segunda-feira, 10 de abril de 2017

RELIGIÃO NO CONTEXTO DIGITAL


Os críticos da religião costumam denunciar sua hierarquia rígida, piramidal, o que para alguns chega a cair na esfera da manipulação em benefício de quem ocupa o poder. Todavia, na era digital a religiosidade apresenta uma difusão dessa hierarquia. Na terra-de-ninguém online, que é o mundo virtual, as patentes e títulos do mundo off-line nem sempre são reconhecidos. Desse modo, há a emergência de novos líderes e referenciais para a espiritualidade. Na prática, isso implica em (a) expressão para grupos minoritários; (b) expressões heterodoxas de movimentos tradicionais; (c) possibilidade de sincretismo religioso, uma vez que os participantes de uma determinada fé não são apenas apascentados por seus líderes religiosos constituídos, mas igualmente abertos aos pastores online.
Existem tours virtuais em lugares santos e cerimônias online (assim como cultos). As principais comunidades religiosas dispõem de ao menos um site para efeito de se fazerem presente. Isso sem mencionar sites pessoais de líderes religiosos e canais no youtube. As novas mídias se tornaram não apenas ferramentas para divulgação, mas também formas para interação entre adeptos religiosos das mais diversas comunidades. A virtualização fomentou a globalização da religião. Com isso, perde poder a instituição religiosa e ganha destaque a espiritualidade, cada vez mais entendida como a forma do indivíduo experimentar sua fé – às vezes, reciclando o que gosta em outras crenças e criando algo muito particular.
Sai o triângulo da hierarquia rígida para dar lugar ao poliedro com seus espelhos multifacetados de possibilidades infinitas. A religião deixou de ser monolítica e rígida para ser caleidoscópica, multicolor e disposta a se reinventar. Isso significa que as tradições são úteis apenas como repositórios que inspirem novos movimentos e não como moldes que restrinjam a abertura dos novos tempos. Criatividade e experimentação são elementos cruciais para um movimento religioso atrair jovens e passar a viralizar.
Inegavelmente, a fé bíblica segue na contramão. Não que sua preocupação esteja em manter o tradicionalismo, porque ela propõe uma constante evolução. Contudo, não se trata de uma perspectiva que siga de modo parelho as revoluções culturais. A cultura humana é fruto de diversas atividades humanas, que refletem comportamentos, ações, pensamentos e valores. A cultura é a colheita da semente chamada cosmovisão. Não se pode esperar que ela seja neutra. Imitá-la sem reconhecer suas bases e avalia-las pela cosmovisão cristã é como se o trigo resolvesse imitar o joio!
Se a fé cristã vive de revolução, isso é resultado de seu próprio plantio. Como os ramos de uma videira, os cristãos têm de ser podados para dar fruto. Suas perspectivas precisam ser confrontadas com a vontade divina expressa nas Escrituras. Não estamos à sombra da cultura secular, nem ela nos serve como espelho ou modelo. Estamos à margem, buscando outro tipo de experiência, uma interação verticalizada pelo convívio com o Espírito, sem deixar o relacionamento horizontal com aqueles que precisam de nossa mensagem.
Em um contexto dinâmico e sincretista, manter a pureza da fé é mais do que mera questão de sobrevivência: trata-se de cumprimento de uma missão profética. Se a fé deve se atualizar, isso não se dá por questão de o mundo ter mudado, mas em virtude da necessidade de crescer ajustada às Escrituras. Precisamos constantemente moldar quem somos e o que cremos em função da verdade revelada por Deus. Quer online, quer off-line, nossa pergunta não deve ser: “o que mundo quer ouvir?”, mas: “o que Deus quer que falemos?”


Leia também:

Um comentário:

Tomé White disse...

Muito interessante essa questão envolvendo a espiritualidade e o mundo digitalizado! Realmente, manter a fé ou os princípios é uma questão de sobrevivência!