quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O DEMÔNIO DO DIA INTEIRO


A mídia é demonizada no meio evangélico. Demonizada no sentido literal: se a televisão “é do diabo”, a internet é o próprio! A mídia, certamente, não é o problema. Aquilo que é veiculado, sim. Em um mundo voltado para os interesses próprios, não seria de surpreender que a comunicação e a propaganda militassem contra as coisas espirituais.

Evidentemente, a influência da mídia é suficiente para alterar os valores espirituais mais básicos, se o permitirmos. Quando escrevi Paixão Cega (CPB, 2010), lembro-me de dedicar algumas considerações a um dos maiores riscos que corremos enquanto cristãos: o da acomodação. Ao nos acomodarmos com os valores seculares, perdemos nosso poder de reivindicar a posição de sal da terra e luz do mundo. Deixamos de fazer a diferença. Passamos a ser farinha – e do mesmo saco!

O poder decisório do cristão deve ser gasto para salvaguardar sua rebeldia em relação à pressão midiática. Na prática, leitura da Bíblia, testemunho, oração e dependência de Deus a cada instante. A fórmula não é nova, e nem precisa. O importante é que funciona. Além disso, temos de ser criteriosos. Não se pode ver tudo o que se quer e ainda achar que exista algo como um anti-vírus mental capaz de delir as más influências da mente. Deus pode guardar nossa mente, contudo, ele espera que nós também a guardemos em nossa esfera de responsabilidade.

O Senhor jamais ordenou que cada cristão fugisse para a montanha mais próxima e vivesse em uma caverna longe das “pessoas más”. Seria inviável descartar o contato com todo meio de comunicação. Precisamos é desenvolver senso crítico. E decidir, como Daniel e seus companheiros, firmemente não nos contaminarmos com o que é mal.

Adaptada da minha resenha para a matéria de Comunicação, a qual cursei para a convalidação do curso teológico.

35 comentários:

aurea disse...

Fantástico!!gostei da matéria. Realmente somos nós que nos policiamos,DEUS nos ajuda, mas nós devemos nos ajudar também.Tudo me é lícito,mas nem tudo convém .Paz.

Anônimo disse...

Achei muito interessante esse assunto...acho q sempre devemos cuidar muito nesse aspecto por que se não nós iremos ser pegos pelo demônio...espero que ninguem caia nos planos dele.Muito bom o assunto:D


Erick

Anônimo disse...

Muito bom!Está totalmente certo, a televisão na maioria das vezes não nos ensina nada, e somos tentados a ver coisas ainda piores, que ensinam coisas totalmente ao contrário do certo. o computador também.Estou com muitas amizades ruins, mas estou tentando mudá-las.

Mariane

Anônimo disse...

Professor
Gostei muito desse assunto. Penso que realmente é muito difícil conviver em sociedade e ser cristão. Existem muitas coisas nos tentando a todo instante, mas sei que essa luta só é vencida se estamos no caminho de Deus. Não é fácil, mas busco em minhas orações, no Espirito Santo de Deus o fortalecimento e o discernimento para poder fazer as escolhas certas.


Isabelle.

Anônimo disse...

De vez em quando precisamos parar e pensar sobre a tecnologia e sua importância em nossa vida. Não podemos viver sem ela, mas podemos tirar dela somente o que é bom e necessário.

Emilly

Anônimo disse...

Larissa Helena
Este texto nos faz refletir sobre tudo de ruim que vemos na televisão e na internet, mas nós podemos mudar isso lendo a Bíblia e falando com Deus através de orações. Pois se todos fizerem a sua parte o demônio ficara longe de nós e ninguém vai cair nos planos dele. Muito bom o texto.

Anônimo disse...

gostei muito profeessor esse texto faz nos seres humanos refletir sobre as coisas ruins na biblia mostra que iria ter tentação tomara que ninguem caia na tentação do diabo

parabns

Erich

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! A televisão nos mostra coisas cada vez piores, sempre nos influenciando a fazer o errado, Deus pode nos guardar ate o momento que quisermos e não e vendo esses programas com pai matando filho, filho matando pai, marido esfaqueando esposa que nos vamos aprender alguma coisa, muito bom o assunto devemos cuidar e ver se o que assistimos e o que Deus quer para nos! Parabéns Professor, cada vez melhor!!! ;-D
Julia!

blogger do thi disse...

professor você esta certo televisão não é uma coisa muito boa porque com a televisão,viacia as pessoas verem o que não é certo.

Anônimo disse...

É bem interessante esse texto , fala que nós devemos cuidar com as más companhias mas para isso não precisaremos nos esconder , e realmente a televisão e a internet nos influencia a fazer o errado, mas se quisermos podemos contar com a ajuda de Deus, se nós fizermos nossa parte Ele faz a dele.

Aghata Calicci

Anônimo disse...

parabéns professor, você esta certo a televisão não uma coisa certa pra ver, programas que nos influenciam cada vez mais nos afastarmos de deus e fazermos o errado, devemos fazer o certo, parar de fazer coisas que deus não gosta e começarmos a acreditarmos cada vez mais, santificando-o. parabéns

ilgner

Anônimo disse...

gostei muito do assunto abordado no texto!muito interessante,nao podemos nos apegar a midia em primeiro lugar,mas também nao podemos abandona-la,pois precisamos dela para muitas coisas nos dias de hoje,pois facilita muito as nossas vidas!apesar de ter muitas coisas erradas,há tbm muitas coisas boas para o dia-a-dia.
Agatha Coelho
7 ano A
colegio adventista de sao francisco do sul.

Anônimo disse...

Achei interessante! Pois concordo que é muito difícil nõ prestar atenção nas coisas que o mundo nos oferece. Principalmente agora nessa faixa de idade que eu estou, que você chega a ponto de ficar de mal com os pais porque não compraram um celular, um MP3, um iphone. Não qu esse seja o meu caso. Como diz o texto Deus não quer que você se isole das pessoas mas quer que você mantenha sua vida espiritual.

Victória Vidal de Almeida

Anônimo disse...

Como muitos disseram aqui,a mídia é um lugar muito traiçoeiro,porque ao mesmo tempo em que ela nos mantem mais informados sobre o mundo,pode nos "manipular" quanto a certas coisas que nos afastam de Deus. A internet também é um meio de comunicação ótimo,pois,a partir dela podemos expor nossa opinião,nos divertir e reencontrar amigos,mas também,pode ser um veneno pra mente humana,conteúdos e sites impróprios podem nos influenciar a fazer coisas que não são do agrado de Deus. Nós não podemos deixar esses meios,mas podemos criar uma certa capa de proteção contra as coisas ruins dos mesmos. Esse texto nos faz refletir muito sobre o nosso dia-a-dia. Parabéns pastor!
Maria Fernanda.

Anônimo disse...

Temos sempre que ter Deus em primeiro lugar em nossa vida, não devemos criar outro Deus, pois só existe um Deus, não devemos nos viciar em coisas como internet nem TV, alias o problema não é ver TV e sim ver coisas ruins para o nosso pensamento,e tem muito mais coisa pra se fazer da vida,Deus não quer que a gente se tranque do mundo, só pra não cair nas besteiras do mundo, porque não vai ter importância quando morrermos. esse assunto é muito importante!

Lara :D!

Anônimo disse...

Parabéns! Verdade, a televisão e a internet mostra muitas coisas ruins, e tem muitas pessoas más por traz delas, mais também não é só por isso que devemos nos esconder dentro de uma caverna e nunca mais sair. Devemos conversar com pessoas, mais com o maior cuidado do mundo. E repito mais uma vez, parabéns pelo ótimo texto!

Déborah

Anônimo disse...

Achei bastante interessante! Este texto nos faz refletir e tomar cuidado com o que vemos na televisão e na internet, pois a midia é perigosa, devemos tirar só o que não nos prejudica dela, e assim cada vez nos aproximar mais dEle, do Senhor.

Lucas

Anônimo disse...

É temos um diabo dentro de casa e a televisão cada vez esta mostrando coisas piores estão mostrando senas inapropriadas para crianças estão mostrando violencia para crianças. E na internet crianças navegão sem seus paia desconfiarem que estão vendo pornagrafia estão, estão vivendo de uma forma má para seu crescimento para seu desenvolvimento espiritual.
Eu acho que os pais deviam impor limites para seus filhos e sempre (quase todos os dias )olhar o historico do computador.
Laura Garcia Fritsche

Anônimo disse...

Professor fala sobre a mídia o que ela está influenciando para nós, se é bom ou ruim. E também seremos nós que escolheremos o caminho, Deus está dando a dica só basta nós seguirmos o que ele manda tudo dependerá de nós. Uma dessas coisas é preservar as nossas mente a ele não para o mundo a fora que só quer o mal para nós porque dele não teremos nada, mas de Deus teremos tudo.
Professor achei o texto muito bom porque nele mostra o que está acontecendo de fato mesmo em nosso mundo de hoje, mostra o que está acontecendo com a maioria dos jovens que estão afastando de Deus por causa da televisão, não estão mais dedicando-se um pouco de seu dia a ele(Deus), estão trocando ele por outro tipo de coisas.
Professor em minha opinião é um texto que mostra a realidade mesmo, ele mostra como esta o nosso mundo porque se nós não o melhorarmos só tem a de piorar, por que se acontecer isso não terá como reverter essa situação.

Wermerson m. Baraldo

Anônimo disse...

O texto fala sobre a influência da mídia em nossas vidas. Se a televisão é o diabo a internet é o próprio diabo. E que a mídia não é o grande problema, mas sim o que é veiculado. Na televisão só mostra os interesses próprios. E quase nunca falam sobre a espiritualidade.
No texto a palavras mais complicadas, mesmos assim entendemos. Ele trata sobre a realidade, pois a mídia quase nunca mostra programas religiosos. Você pode notar que na televisão quase todos os programas falam sobre os interesses das pessoas, como elas passam por cima de outros para conseguirem o que querem.
Em minha opinião, o texto esta certo, pois é isso mesmo que a mídia quer nos passar. A influência da mídia é suficiente para mudar nossos valores cristãos. E que Deus nos deu há escolha, nós podemos cair na influência da mídia ou podemos guardar nosso valores cristãos e aguardar a vinda do nosso Salvador.
Larissa H.

Anônimo disse...

Anônimo disse....
parabens! professor e muito bom esse texto que abre o nossos olhos sobre a amidia o que ele s falam mais o que e real agente nao como ela e demoniada mas tudo mundo nao ve isso então nois devemos acordar e parar de assistir muinta tv porque nao e de cristo e do demonio entao nos devemos procurar masi intereses por outras coisa que tem pelo mundo e não so ficar na frente da tv mais uma vez parabens esse texto e muito bom.
willia HENRIQUE

Anônimo disse...

parabens professor pelo seu trabalho, ese texto nos faz refletir mais sobre nossos habitos e como sem perceber estamos cada dia mais nos afastando de Deus.


Clara Dias Acette

Anônimo disse...

Muito bom esse texto professor, os assunto que passam na televisão são muito vulgares e nos vemos sem noção nenhuma dos riscos.


Camila Regina da Conceição

Anônimo disse...

Professor fala sobre o que a mídia influencia em nosso dia-a-dia, sendo elas boas ou más! E também, que Deus fez nosso caminho, agora basta escolhermos o certo, e muitas vezes. Deus pode guardar nossa mente, contudo, ele espera que nós também a guardemos em nossa esfera de responsabilidade.
Professor esse texto tem tudo haver com a nossa realidade, pois nos mostra o que esta acontecendo com os jovens hoje em dia, que cada vez mais trocam Deus por programas de televisão ou internet. Dedicam-se cada vez menos a Deus e atividades religiosas, e alguns jovens acabam usufruindo de modo errado a net, vendo pornografias e com isso acabam se afastando por de mais de Deus.
Em minha opinião, esse texto tem tudo a ver com a nossa realidade, e quanto mais continuarmos desse jeito tudo só tem a de piorar, e se não revertermos tudo isso já, nunca mais conseguiremos! E os pais deveriam vigiar seus filhos quando entrarem na internet.
Débora Luz

Anônimo disse...

Professor está falando sobre a mídia, a influência que ela trás para nós.Devemos prestar atenção no que vemos porque Deus pode nos ajudar mais apenas se quisermos, devemos ficar longe do mal.
No texto estão sendo usadas algumas palavras um pouco complicadas, mas mesmo assim podemos entender o texto, ele está falando sobre a realidade em que enfrentamos muitas vezes sem perceber, hoje em dia muitos programas chamam nossa atenção para nossos interesses, muitas vezes não sendo uma boa escolha.
Em minha opinião esse é um texto muito interessante e que mostra a realidade, devemos ter cuidado com o que assistimos na televisão ou vemos na Internet porque se entrarmos no caminho do vicio em coisas inadequadas da Televisão ou da internet depois pode ser muito tarde para sair desse caminho.
Amanda Dolfini.

Anônimo disse...

O texto fala de como é difícil conviver em sociedade e ao mesmo tempo conseguir conciliar a vida de cristão. A televisão nos ensina muitas coisas boas, mais ao mesmo tempo pode estar ensinando coisas horríveis,;) E nós como cristãos temos que saber absorver tudo aquilo que é bom para nosso dia-a-dia e saber conviver em sociedade sem destruir nossos valores cristãos.
Ali está falando de como a mídia está influenciando no nosso dia-a-dia e como todos nós temos sidos tentados a ver coisas ruins; A tecnologia nos ajuda muitas vezes, mas temos que tomar cuidado com as tentações.
Eu particularmente estou tentando me afastar de tudo aquilo que me faz mal, penso que, se eu tiver fé e capacidade de entender o que me faz bem e o que não faz, eu poderei ser feliz e ser cristã, e não me afastar de Deus, nunca, pois ele só quer o nosso bem acima de tudo e de todos, ! :) Por: Mileena Menotti, *-*

Anônimo disse...

O texto fala que a mídia nos passa muitas vezes sem perceber, conteúdos que vão contra as leis cristãs e conta a lei de Deus. Diz também que não há como nos afastarmos totalmente da mídia pois precisamos dela, mas devemos ter discernimento para saber que tipo de conteúdo estamos assistindo.
Ficou ótimo esse texto, ele trata de verdade sobre a realidade que nós vivemos. Todos sabemos que existem diversos programas que não sequem totalmente a lei de Deus, e os que seguem são a esmagadora minoria. As pessoas não querem assistir os programas cristãos, as vezes por acharem chatos, e como o texto fala, pois a mídia não divulga esse tipo de programa.
Em minha opinião, se os conteúdos cristãos fossem mais divulgados, acredito que muitas pessoas acabariam gostando e se acostumariam, e com o tempo, a sociedade se reeducaria crescendo com novos valores e virtudes. Mas enquanto isso não acontece, temos que continuar a conviver com a mídia do jeito que ela é.

Vitor F.

Anônimo disse...

Resumindo em poucas palavras, o texto diz sobre a mídia, o que está vinculado nela. É algo que se não prestarmos atenção, pode nos afastar de nossa vida com Deus, temos que nos manter firmes na palavra de Deus, que ela sim pode nos tirar das coisas ruins que a mídia coloca em nós.
O texto é claro, pelo menos eu, consegui entender claramente o propósito, claro há algumas palavras difíceis mas o conteúdo esta de ótima qualidade, parabéns! Trata-se de uma realidade, que a cada dia piora, infelizmente. Abre nossos olhos para revermos alguns de nossos hábitos, como internet, se você esta usando-a para uma coisa produtiva ou é apenas algo rotineiro que não está servindo para nada, apenas para destruir sua vida.
O que diz no texto está correto, estamos vivendo em um mundo sufocado pela mídia, mas como cristãos devemos saber diferenciar as duas coisas, temos que aprender resistir a essa pressão midiática, guardando sempre os princípios básicos da Bíblia. O texto mostra claramente que temos que fazer uma pequena reflexão ao que estamos vendo na televisão, se é uma coisa que nos trará futuro ou algo que pode apenas nos má influenciar.
Mikaella Ramos

Anônimo disse...

O texto fala sobre como a mídia nos influencia de forma ruim ao mostrar coisas anti-espirituais que fazem nós nos acomodarmos e alterar nossos valores espirituais, nós por isso devemos ser criteriosos com o que vemos, e dar mais tempo para Deus nas nossas vidas.
O texto é uma verdade, pois essa acomodação está acontecendo muito hoje em dia, muitas pessoas estão deixando Deus de lado e seguindo a mídia como um Deus.
Na minha opnião é muito importante sempre refletirmos sobre o que estamos assistindo e onde estamos navegando pedindo ajuda de Deus para nos guiar. Além disso os únicos programas religiosos na tv aberta são de igrejas que só pensam no dinheiro do povo e isso passa uma má impressão em quem não é cristão que então critica todos os cristãos por pensar que todas as igrejas são desse jeito.

Pedro E. Oliveira

Anônimo disse...

O texto nada mais fala sobre a influência do meio da comunicação!
O que era pra ser uma comunicação boa, de valor, esta virando um lixo!
O que o texto diz é pura verdade, até mesmo nós cristãos devemos tomar cuidado com aquilo que "gostamos de ver!" Muitas vezes sabemos que o que estamos assistindo não é agradável! Existem coisas boas na TV/internet, mais nós precisamos tirar para nós somente as coisas boas! Não devemos perder nosso tempo com aquilo que nunca vamos precisar para nosso dia-a-dia! E é difícil você ligar a TV ou entrar na internet, e ver algo que preste. Então sabendo que na televisão ou internet existem coisas que não prestam você não é obrigado assistir/navegar, mais mesmo assim, somos tentados á coisas que não tem valor! E perdemos o tempo em coisas ruins, ao invés de pegar a bíblia ou outra coisa boa para ler!
Eu concordo plenamente com o texto!
O que esta acontecendo hoje em dia é muito serio, e corremos risco de nunca mais poder reverter essa situação, bom, isso não pode ser mais revertido!
Mais se cada um cuidar do que vê, ou é tentado a ver, isso pode mudar a sua vida, não a TV, porque la, está prestes a mudar, mais a mudar para passar coisas piores do que essas, e se não tomarmos cuidado, isso pode nos influenciar , a ponto de que se não prestarmos atenção do que, e com o que nós estamos perdendo nosso tempo, o verdadeiro Deus, será trocado pela TV.

Kathleen Lima (((:’

Anônimo disse...

O texto fala sobre como a mídia pode nos afastar de Deus e deixar Ele de lado.
Porem não podemos "fugir" ou "esconder" da mídia e seus derivados, mas também não podemos de deixar Deus de lado, devemos sempre orar e pedir a Ele a sua benção.
Gostei muito desse texto e nos faz parar para pensar nas leis de Deus e no que o demônio trama para acabar com nossa vida.
Rafael Volponi

Anônimo disse...

bom este é um texto excelente, pois fala um pouco das influências que nos temos que superar a cada dia e mostra um pouco também que temos que saber oque ouvir e oque vemos também e sempre pedir ajuda ao nosso Deus porque com ele podemos tudo oque queremos então é só confiar em Deus e orar algumas vezes ao dia que ele não vai nos abandonar porque eu tenho certeza que ele só quer o melhor para todos nós e não gostaria de ver um filho dele envolvido com as coisas do mundo de hoje em dia. Hoje já podemos ver que a volta de Jesus está se aproximando e a cada dia que passa está mais próximo do retorno e espero que você esteja preparado para isso.

João Paulo dos Santos

Anônimo disse...

Eu acho que tudo isso está certo porque si nos sempre estamos envolvidos com outras coisas que seja de Deus, a gente se distrai com eles e não faz a vontade de Deus.
Nos tambem pensamos que a gente consegue sozinho filtrar as coisas que vemos, mas nos não podemos fazer NADA sozinhos sem a ajuda de Deus,

William Wolter 9ºano

Anônimo disse...

O texto fala sobre como a mídia nos influencia de forma ruim ao mostrar coisas anti-espirituais que fazem nós nos acomodarmos e alterar nossos valores espirituais, nós por isso devemos ser criteriosos com o que vemos, e dar mais tempo para Deus nas nossas vidas.
bom o texto é importante e mt interessante pq hoje em dia tem mts pessoas que deixam DEUS de lado e so se lembram dELE quando estão em apuros.
vom a minha opnião é que nois devemos nos preparar porque logo logo JESUS voltará...
Esmeralda Amelia.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Esse texto fala sobre a mídia como ela está perigosa hoje em dia, e como nós devemos ter cuidados com ela.
Gostei muito desse texto, pois ele retrata bem a nossa atualidade.
Minha opinião sobre isso é que nós jovens somos muito diferentes dos adultos, pensamos diferentes, agimos diferentes e tal.Nós temos que ter cuidado com o que a TV e a Internet publicam, a cada dia eles nos influenciam mas a ir para o caminho errado, devemos orar a Deus para pedir que a tentação se afaste de nós, para que nós possamos ir nos caminhos do Senhor, pois o grande dia está chegando.

Áser Daniel