segunda-feira, 28 de junho de 2010

FRESTAS PARA A GRAÇA



“Eu acredito em pessoas de todas as nações trabalhando juntas”. Enquanto estendia as roupas, lembrei-me dessa música. Pensei em todos os meus CDs, mas não. Ouvira poucas vezes a canção na casa de um amigo, sem a ter gravado. Sem dúvida, ela foi escolhida a dedo por seu intérprete: Andrea Bocelli.

Um ladrão entrou na casa aonde morava anteriormente. Entre outras coisas, ele levou todos os CDs que eu tinha na época – incluindo quatro de Bocelli. Em um deles, o tenor emprestava o vozeirão sensível a outra canção que dizia “ Se as pessoas usassem o coração/ Se abriria um horizonte melhor”.

Letras humanitárias, sonhando cooperação entre os homens. Pessoas cultas e bem-educadas acreditam numa época messiânica, na qual a boa-vontade levará o mundo a um nível superior.

A Bíblia frustra essa visão.

Do ponto de vista das Escrituras, o coração do homem é o sulfite manchado com o nanquim do pecado. Não há segurança para o homem dentro de si mesmo – apenas fora, e em Deus. Uma intervenção da Graça divina é o que trará paz e harmonia à Terra. Nada de ONGs ou tropas de paz. Sem novas propostas pedagógicas ou empreendimentos sociais. O homem não pode consertar aquilo que amaldiçoou.

Mas isso não nos impede de apreciar as pequenas demonstrações de humanidade. Afinal, o que resta de bom no homem demonstra que Deus atua nele ainda. Deus nos faz bons; do contrário, não haveria carinho e caridade, perdão e altruísmo em nós.

Essas atitudes são pistas que apontam para a Graça. Deus enviou Seu Filho para ser nosso Substituto e nos salvar. Ele fez o que não merecíamos. Isso é Graça. Ele desmoronou nosso passado, constrói nosso presente e entregará a obra de nosso futuro.

A Graça é um êxtase com traje de aperitivo. Um presidente indo ao shopping de bermuda, e sem sua equipe de segurança. A Graça se espalha nos detalhes de nosso mundo, adquirindo a configuração das bênçãos mais miúdas. Para entendê-la, temos de estar atentos, uma vez que é nas pequenas coisas do dia a dia que a porta para a eternidade se abre, e podemos, como crianças curiosas, espiar para ver algo além. Espiar as frestas para a Graça…

Nenhum comentário: