sexta-feira, 25 de julho de 2008

PERDEU A GRAÇA


Morreu Dercy Gonçalves, no último dia 19, ícone do humor brasileiro. Escrachada, despachada, boca suja. Igualzinha a toda uma geração de humoristas, que fizeram (ou fazem) rir os brasileiros com situações cabeludas e palavrões ditos sem o menor pudor. Justamente entre estes artistas, coube a Dercy a(des) honra de ser a precursora, a debutante. Agora, a papisa do humor se despede no auge de seus 101 aninhos.

Mas uma fila inumerável de tietes se levantou para exaltar as glórias de Dercy. Elogiou-se a sua coragem por ter atravessado tantas dificuladades para alcançar o sucesso no teatro e na TV. Gravações inéditas de apresentações suas surgiram e todas as vozes se ergueram para brindar Dercy.

E se Dercy, ao invés de ser a mulher que foi, tivesse dedicado sua vida como missionária em alguma cidade do sertão nordestino? Ela teria viajado quilômetros sob o lombo de jumentos, visitando casas afastadas. Os fazendeiros reuniriam a família para que a "irmã Dercy" os abençoasse, lendo-lhes trechos das Escrituras. Aprenderiam com ela os mais inspiradores hinos. Suas orações os comoveriam. Se a nossa Dercy hipotética vivesse tanto quanto viveu a real, ainda estaria, com as 101 primaveras de experiência, pregando e testemunhando nos auditórios mais diversos. Contudo, e quando chegasse ao final?

Provavelmente, a irmã Dercy constasse na seção "Falecimentos" da Revista Adventista. Alguém, dez anos depois, talvez se animasse a contar a vida de inspiração de Dercy em um livro, recheado de comoventes testemunhos. Ainda assim, o Brasil não pararia para prestar a atenção. As homenagens iriam se restringir à mídia evangélica, enquanto milhões de brasileiros continuariam a levar suas vidas, sem qualquer sentimento de perda.

Parece-me que o senso de valorização da sociedade estrapola o quadro de "moralidade invertida". Cada vez mais, a degenaração causada pelo pecado corrompe o que restava dos ditos valores cristãos. Hoje o pecado é um termo técnico usado em algumas igrejas. O restante das pessoas ri do que um dia foi considerado assunto sério; isso sem contar nos aplausos dirigidos àqueles que fazem a massa rir do pecado.

Para os cristãos remanescentes, atrelados a um senso de responsabilidade perante Deus, que os incumbiu de viver a Verdade, o mundo perdeu a graça. Em todos os sentidos.

17 comentários:

Anônimo disse...

Ew, fui o primero, So bom! So bom!
Eu nunca gostei dessa Dercy, muito menos ri das piadas sem graça dela, ela parecia retardada... Ela só falava palavrão e coisas nada a vê.
Mateus Felipe
6ª Série/7º Ano

Anônimo disse...

Ew, fui o segundo, So Bom! So Bom!
Eu nunca tinha ouvida dela antes mais ela fazia coisa sem graça mais tinha um monte de pessoa que riam.
Matheus Hansen
6ª Série/7º Ano A

Anônimo disse...

Concordo com o texto que o mundo gosta mais de coisas ligadas ao pecado do que ao respeito, dignidade, amor, entre vários outros aspectos que valorizam uma pessoa. Por isso que cada um de nós tem que fazer sua parte, ser uma pessoa dígna, para ser lembrado um dia pelas coisas boas e respeitosas que fez.

Richard Metzler
6ª série/ 7º ano

Anônimo disse...

a ela não era muito engraçada e falava muito palavrão, e uama coisa que notei e que concordo ~´e que se ela foce missionaria não seria tão notada sua morte.

João Pedro Legal
7ºAno

Anônimo disse...

luiz artur legal 7ºano

acho que esta boca suja não deve ser chamada de icone do humor mas sim de boca suja sem grassa

Anônimo disse...

Achei super legal o texto, e como o Richard disse as pessoas gostam bem mais do pecado e das pessoas que pecam do que das pessoas que andam no caminho de Deus. Não posso nem falar mal da Dercy, pois por incrível que pareça, não me lembro de ter ouvido alguma piada dela ou coisa parecida, só quando ela morreu que consegui saber coisas dela. Infelizmente, apesar dela ter sido uma mulher corajosa, ela sempre falou muitos palavrões e viveu uma vida distante de Deus.
Larissa Lanziani.
7º ano A

Anônimo disse...

Verdade... ela nunca teve graca( ;D )e aqueles palavrões sem sentido,,

Agora que vem a pergunta:

Quem nasceu primeiro? O Ovo a Galinha ou a dercy goncalves??

rsrs

(li todos os comentarios ,, acho que nao foi o richard que escreveu oque estah com seu nome ,, mas tudo bem...)

Matheus Henrique Costa Flor 7o A

Anônimo disse...

Nunca Ouvi essas piadas sem graça dela ... mas concerteza alguem gostava certo ?
se não ela nao falava :D

Paulo Alexandre 7º Ano A

Anônimo disse...

Concordo com o professor, estamos vivendo em um mundo onde as pessoas preferem dar importância ao que a televisão mostra deixando a palavra de Deus de lado.

Lucas Cesconetto 7º ano.

Anônimo disse...

É verdade!A Dercy era conhecida como a mulher que falava palavrão, e como todos sabem palavrão não edifica a vida de ninguém.
Muitas pessoas estão rindo e brincando com o seu pecado, e infelizmente o final destas pessoas é o:INFERNO

Morgana 7º ano A

Anônimo disse...

Bom eu concordo com o professor e com o meu colega... as pessoas estao sendo iludidas pela televisao e para variar sempre deixando Deus en segundo.
eu particulamente nunca gostei da Dercy e acho que ela nao deveria ser chamada de ícone do humor e sim ícone de palavrões.
Este foi mas um comentario que gostei muito de fazer.

Bianca Puchalski 7 Ano

Anônimo disse...

Eu nunca ouvi falar "dela" e eu nunca ri das piadas dessa coisa ai!
Isadora.7 ano

Anônimo disse...

Olha professor,
hoje em dia as pessoas tão dando mas atenção para oque passa na tv doque estamos vivendo.
e essas piadinhas de mal gosto da Derdy não tem graça mas tem sempre alguém que gosta ne?

Ana Luiza Roncelli Back 7º Ano

Anônimo disse...

Eu particularmente não a conhecia muito bem ,mas ela deveria ser uma grande humorista pois a maioria do brasil ria dos seus palavrões e a televisão sempre divulgou a respeito da grande humorista .....
mas não concordo em falar sobre uma pessoa que ja morreu , pois quem não é pecador ????
Quem somos nós para julgarmos os outros ??????

Thomaz Rafael 7 º A

Anônimo disse...

Não conheci muito a vida da Dercy, mas as vezes que a vi na televisão não gostei, pois ela tem aquele jeito malcriado de falar palavrões, achando que estava sendo engraçada.
As pessoas de hoje gostam de rir de coisas que não tem muita graça e concordo com o professor...se a Dercy fosse uma mulher que trabalhasse para ajudar as pessoas, ninguém iria lembrar que ela existiu e nem iriam chorar no seu velório.

Luiza Suelen Silva - 7 ano A

Anônimo disse...

Olha eu nunca gostei dessa Dercy,
Tambem acho que muitas pessoas estao sendo influadas pela tv em ves da vida real.
Tambem acho que muitas pessoas deviam achar graça dessas piadas sem graça,pois se não ela não faria tanto sucesso!
Bruna Eliane Pedro
7 ano A

Anônimo disse...

A Dercy foi uma pessoa que esteragou sua vida com estas piadas idiotas e sujas sempre odiei ela como atriz e como pessoa.esta mulher foi uma vergonha!!!!!!!
Ela é o tipo de pessoa que escolhe o caminho rrado achando que é o cereto


Daniel 7º ano a