quarta-feira, 25 de março de 2009

MAIS CARNE, MAIOR O RISCO


Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos EUA revelaram que o consumo exagerado de carnes vermelhas e processadas aumenta o risco de morte não apenas decorrente de problemas cardíacos e câncer, mas também de Alzheimer, úlceras estomacais e outras doenças.

A pesquisa monitorou mais de 500 mil pessoas com idades entre 50 e 71 anos e durou uma década. Durante esse período, mais de 71 mil pessoas morreram. De acordo com os pesquisadores, os homens e mulheres que comeram mais carne vermelha apresentaram um risco mais elevado de morte: 31% e 36%, respectivamente.

Os pesquisadores concluíram que 11% das mortes entre os homens e 16% entre as mulheres poderiam ter sido evitados se as pessoas reduzissem o consumo de carne vermelha e processadas.

"Quando se deixa o uso da carne, há muitas vezes uma sensação de fraqueza, uma falta de vigor. Muitos alegam isso como prova de que a carne é essencial; mas é devido a ser o alimento desta espécie estimulante, a deixar o sangue febril e os nervos estimulados, que assim se lhes sente a falta. Alguns acham tão difícil deixar de comer carne como é ao bêbado o abandonar a bebida; mas se sentirão muito melhor com a mudança." Ellen White, A Ciência do Bom Viver, p. 316.

Nenhum comentário: