:13.161-02:002010-12-12T08:09:13.161-02:00quanto a uma verdade superior a esta, não há dúvid...quanto a uma verdade superior a esta, não há dúvidas de que esta verdade exista.<br />mas também não há dúvidas que só Deus a tem por completo, e que a nossa ação cristã ou missionária nunca deve se basear na suposta superioridade da nossa verdade em relação a outras. isso coloca uma pressão muito grande sobre a nossa teologia e a nossa pratica, uma pressão que dificilmente podemos aguentar.<br />mais saudável é buscar uma missão mais orientada em buscar o que temos o que buscamos em comum com as outras pessoas, e que as verdades sejam reveladas num processo natural de curiosidade e amor.<br />eu nunca diria que a teologia adventista é superior a outras, porque corro o perigo de achar que ela é mais completa do que é; a teologia não salvará a humanidade, de qq forma.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-43833897871313452702010-12-12T08:05:16.043-02:002010-12-12T08:05:16.043-02:00concordo plenamente com a sua definição. o problem...concordo plenamente com a sua definição. o problema, de fato, não é a tolerância em si.<br />as vezes tolerância pode ser mal-interpretado como aceitar tudo. por definição, justamente não é isso. tolerar quer dizer conviver com algo apesar de não concordar.<br />podemos nos perguntar o que é conviver, ou conviver respeitosamente.<br />creio que isso quer dizer que posso conviver ou aceitar sem concordar, até porque, de fato, não tenho alternativa. não tenho o poder de mudar o outro, e Deus não quer que eu tenha esse poder, já que nem Ele o usa.<br />um dos princípios fundamentais de Deus, expresso em sua carta de amor a nós (a Sua Palavra), é a liberdade. ainda antes do amor, de certa forma, porque o amor verdadeiro só pode existir em liberdade; é nesta verdade que se baseia todo o grande conflito.<br />portanto, Deus tolera, sim. mas quando chega-se a um limite de tolerância (pela bíblia este limite parece ter aspectos sociais), Ele trás o julgamento.<br />o julgamente pertence a Ele (como o antigo e o novo testamento deixam claro), portanto eu diria que a tolerância é uma virtude, sim. aceitar, sim. concordar, não.<br />é mais dificil fazer a diferença entre "amar o pecador" e "odiar o pecado" do que a gente as vezes pensa. a bíblia nos adverte para focar no amor ao pecador, e deixar o odiar o pecado mais nas mãos de Deus, que não sofre de erros e julgamento e não mistura pessoas com ações.<br />Jesus Cristo mesmo, quando viveu fisicamente entre nós, se mostrou amoroso, e a transformação das pessoas vinha motivado pelo amor, e menos pela advertência. Jesus se mostrou aparentemente intolerante apenas com aqueles que eram intolerantes, os fariseus. exemplo perfeito disso é a oração do fariseu e a oração do pecador.<br />a transformação real e o amor real se baseam na liberdade real. e para ela ser real, a tolerância é um fator importante.Rodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-16625603358876750502010-12-09T14:51:58.947-02:002010-12-09T14:51:58.947-02:00Excelente e oportuna pergunta!
Tolerância é convi...Excelente e oportuna pergunta!<br /><br />Tolerância é convivência e diálogo. <br /><br />No aspecto da convivência, traduz-se na liberdade que dou ao outro de ele crer em algo que considero equivocado e cobro a mesma liberdade dos que de mim discordam.<br /><br />Quanto à esfera do diálogo, dentro de uma estrutura lógica, convido outros a verificar as minhas crenças e as suas próprias, enquanto faço o mesmo, em busca do que corresponde à Verdade.<br /><br />Logo, tolerância não exclui a crítica respeitosa de um sistema de crenças, valores e ideologias. Se excluísse, nivelaríamos todas as crenças (pressuposto pós-moderno), estabelecendo o relativismo.<br /><br />E para você, o que é tolerância?douglas reishttps://www.blogger.com/profile/17993321139719111143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7543121343247010000.post-52747018244813973922010-12-09T14:00:21.285-02:002010-12-09T14:00:21.285-02:00defina tolerância.defina tolerância.Rodrigonoreply@blogger.com