quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GIANECCHINI RECEBE AJUDA DE MÉDIUM EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER


A notícia de que o ator Reynaldo Gianecchini estava com câncer linfático foi recebida com surpresa. Os fãs do galã global se solidarizaram e novos informes passaram a ser veiculados. Recentemente, uma publicação da editora Globo anunciou que o médium João Berbel acompanha o ator.

Berbel é famoso for realizar cirurgias espirituais no dia de sábado, dia sagrado na Bíblia (Ex 20:8-11) e uma das ocasiões em que o próprio Jesus se dedicava ao ministério de curar enfermos (Lc 6:6-10; Jo 9:13-41). O próprio médium relaciona seu trabalho com o ministério de Jesus: "Muitos têm nos procurado desde que divulgaram que estive com o ator. A gente não anda preocupado em fazer propaganda, a intenção é mostrar as profecias de Jesus, que a Terra da regeneração já chegou, e muitos aflitos vem aqui em busca dos nossos trabalhos gratuitos [sic]”.

Para suas cirurgias espirituais, Berbel não realiza cortes, desde que recebeu uma orientação do então maior médium vivo, Chico Xavier: “‘João, meu filho, você é médium, não é médico. Não precisa cortar as pessoas. Há tanto poder nas suas mãos que poucos homens que vieram à Terra tiveram. Utilize suas maos, meu filho’”, relata o próprio Berbel, que mantém uma grande ligação com a família de Gianecchini, já havendo atendido um tio e o pai do ator.

Descrevendo o processo da cirurgia espiritual, João Berbel afirma que manipula “uma energia magnética” liberada pela mente da pessoa que crê. Para ele, não existe milagre, mas é a fé a única responsável pela cura. Segundo ele, isso também estaria em sintonia com as palavras de Jesus: “‘Eu não te curei, a tua fé te curou'". O que Jesus é bem diferente, tanto em fraseologia, quanto em significado (veja mais aqui). Segundo médium, o “irmão Gianecchini” seria alguém de muita fé.

Deixando de lado a falta de senso jornalístico da reportagem (que em nenhum momento deu espaço a questionamento sobre a veracidade de cirurgias espirituais), sempre foram controversas as chamadas cirurgias espirituais. Além do evidente charlatanismo que acompanha alguns desses procedimentos, existem manifestações sobrenaturais evidentes. Sobre isso, a Bíblia oferece um contraponto: haveriam sinais realizados por mensageiros de Satanás (Mt 24:11, 24; 2 Co 11:13-15). Assim, ao contrário da opinião popular, milagres (no sentido de feitos maravilhosos que desafiam a compreensão humana) não são argumentos decisivos para confirmar a atuação divina.

Sendo que o espiritismo contraria veementemente princípios da antropologia bíblica, a qual não admite uma alma imortal ou a comunicação com os mortos (Gn 2:7; Ec 9:5-6, 10), tentar vincular realizações espíritas com o ministério de Jesus é um contra-senso!

Por outro lado, cristãos se preocupam com o bem-estar das pessoas. Creio que devemos orar pela cura – e não apenas no aspecto físico – de pessoas. Um Deus de amor acompanha com muito interesse a situação de Reynaldo Gianecchini e quer fortalecer a ele e seus familiares com a esperança do retorno de Jesus, quando doença, sofrimento e morte serão vaga lembrança de um passado distante.

5 comentários:

Sheyne disse...

Muito bom o comentario! gostei mesmo.

Rony disse...

Sim acredito sim, assim como Joao de Deus em Abadiania -GO, estive lá semana passada onde fui submetido a uma cirurgia sem cortes de tumor de perna...Incrível senti o corte,os pontos...sinto uma melhora...a cada dia!!!!Obrigado ao Dr. Augusto de Almeida...e a Casa de dom Inácio!!!
Rony Vergara

Anônimo disse...

prof adorei a foto!!! muito bom esse artigo...Gianecchine é mesmo um sucesso!uau
BYE
De: sua aluna querida, e muito estudiosa...

Anônimo disse...

Se não fosse pela aparição do médium, a notícia não teria tanta relevância. Dependendo da filiação religiosa do paciente, tanto poderia ser um pastor, padre, guru... Com certeza a questão das chamadas "cirurgias espirituais" merece um olhar atento das ciências, para ver o que existe, ou não, de fundamento teórico e empírico. Todavia, o foco do post está mais em destilar sectarismo religioso, ainda que de forma discreta. Quem não está comigo está contra mim, tudo o que é diferente pertence ao demônio e por aí vai.

douglas reis disse...

Caro anônimo,

prefiro conversar com pessoas que se identifiquem; em todo caso, escrevo apenas para ressaltar que o objetivo do post é refletir em um fato mediante a perspectiva bíblica, a qual não abre espaço para dúvidas: cirurgias espirituais, realizadas por médiuns, estão sim contra a vontade do Senhor, pelas razões citadas ao longo do meu texto.

Se você quiser questionar o fundamento bíblico, eu recomendaria uma série de textos desse blog que tratam do assunto. Aí, poderíamos dialogar sobre essa questão.

Um abraço.