domingo, 6 de junho de 2010

OS NOVOS VOOS DE SILAS MALAFAIA

Sucesso na telinha, admiração dos fiéis e muitos patrocinadores para o seu ministério – que mais poderia querer o Pr. Silas Malafaia? Muito, muito mais. Criticado por adquirir, em Dezembro de 2009, um jatinho de meros 12 milhões de dólares (uma verdadeira “galinha morta”, segundo o próprio religioso confessou), ele agora alça voo. Segundo a revista Veja desta semana (Edição 2168, ano 43, no 23, p. 65), Malafaia deixou a vice-presidência das Assembleias de Deus e continuará expandindo seu ministério.

A organização da qual fazia parte o impedia de implantar templos em áreas que pertencessem aos cuidados de outro pastor da mesma denominação. A saída não foi nada amistosa: Silas Malafaia alega que a cúpula das Assembleias, tradicional denominação pentecostal no Brasil, tornou-se “caso de polícia”. A meta de Malafaia é implantar 1000 templos pelo Brasil.

Notícias como essa me fazem refletir no significado do ministério, bem como na imagem que as pessoas têm dos pastores. Recentemente, eu conversava com um vizinho de condomínio. Quando soube que eu era pastor, disse-me que eu teria sucesso e logo seria dono de meu próprio programa na televisão.

Honestamente, não é essa a minha intenção! Mas as pessoas relacionam os pastores com a mídia; e se elas pensam em sucesso ou fracasso no ministério em termos empresariais, a culpa pertence a muitos que se intitulam pastores e que perpetuam práticas canhestras, visando haurir das benesses do dinheiro alheio. Mas, à semelhança de Silas Malafaia, a decolagem promissora deles será seguida de um voo turbulento, e de uma aterrissagem mal-fadada do lado de fora da cidade Santa.



Leia também:Histórias do pescador Valdemiro
Cristãos, vitória e ética

Um comentário:

Anônimo disse...

Exatamente esse o problema que dá vida ao meu argumento - aliás extremamente criticado e que bem serve a nós adventistas.
A desgraça de um ministério - isso mesmo, com minúsculas - pop!
Foram os próprios líderes do cristianismo que transformaram religião em sinônimo de mina de ouro, que transformaram fé em autoajuda (com todos os cifrões que o filão traz), que destruíram a credibilidade da Palavra escrita, que detruparam Deus na mente das crianças.
Esses mesmos mercenários que literalmente se preocupam mais em quebra a perna em um jogo de futebol a visitar uma família arrasada pelas dificuldades financeiras e pela fome.
Vão ler Ezequiel capítulo 9!

O dano mais significativo é feito aos bons líderes que dão a vida e a saúde para levar avante a pregação do evangelho, que perdem horas de sono, momentos de conforto, a saúde em prol de uma vida santa.

Assim como cada país tem os governantes que merece, cada igreja tem os líderes que merece, seja a nível local ou institucional.


Evanildo Ferreira de Carvalho