terça-feira, 11 de maio de 2010

VIVA, PERO NO MUCHO: AS DECLARAÇÕES DE HEBE SOBRE MARIA

Alguns poderiam dizer que ela é “uma gracinha”. A apresentadora Hebe Camargo, presente em cerimônia religiosa, seria melhor descrita por outro adjetivo: emocionada. Aos 81 anos, Hebe chorava como uma criança, grata à Maria pela suposta cura de um câncer.

Em mensagem postada no seu blog (em 4/5/2010), a celebridade anunciava sua presença na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, local em que se deu a coroação da imagem peregrina do Santuário de Fátima. Durante a cerimônia do último sábado, Hebe se expressou da seguinte maneira: “Minha querida amiga, falo com você intimamente porque somos realmente muito íntimas e tenho esta liberdade de falar contigo porque faço isso todas as noites, muito obrigada mais uma vez, porque esta não foi a primeira vez.”

A devoção religiosa é sempre de natureza particular a cada indivíduo ou grupo social. Entretanto, isso não quer dizer que todas as manifestações de espiritualidade sejam igualmente válidas ou verdadeiras. Deus deixou em Sua Palavra critérios que servem para distinguir a verdade do equívoco. A Bíblia proíbe expressamente a adoração de imagens (Ex. 20:4,5), além de ressaltar que o único intercessor entre Deus e os homens é o Senhor Jesus (At. 4:12).

A idolatria é ilógica: se um homem está consciente de que cria deuses, também sabe que esses deuses que criou não se acham acima dele; não pode depender dos deuses porque está ciente de que os deuses é que necessitaram dele para aparecer. A relação criador/criatura acaba sendo invertida na idolatria, pois o adorador idólatra conhece que seus deuses foram criados e não podem ser, portanto, deuses de verdade (Jr. 16:20).

Hebe Camargo, sem dúvida, é muito sincera. Como ela, milhões de pessoas adotam conceitos equivocados sobre a divindade. Na mesma cerimônia, a própria apresentadora declarou também: “Eu quero agradecer à Nossa Senhora de Fátima. Digo às pessoas para agradecer sempre porque foi Deus quem nos fez.” Fica patente na declaração a falácia: afinal, se Deus é o Criador, segue-se que a Ele devemos ser gratos. Nossa Senhora, assim como as demais imagens, não passam de representações idealizadas por seres humanos. Como alguém afirmaria ser íntimo de um pedaço de porcelana ou ter intimidade com uma escultura de bronze?

Um comentário:

Crispim disse...

Infelismente depoimentos como estes só retratam a ignorância com relação às coisas de Deus.
A Biblias se refere a casos como estes ..."segos guiados por cegos"
É lamentavel!