terça-feira, 26 de janeiro de 2010

AS BOAS LEMBRANÇAS DO IX CAMPORI DA USB





Lama e adrenalina. Um auditório reverente. Pregadores empolgantes. Tudo isso traduz somente um pouco do muito que significou o IX Campori da União Sul Brasileira, envolvendo cinco associações e uma missão espalhados por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Realizado em Santa Helena (PR), nos dias 20 a 24 de Janeiro de 2010, o evento foi encabeçado pelo Pr. Areli Barbosa, líder jovem da USB.

Eu participei do Campori, acompanhando o clube Corujão (Joinville, Centro). Foram alguns dias em que meu banheiro (especialmente o chuveiro) fez certa falta. Acordávamos cedo, dormíamos tarde. As atividades? Intensas. Provas com bússolas, na lama, testes de conhecimento, construção de jangadas para buscar objetos no mar (atividade que recebeu o sugestivo nome de “resgatando Wilson”), tirolesa, etc.

Também fizemos passeios. Conheci, finalmente, a magnitude das cataratas do Iguaçu. Impressionou-me o “paredão” de quedas d’águas, vislumbradas através de uma trilha. Sem dúvida, o trecho mais dramático é o mirante, de onde se vê as águas correndo sob seus pés, e se recebe um verdadeiro “banho”. O pessoal do Corujão ficou encantado, desde as crianças aos adolescentes (com seu característico “uau!”).

Na sequência, conhecemos o Parque das aves, ambiente que a exuberância e variedade das aves tornam exótico. Apesar de já ter visto flamingos em livros e vídeos, não nego que vê-los ao vivo e em cores tenha sido algo deslumbrante. Em alguns momentos, o modelo de imersão utilizado pelo parque torna-se notoriamente impactante, porque permite que o visitante ande pelos viveiros, tendo contato direto com muitas espécies.

Os cultos foram marcantes durante o Campori. Além da música congregacional, acompanhada pela orquestra do IAP, houve muitos batismos de adolescentes e juvenis, momentos sempre marcados pela profunda espiritualidade. A capelania ficou a cargo do Pr. Otimar Gonçalves (Jovens, DSA) e do Pr. Elmar Borges (Jovens, UneB), com quem conversei; assim, o conheci pessoalmente, após um período em que eu e o jornalista Michelson Borges trabalhamos em parceria para escrever um estudo bíblico para a UneB, período no qual estávamos em constante comunicação com o Pr. Elmar.

Sem dúvida, as mensagens tocaram o coração de milhares de jovens, chamando-os a um compromisso indiviso com Jesus e Sua igreja, traduzido em envolvimento com a missão. A cantora Iveline e o quarteto Cânticos Vocal também estiveram presentes. Enfim, muitas outras atividades mereceriam menção: apresentação musical de desbravadores escolhidos pelos campos, concurso de oratoria entre os juvenis, a animação do auditório, as fanfarras, entre outras coisas.

Quanto a mim, que não acampava com desbravadores há alguns anos, a experiência foi válida, tanto do ponto de vista espiritual, como também levando-se em conta a oportunidade que tive para rever muitos amigos pastores de outros campos da USB. Sem dúvida, o Campori deixou boas lembranças.

Nenhum comentário: