terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O "XIS" (BRANCO) DA QUESTÃO

Será esse meu futuro?
Ainda em férias, acordei ao lado da esposa. Fizemos o culto juntos, oramos e ainda conversávamos na cama. Já estávamos quase levantando, porque tínhamos em mente ir para a praia cedo. Foi quando Noribel, olhando fixamente para a minha cabeça, disse: “amor, um cabelo branco”.

Serei sincero: não me surpreendi. Na verdade, todo o tempo as pessoas acham que estou com cabelos brancos. O tom do meu cabelo não chega a ser preto e, contra a luz, alguns fios refletem, dando a impressão de serem claros ou mesmo brancos. Mas minha esposa insistiu e foi ao banheiro, buscar uma tesoura pequena.

Em poucos instantes, ela achou novamente o fio que a impressionara. Cortou-o em duas partes e me mostrou: branco, completamente branco. O primeiro que assomou na minha jovial (agora nem tanto!) cabeleira.

Confesso que não é das sensações mais agradáveis do mundo descobrir indícios de calvície ou encontrar cabelos brancos. Se do primeiro mal estou longe (geneticamente longe de sofrer), o segundo me alcançou hoje. Peguei as duas metades do “intruso albino” e levei-as para o escritório, colocando-as uma sobre a outra em cima do arquivo. O branco das duas partes do fio ganhou novos ares sobre a superfície cor de tabaco. Formou-se um “Xis”. E o “Xis” me remeteu à hereditariedade.

O pai teve seu primeiro cabelo branco aos vinte e seis ou vinte sete anos, já não me lembro. Minha mãe, só teve fios brancos depois dos trinta. Bem, tecnicamente, ela não tem nenhum fio branco na atualidade (coisas de mulher).

O que achar um cabelo branco mudou para mim? Praticamente nada. A não ser pelo fato de criar certa expectativa, um sentimento de que uma fase nova da vida surge a galope. E tal fase (maturidade? Meia idade? Pouco importa o nome...) será curtido com todos os seus momentos - inclusive, com os próximos cabelos brancos que vão pintar (com perdão do trocadilho) por aqui.
continua...

Um comentário:

lucas M. M. disse...

Oi Douglas tá lembrado de mim sou eu! Lucas Matheus Maria O cara de três nomes bíblicos achei muito interessante o que você postou no blogger. Conforme o tempo nós vamos envelhecendo o professor não deve se preocupar com o primeiro fio de cabelo branco pois esse é o primeiro de muitos. Eu não sabia que foi você que tinha escrito o livro paixão cega, quando eu terminar o meu livro O grande conflito eu irei ler o seu livro e deve ser muito bom ainda vinda vindo de uma pessoa que é inpirada pelo Espírito Santo. Aparece emsábado la na igreja do Costa o senhor sabe se agente não ser vê mais nesta vida concerteza nós nos veremos no céu!!!!!!!!!!!