quinta-feira, 29 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
SEGUIR ATÉ
Já sigo a quem se sagra insigne às cegas
– Legitimar-me em outrem significa
Repartir o ego. Já sigo os colegas
Que adotam o ouro em vez de usar pelica.
Já sigo a fama, explícito elemento
Da pequenez moral dos cidadãos.
Já sigo um pavilhão de ideias, tento
Que não deixo escapar de ambas as mãos.
Já sigo o ócio que a mídia negocia
Na ubiquidade estéril que a embaralha.
Já sigo o sol trançar fios do dia
E, à vista, o que segui se torna palha.
Toda ambição se aparta hoje: já sigo
Ao porto de silêncio e caos. Jazigo.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
HERÓI GAY? NORMAL!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
DE QUMRAN PARA A TELA DO SEU COMPUTADOR
Uma parceria com o Museu de Israel permitiu que o Google criasse um site que reúne cinco dos oitos Manuscritos do Mar Morto digitalizados e acessíveis a qualquer pessoa do mundo através da internet. O site, batizado de Dead Sea Scrolls Online, algo como Manuscritos do Mar Morto Online em português, traz, além das imagens em alta resolução, vídeos explicativos e informações sobre os textos.
Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original. o custo total do projeto foi de US$ 3,5 milhões financiados pela Autoridade de Antiguidades de Israel e pela divisão de pesquisa e desenvolvimento do Google local.
Escritos entre o terceiro e o primeiro séculos antes de Cristo (a.C.), os Manuscritos do Mar Morto são os mais antigos documentos bíblicos já conhecidos. Em 68 a.C. eles teriam sido escondidos em 11 cavernas do deserto da Judéia, às margens do Mar Morto para serem protegidos do exército romano.
Em 1947, um grupo de pastores encontrou, por acaso, os documentos enquanto procurava animais dentro de uma caverna. Desde 1965, os pergaminhos, escritos em escritos em hebraico e aramaico, estão expostos no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
A MODA
Quem dita a moda, dita modos e costumes. As cores dos ateliês não apenas determinam desfiles em Nova Iorque e Milão, mas marcam presenças em guarda-roupas nos lares ao redor do planeta.
Especialmente as mulheres caem em armadilhas do pior lado da moda: aquele que desfigura a individualidade, forçando todos a seguirem um padrão culturalmente aceito.
A iconização da magreza extrema fomenta não só a anorexia física, mas a do espírito. A promoção da juventude como ideal de beleza promove a busca por cosméticos ainda mais milagrosos, que deem conta de rugas, pés de galinha, manchas e impigens. Somente o coração fica à descoberto, com suas mazelas expostas a Céu aberto…
Ser um eterno adolescente, na aparência e no comportamento inconsequente, parece ser a perspectiva de boa parcela dos ocidentais, educados pela televisão e agora comprometidos fielmente com a internet. Uma cultura orientada pelo visual, pela forma, em constante ignorância da essência.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
NOVO HERÓI GAY
A reformulação da DC Comics, com cronologias e personagens voltando à estaca zero, é a nova aposta da editora, que tem a seu favor o fato de ser a casa de grandes ícones do universo de heróis, como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, etc.
A equipe Teen Titans (no Brasil, Novos Titãs), também ganhará nova roupagem. Nunca a revista foi tão popular quanto na década de 1980, quando Marv Wolfman era o argumentista e um homem chamado George Peréz embelezava suas páginas.
Uma das novidades da nova geração será a presença de uma personagem abertamente gay, Bunker (codinome de Miguel Jose Barragan). Em entrevista, Scott Lobdell, escritor do título, afirma que a homossexualidade da personagem não será algo escondido. O site americano Racialicious comentou sobre outras personagens homossexuais, como o Estrela Polar (da Tropa Alfa, criação de John Byrne para a Marvel Comics). Ao contrário de Bunker, o Estrela “saiu do armário” depois de algum tempo (apesar de ser originalmente concebido como gay).
A cultura popular continua promovendo a alegada liberdade de valores, que, na prática, apenas incentiva o comportamento sexual promíscuo e homossexual, ambos contrários aos propósitos divinos claramente percebidos na natureza humana. Os cristãos são chamados a resistir aos valores da sociedade “politicamente correta”, mas “espiritualmente incorreta”. Deus nos dê graça para sermos firmes.
sábado, 17 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
PALESTRA GRATUITA: ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA
Material de apoio:
Slide 14
Slide 18
Slide 20
Slide 23
Slide 29
UMA OUTRA ARGENTINA
sábado, 10 de setembro de 2011
ITAJAÍ: ESQUECIDA PELA MÍDIA, LEMBRADA POR DEUS
Como temos muitos amigos que moram na cidade, ficamos preocupados com a iminência de uma nova enchente. De fato, muitos irmãos adventistas de São Francisco do Sul, cidade onde atualmente residimos, comentaram nesse sábado sobre as primeiras notícias relativas à enchente deste ano. As duas cidades são unidas pela cultura (ambas de colonização açoriana) e pela economia que depende da atividade portuária. Assim, é comum que muitas pessoas de São Francisco tenham familiares ou conhecidos em Itajaí.
Ao que tudo indica, a enchente atual quase se equipara em estragos e vítimas a que ocorreu há três anos. Pelo menos essa informação apareceu quando minha esposa checou o site da Defesa Civil. Entretanto, para nossa surpresa, os telenoticiários não dedicaram muito tempo ao assunto. Um deles gastou cerca de dois minutos comentando o assunto. Isso nos surpreendeu. Afinal, a enchente de 2008 foi capa de revistas semanais, foi bem divulgada em diversos noticiários por algo equivalente a mais de uma semana e causou comoção nacional. Por que uma catástrofe de proporções similares passou despercebida?
É difícil explicar. Talvez por uma série de fatores. A começar pela proximidade com o aniversário do atentado ocorrido em 11 de Setembro, que monopolizou os principais veículos de informação. Ou isso se explique em decorrência do número de outras catástrofes ocorridas em território nacional (como a que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro).
De minha parte, eu registro minha preocupação com tantas pessoas queridas. Lembrei-me daqueles que tiveram de reconstruir a vida, por terem perdido tudo em 2008. Boa parte desses queridos só conseguiu se reerguer pela liberação do fundo de garantia, autorizada pelo governo federal. E agora? Que fundo de emergência virá em socorro dessas pessoas? Oro, e peço que outros se unam a mim em oração, pela segurança de tantas famílias, desabrigadas, isoladas e sem perspectivas. Que Deus, que não se esquece dos desamparados, esteja presente ao lado daqueles que mais precisarem dEle; embora esquecidos pela mídia, os Céus os conhecem.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
DE QUE ADIANTA A FAMA?
ODE IV
Memória a morrer, as palavras moldam mimeses da História,
Por séculos verde mantendo seu tema no verso,
Enquanto ao lugar, sob a laje e o gelo, vão vermes alígeros
– Vês nisto algo de bom? Que proveito traz um nome vivo
Nas páginas vãs, quando o corpo murcha distantes das vistas?
Apenas o veso do artista, por sopro de fama
Que em vida sofreu, cinzelou uma obra, de afã vaidoso…
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
AS LEMBRANÇAS VISÍVEIS DA SANTIDADE
Paul Copan, How do you know you’re not wrong?: responding to objects the leave christians speechless (Grand Rapids, MI: Baker Books, 2005), p.176, grifo no original.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
GIANECCHINI RECEBE AJUDA DE MÉDIUM EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
A notícia de que o ator Reynaldo Gianecchini estava com câncer linfático foi recebida com surpresa. Os fãs do galã global se solidarizaram e novos informes passaram a ser veiculados. Recentemente, uma publicação da editora Globo anunciou que o médium João Berbel acompanha o ator.
Berbel é famoso for realizar cirurgias espirituais no dia de sábado, dia sagrado na Bíblia (Ex 20:8-11) e uma das ocasiões em que o próprio Jesus se dedicava ao ministério de curar enfermos (Lc 6:6-10; Jo 9:13-41). O próprio médium relaciona seu trabalho com o ministério de Jesus: "Muitos têm nos procurado desde que divulgaram que estive com o ator. A gente não anda preocupado em fazer propaganda, a intenção é mostrar as profecias de Jesus, que a Terra da regeneração já chegou, e muitos aflitos vem aqui em busca dos nossos trabalhos gratuitos [sic]”.
Para suas cirurgias espirituais, Berbel não realiza cortes, desde que recebeu uma orientação do então maior médium vivo, Chico Xavier: “‘João, meu filho, você é médium, não é médico. Não precisa cortar as pessoas. Há tanto poder nas suas mãos que poucos homens que vieram à Terra tiveram. Utilize suas maos, meu filho’”, relata o próprio Berbel, que mantém uma grande ligação com a família de Gianecchini, já havendo atendido um tio e o pai do ator.
Descrevendo o processo da cirurgia espiritual, João Berbel afirma que manipula “uma energia magnética” liberada pela mente da pessoa que crê. Para ele, não existe milagre, mas é a fé a única responsável pela cura. Segundo ele, isso também estaria em sintonia com as palavras de Jesus: “‘Eu não te curei, a tua fé te curou'". O que Jesus é bem diferente, tanto em fraseologia, quanto em significado (veja mais aqui). Segundo médium, o “irmão Gianecchini” seria alguém de muita fé.
Deixando de lado a falta de senso jornalístico da reportagem (que em nenhum momento deu espaço a questionamento sobre a veracidade de cirurgias espirituais), sempre foram controversas as chamadas cirurgias espirituais. Além do evidente charlatanismo que acompanha alguns desses procedimentos, existem manifestações sobrenaturais evidentes. Sobre isso, a Bíblia oferece um contraponto: haveriam sinais realizados por mensageiros de Satanás (Mt 24:11, 24; 2 Co 11:13-15). Assim, ao contrário da opinião popular, milagres (no sentido de feitos maravilhosos que desafiam a compreensão humana) não são argumentos decisivos para confirmar a atuação divina.
Sendo que o espiritismo contraria veementemente princípios da antropologia bíblica, a qual não admite uma alma imortal ou a comunicação com os mortos (Gn 2:7; Ec 9:5-6, 10), tentar vincular realizações espíritas com o ministério de Jesus é um contra-senso!
Por outro lado, cristãos se preocupam com o bem-estar das pessoas. Creio que devemos orar pela cura – e não apenas no aspecto físico – de pessoas. Um Deus de amor acompanha com muito interesse a situação de Reynaldo Gianecchini e quer fortalecer a ele e seus familiares com a esperança do retorno de Jesus, quando doença, sofrimento e morte serão vaga lembrança de um passado distante.