sexta-feira, 26 de março de 2010

O MELHOR E O PIOR DOS EVANGÉLICOS NO JULGAMENTO DOS NARDONIS



Ao que tudo indica, o casal que o Brasil ama odiar saberá seu futuro até a madrugada de sábado – quiçá antes. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá enfrentam os momentos finais do julgamento que abala os nervos do país. E o assunto pulula de jornal em jornal, de boca em boca.

Caso algum astronauta que tenha passado dois anos no espaço esteja lendo esse texto, explico que ambos são acusados de matar a menina Isabella, de 5 anos de idade, filha de Alexandre. O crime, brutal por ser cometido contra uma criança indefesa, torna-se mais chocante em face da alta possibilidade de que o próprio pai o houvesse cometido.

Nessas circunstâncias, torna-se natural que as pessoas se posicionem com avidez. E foi tal a atitude que alguns populares manifestaram. Fizeram um cerco ao tribunal, aonde o julgamento acontece e pediram justiça. Tenho para mim que as pessoas não sabem bem o que querem quando estão pedindo justiça.

Seria o caso de lhes perguntarmos: e o que você gostaria que fosse feito? Uns pediriam a prisão de nardoni e Jatobá; outros sugeririam a pena de morte (ressuscitando o debate sobre sua aplicabilidade no Brasil); e, não duvido, alguns, se tivessem a oportunidade, “fariam justiça”, promovendo o linchamento público do casal.

Enquanto se clamava por justiça, entrou em cena o Pr. Adelilton. Arrazoando com os presentes, o líder religioso pedira ponderação. Afirmara ainda que Jesus perdoaria Alexandre Nardoni e sua mulher. O discurso revoltou os que o ouviram e aquela distinta multidão que, ora vejam, estava ali para condenar assassinos, quase assassinou ela própria o Pr. Adellilton, e somente não o fez porque a polícia soube impedir.

Assim é a natureza humana: condenamos os erros dos outros, esquecendo-nos de nossa propensão para o mal. Não estou relativizando a gravidade do crime cometido; creio que todo crime merece punição. Ao mesmo tempo, creio que criminosos sinceros podem se arrepender, enquanto muitos dos transeuntes revoltados s endurecem, quando deixam o cérebro e o coração em casa antes de sair gritando “Justiça” pelas praças.

Antes disso, o mundo evangélico já demonstrara sua pior faceta: o pastor Orlando Torres vinha, por dois dias consecutivos, cantando e dançando em frente ao fórum. Isto até ser retirado pela polícia, que julgou que ele estava incomodando. O portal Terra traz a seguinte nota: ‘“Os policiais vieram falar comigo, mas o que estou fazendo de errado? Só quero transmitir uma mensagem de paz’, disse. Questionado se havia tomado alguma sustância, ele afirmou que ‘só tomei o Espírito Santo’.”

Infelizmente, para alguns, manifestações espirituais são outro nome para descontrole emocional e falta de bom senso (ou alguém acha realmente que o Espírito Santo enviou o homem para dançar ali?). Os cristãos podem contribuir em situações de calamidade pública ou comoção nacional de muitas formas. E, sem dúvida, o Espírito Santo nos guiará a ações humanitárias e inteligentes. Diferentemente do papelão desempenhado pelo Pr. Torres.

Um comentário:

Anônimo disse...

GILBERTO - QUARTETO A7.

O QUE ME DEIXA PERPLEXO NISSO TUDO, É A ATITUDE DO POVO, QUE AO OUVIR A SENTENÇA COMEMORARAM SOLTANDO FOGOS, PULANDO E GRITANDO DE "ALEGRIA" PELA SENTENÇA INICIAL DE 31 ANOS PARA O PAI, E 26 ANOS PARA A MÂE, GENTE COM CRIANÇAS DE COLO DE MADRUGADA, OBRIGANDO OS FILHOS A PARTICIPAR DE UMA SENTENÇA QUE DEVERIA ENTRISTECER PELO "ERRO" , NÃO PELA JUSTIÇA.
TUDO ISSO ME FEZ PENSAR NA CENA DE JESUS EM FRENTE AO POVO, "ÓBVIAMENTE" NO CASO DE JESUS TEMOS A CERTEZA DE SUA INOCÊNCIA, E MESMO ASSIM O CRUCIFICARAM.
O POVO URRANDO DE ALEGRIA, SEM SABER QUE 2 PEQUENAS E INOCENTES CRIANÇAS FICARÃO ORFÃS DE PAI E MÂE, DE PESSOAS QUE VIVERÃO UMA VIDA QUE NÃO DEVERÍAMOS DESEJAR A NÍNGUÉM NUMA CELA. ALGUÉM PODE NÃO CONCORDAR COMIGO, MAS SE PUDESSEMOS PERGUNTAR PARA DEUS O QUE ELE SENTE SOBRE ISSO, PODE TER CERTEZA QUE SERIA DOR.
AFINAL ELE FEZ O "MAIOR" SACRIFÍCIO JA FEITO POR MIM, POR VC, E PELO CASAL NARDONI TB.
PERDÃO, ACUSAÇÃO, ÓDIO, PENA, NÃO SEI, MAS DEUS QUER SEMPRE SEUS FILHOS NO CAMINHO DA SALVAÇÃO, E ESTE CAMINHO "AINDA" ESTA ABERTO PARA ELES..................E PARA NÓS TB.
MEDITEM NISSO.