domingo, 10 de junho de 2007

LOUVE PELA LIBERDADE


No editorial "Riscos do pensamento único" (Zero Hora, Domingo, 10 de Junho de 2007), sobre a ação de Hugo Chávez, presidente venezuelano, que não renovou a concessão a uma emissora de TV contrária ao seu governo, encontrei algo que me chamou a atenção: "[...] A condição democrática de um governo é medida pela tolerância e respeito à oposição, pois, como se sabe, o respeito à opinião alheia só é testada quando essa opinião é contrária à nossa." (p.20)


Acredito que o princípio tão claramente enunciado não se restringe à relação de determinado governo com seus opositores, mas a muitas situações cotidianas. Podemos discordar de outras opiniões - e em alguns casos, até devemos -, o que não nos dá o direito de discriminar, rebaixar ou lutar pelo silêncio de quem pensa diferente.


Uma das maiores alegrias que temos em nossa país, pela qual ainda devemos agradecer a Deus a cada nova brilhante manhã, é o desfrute da liberdade religiosa. Não sou pluralista - creio que há dezenas, centenas, milhares de pensamentos religiosos distorcidos. Sei que boa parte da população de nosso país não possui instrução religiosa adequada e, em virtude disso, acaba enganada por charlatães. Ao mesmo tempo, somos livres para pregar, combatendo dessa forma o erro com a única arma que o faz sucumbir: a verdade.


Usemos sabiamente essa liberdade que, não sabemos até quando, ainda temos em mãos.


Nenhum comentário: