Quanto
pesa no bolso de um país seguir os ensinamentos da Bíblia nas escolas durante as
aulas de ciência?
Muito,
pelo visto, se observarmos os Estados Unidos.
Segundo
reportagem do Politico, o governo americano gasta 1 bilhão de dólares por ano
para ensinar a teoria do criacionismo nas escolas.
Esse
montante é bem significativo: maior que o PIB de 23 países, segundo a ONU, como
os orçamentos de Zanzibar e São Tomé e Príncipe.
O
recurso é gasto em forma de subsídios públicos destinado a escolas privadas.
Os
programas didáticos de muitas dessas escolas nem incluem, paralelamente aos
ensinamentos cristãos, a teoria da evolução ou outros fatos científicos.
E
os livros vão além da criação do mundo em sete dias, segundo a reportagem:
desdenham do secularismo, desacreditam momentos de descobertas científicas
históricas e até hostilizam cientistas famosos.
Leis
Nos
EUA, as escolas públicas, por lei, não podem colocar a teoria criacionista no
currículo. Mas estados como Louisiana e Tennessee decidiram criar leis próprias
para permitir isso.
Um
levantamento da Slate achou dezenas de escolas, públicas e privadas, que
ensinam criacionismo aos alunos.
Em
Indiana, por exemplo, são 37 escolas. Na Flórida, 134.
Nota: A
ênfase doa articulista deixa transparecer sua indignação com o que parece ser
um imenso absurdo: o ensino do criacionismo. Para se manter na tradição da
imprensa brasileira, a matéria presta o desserviço de diferenciar criacionismo
de ciência, como se apenas o evolucionismo fosse a “forma correta” de fazer
científico (equiparada a “fatos científicos”). Enquanto perdurar a mentalidade,
não teremos discussões sérias em nível de ideias e nem cavaremos mais fundo na
questão epistemológica, fator preponderante para entender os dois modelos –
criacionismo e evolucionismo –, bem como suas diferentes construções
científicas.
2 comentários:
Pastor, não tenho conhecimento de como as aulas são ministradas, mas se o ensino do criacionismo for puramente baseado na Bíblia, então é inaceitável que isso seja exposto numa aula de ciências de uma escola pública: seria um desserviço prestado.
Se o criacionismo for apresentado como hipótese/teoria científica, sendo analisado pela ótica do método científico, aí sim vale apena ter uma aula de ciências sobre isso.
apoio o nosso empenho de criticar as falhas claras no evolucionismo histórico, mas não posso apoiar o criacionismo. simplesmente creio na criação, não preciso prová-la cientificamente.
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