domingo, 9 de agosto de 2009

ALEGRIA, RESULTADO DA COMUNHÃO - parte 2


É comum que se faça um link da alegria com a música. De maneira geral, a Bíblia associa estar feliz com o ato de cantar (Pv 25:20; 29:6). Especificamente, os salmos, hinos cantados no Templo e em festividades religiosas, eram conhecidos como canções alegres - até pelos outros povos (Sl 137:3). E quais motivos tinham os compositores desses hinos primitivos para expressar sua felicidade pela música? Uma rápida análise de alguns temas no livro de Salmos nos ajudará a encontrar a resposta.

Um tema frequente nos Salmos é o ato de cantar os feitos de Deus com alegria. Deus é reconhecido por atos específicos e grandiosos, como a Criação (Sl 19), o Êxodo (Sl 105), a volta do cativeiro (Sl137), etc. O homem se sente admirado e pequeno diante do que contempla (Sl 8:3, 4; 144:3), mas isso o impele a transmitir alegria em forma de canção (Sl 65:8; 92:4).

Uma das funções desses cânticos era anunciar os feitos de Deus (Sl 107:22); mas a alegria, cantada ou não, se aplicava igualmente em nível devocional: se Deus nos satisfizer com Seu amor todas as manhãs, cantaremos felizes (Sl 90:14). A alegria deve acompanhar as ações diárias de Deus (Sl 128:24).

Você percebe? Deus é o centro da alegria dos salmistas! Qualquer coisa que aludisse à presença de Deus deveria ser celebrada com alegria - tanto a arca, símbolo da aliança divina com o homem (Sl 132:8,9), como a cidade de Jerusalém, lugar da habitação de Jeová (Sl 137:6); a própria nação teria a felicidade condicionada a sua submissão a Deus (Sl 144:15).

Nosso Pai nos alegra quando nos é favorável (Sl 86:4). Na pessoa de Deus reside nossa alegria e esperança (Sl 146:5), porque Sua glória, ou seja, a revelação de quem Ele é através de Seu favor para com Seu povo, nos satisfaz (Sl 149:5).

Estritamente ligado a essa glória, os Salmos exploram o tema da justiça do Senhor. Você e eu não vivemos num mundo muito justo, não é? Os deputados não se reúnem decidindo em quanto vão aumentar nosso salário - mas o salário deles. No primeiro emprego depois de formados, recebemos um valor menor do que a mensalidade do curso que fizemos. Planos de saúde são cancelados na hora em que mais precisamos. Amigos nos deixam sem direito à despedida. Quando estamos cercados por injustiça de todas as formas, a mensagem de que a justiça do Senhor é real não poderia ser mais oportuna!

Continue lendo

Leia também:

Parte 1

Parte 3

Um comentário:

Gustavo Henrique Lopes 8ºC disse...

Acho que só existe uma pessoa capas
de nos ajudar em qualquer momento.Deus.
Em qualquer momento da vida só a uma pessoa que vai te ajudar,e se você quiser ajuda dEle,ore que Ele vai te ajudar.
Conheça a Deus leia a biblia,isso vai ajudalo a conhecelo de uma maneira muito mais gostosa.