quarta-feira, 6 de abril de 2011

STAN LEE: A LENDA QUE AINDA ACREDITA EM LENDAS!


Ninguém imaginaria ver o Super-Homem lutando com o desemprego ou diante de problemas na sua vida “civil” por causa da dupla identidade. Entretanto, justamente isso se sucedia com o Homem-aranha, um rapaz franzino que teve “azar” e se tornou um herói. Justamente essa dimensão humana, os conflitos psicológicos e uma imersão no dia a dia fizeram dos heróis da Marvel Comics a vanguarda dos anos 60s. Por trás da revolução, existe um nome: Stan Lee.
Lee é, assombrosa e certamente, o maior criador de HQs ainda vivo. Ele reestruturou as comics ao contrapor ao heroísmo de colan o aspecto dramático oriundo do mundo real. Não que realismo e verossimilhança não houvesse antes: nós os encontramos, por exemplo, na obra de Will Eisner, gênio criador de The Spirit. Mas as personagens do universo noir de Eisner não eram, a rigor, super-heróis. Com o trabalho de Stan Lee, o panteão das HQs ganhou novos contornos. Surgiram Hulk, Demolidor, Quarteto Fantástico (revista cancelada, devido à queda de braço entre a Marvel e a Sony), X-Men, além de um certo escalador de paredes…
Aliás, até hoje o cérebro por trás das HQs da Marvel não conseguiu se lembrar se houve ou não a participação de seu ex-parceiro Jack Kirby na concepção do uniforme do Homem-aranha. Oficialmente, Lee divide a criação com Steve Ditko. Mas, segundo o próprio Stan Lee, originalmente a parceria era com Kirby e só não continuou porque sua primeira versão do cabeça de teias era muito musculosa e, portanto, convencional (seguia o padrão dos demais heróis). Como Lee queria uma personagem adolescente, procurou outro desenhista, no caso, Ditko. Em meio a esta situação confusa, o próprio Lee não sabe dizer se o uniforme do aranha desenhado por Ditko havia sido concebido antes por Kirby ou se o próprio Ditko o inventou. Vai saber…
Lee tem brincado de Wally na última década: vive um eterno esconde-esconde nos filmes dos heróis que criou, aparecendo em longas do Homem-aranha, Homem de Ferro, entre outros. Mas sua interação com novas mídias não se limita ao seu lado “bicão de festa”.
O roteirista continua trabalhando, sempre em contato com um público ainda mais exigente. Prova disso é o envolvimento de Lee na estranha série Super-humanos, veiculado pelo History Channel. O programa busca pessoas com supostas capacidades além das explicações convencionais da ciência. A bizarrice é digna de um programa dominical! Mas Lee jura de pé junto que não vê outra alternativa do que crer que as pessoas exibidas em seu programa sejam, de fato, super-humanos. Ou seja: ele falou tanto em aranhas radioativas e raios gama que agora deu para acreditar no que antes era ficção!

Surpreendente mesmo é o novo projeto de Stan Lee, em parceria (inusitada) com Arnold Schwarzenegger: a série The Governator. Filmes, desenhos animados e HQs fazem parte desse projeto, formando um pacote com aspecto retro. Na série, Arnold é… tcham-tcham – Arnold! Surpreso, né… Pois bem, o ex-governador passa a combater o crime com a ajuda de um jovem nerd (o velho tema do herói e do parceiro mirim). Em um spoiler do desenho animado, o que se vê é uma cópia descarada do visual de O Exterminador do Futuro, filme que consagrou o ex-governador da Califórnia. Até alguns robôs que Arnold destrói são a cara dos famosos exterminadores da obra de James Cameron. Provavelmente se Cameron não estivesse tão interessado com ecologia na sua existência pós-Avatar, já teria processado Stan Lee. Ou não: afinal, o conceito de viagem no tempo já havia sido utilizado em uma história do X-men (da dupla Claremont e Byrne, lembra?) de forma bem semelhante a do filme O Exterminador do Futuro (Cameron nunca escondeu a inspiração). Parece, portanto, que Stan Lee deu troco.


Nenhum comentário: