terça-feira, 14 de abril de 2009

SÉTIMO DIA COM HAIAVANAS

Detalhe da proganda da Havaiana, divulgada em revista de ampla circulação nacional.

Sempre na tentativa de relacionar seus produtos com conforto e descontração, a marca de calçados Havaiana trouxe o seguinte slogan em uma recente peça publicitária: "Heresia ou não, temos cá para nós que no sétimo dia Ele descansou por aqui".

O uso da linguagem coloquial visa causar uma quebra da esperada formalidade quando se fala a respeito de Deus, o sujeito implícito, mencionado apenas como "Ele". A imagem, de destacada brasilidade, reforça o mito de que "Deus é brasileiro". Logo, o país seria o lugar em que o Todo-Poderoso descansou ao terminar Sua obra, ocasião acertadamente relacionada com o "sétimo dia" (aliás, o único paradigma correto transmitido pela propaganda).
Pena que conceitos sagrados sejam banalizados sob pretexto de vender um produto. Ainda assim, é oportuna a menção ao sétimo dia, apenas porque se pode fazer uma observação digna acerca do caráter desse dia. Afinal, a Bíblia nos ordena o descanso sabático (Ex. 20:8-11), não restrito à cessação da atividade física ou do trabalho, mas voltada para o bem-estar do semelhante (Mc. 3:4-5). Nesse último aspecto, o sábado se torna uma ocasião para serviço voluntário, não para se deitar na rede e calçar Havaianas...

Nenhum comentário: