sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A HUMILHAÇÃO

Ceder para ganhar espaço. Dar o lugar. Desviar-se para ajudar. Servir não pensando em recompensa. Não olhar para o lado, apenas para cima. A vida do mestre foi um constante jejum de louvores, uma abstinência de recompensas. Não havia aplausos ou votos. E o final (no sentido teleológico) era a cruz.

Jesus não quis nossa admiração simplesmente. Busca nossa imitação em suas chagas. Seus servos são imitadores imperfeitos do Servo-Cósmico. Devem partilhar de uma disposição não egoísta. Ninguém está tratando de masoquismo. Jesus nos pede abnegação, uma espécie de amor aos necessitados que se revele em atendimento voluntário a eles, dentro de suas urgências. Mesmo que nossas prioridades sejam tragadas em nosso sacrifício pelo semelhante.

E mesmo que nos ofendam, nos insultem, caluniem, distorçam nossos motivos. Estamos neste mundo como lacaios que não priorizam a reputação ou o status quo. Escravos não ligam para ofensas. Nossa dignidade não deve nada ao conceito que os nossos vizinhos têm de nós. Somos o que somos porque Deus mostrou quem Ele é no Calvário, o lugar de Sua humilhação.
Leia também:

16 comentários:

.;Mariana XD.; disse...

Amanda d'Ávila 9"B"

Ah...Eu acho que se alguns de nóis tivecemos um PINGO de humildade que Jesus tinha o mundo não estaria assim!
Pq Jesus se humilhou e não se importava com a opinião de ninguem só de Deus!
Eli não se preocupava,não ligava,só pensava em cumprir o que veio fazer!!

Anônimo disse...

Mariana 9"b"

A humilhação é uma coisa que todos nóis passamos e fizemos com os outros Jesus não,Jesus não ligava não se importava com isso nunca faria mal a ninguem e principalmente não humilharia ninguem,sempre pensando só em Deus e em mais ninguem,e eu acho que se todos seguicem o pensamento de Jesus nd estaria assim do jeito que tá...
...Um querendo derrubar o outro

Anônimo disse...

Eu acho que, como diz no texto " A Humilhação" de que adiantou Deus ceder muitas coisas para ganhar espaço, servir mesmo não pensando em recompensa, não olhar para o lado e sim para cima. A vida de Deus, foi um constante jejum de louvores, e não havia aplausos e nem votos, e no final Jesus acabou na cruz.

Bárbara Michels de Oliveira
9ªB

Anônimo disse...

eu acho que assim,quem naum foi humilhado um dia? e todos nós achamos que isso é a pior coisa,mais pensando bem oque é ser humilhado,ao lado de tudo que Deus passou por nós? para hoje o mundo ta assim?somos bem egoítas nesse ponto de vista,devemos olhar mais para Deus e ser mais humilde a isso,porque se cada um tivesse mais respeito,caracter e humildade acima de tudo,não teria um mundo assim!
Isabelly Amanda da luz 9ºB

Anônimo disse...

Eu acho que se todos fossem que nem Jesus tivesse humildade, o mundo não estaria assim de cabeça para abaixo com tantas guerras, poluição e etc.
O mundo seria completamente diferente ao contrario do que é hoje, Jesus se humilhou e não se importava com a opinião de ninguém só de Deus!
Se Jesus que foi para cruz teve humildade, às pessoas podiam colocar a mão na consciência e não ser tão egoísta pensar mais em Deus no que ele fez para nós.

Beatriz da Silva 9ºB

Lucas Pinheiro disse...

Jesus é o mais importante do Universo e foi o que mais se humilhou. Nós somos muito menos importantes, por isso deveríamos nos humilhar pelo menos um pouco mais!

Anônimo disse...

As pessoas hoje em dia dão muita importancia para as opiniões dos outros, se não fossemos assim, seriamos talvez um pouco mais humilde uns com os outros. Devemos seguir o que Jesus fez, ele ajudou a quem necessitava, mas sempre foi "rejeitado". Mas para muitos hoje em dia Ele foi, e é um grande Salvador! Isabella P. Servi 9ªB

Anônimo disse...

Bomm.. eu acho que a humilhação é um ato negativo, é uma ação que não oferece vantagens.
Então quem ofende uma pessoa está ofendendo principalmente a Deus que é o ser maior que existe.
Eu também acho que se as pessoas frequentassem uma Igreja não existiria tanta ''humilhação'' no mundo em que vivemos...

Nome:BIANCA WARDANI- 9B

Eduardo disse...

Jesus se humilho por nós, somos muito gratos por isso!

Devemos dar ouvidos só o que Deus fala de nós, nao oque as pessoa em nossa volta falam! Mas sim oque Deus fala de nós!

Eduardo Rogerio Vieira Leopoldo!
9°B

Anônimo disse...

Jesus foi o ser-humano como nós,
ainda mas que nois. pois ele é um ser divino puro e santo... mesmo ele. o filho de Deus se humilhou foi humilde, nois simples pecadores não abaixamos a cabeça pra ninguem.
Nos devemos nos humilhar mais para sermos exaltados assim com Deus foi e sera.

By; Lucas André 9ªB

Anônimo disse...

Jusus foi muito importante porem humilhado muitas vezes, nós que somos inferiores a ele , muitas vezes não somos humildes e isto está errado.Se nós fossemos um pouco mais humildes as pessoas iriam se respeitar mais.

Anônimo disse...

A humilhação que Jesus passou foi o fruto do amor dEle para com as nossas vidas, sem esperar qualquer recompensa. Então nós também devemos ajudar ao proximo sem pensar que receberemos algo em troca.

Bianca Luliana Mafra 9 "B"

Anônimo disse...

Bom, se Jesus se humilhou, porque nós toda vida queremos ser melhor que os outros? Tendo inveja, querendo o mal das pessoas.
Acho que nós deveríamos pensar um pouco mais sobre isso

Anônimo disse...

Creio que se formos humildes isso fara bem para nós mesmos,não seremos necessariamentes tristes se formos por um lado ''humilhados''.
Fazer o bem faz bem é para nós mesmos.
O que importa é fazer o bem acima de tudo e buscar a verdadeira HUMILDADE em Jesus Cristo!
ANA LARISSA PEREIRA (larie) 9 B

Anônimo disse...

Pra mim esse texto é muito interessante, pois ele dis q nóis nao precisamos fazer coisas absurdas, e sim apenas dar um expaço para Jesus.

Josué A. Dos Santos 9B

Anônimo disse...

eu crio que jesus passou por tudo isto por amor a nós, e que devemos amar nossos irmaos da mesma maneira sem querer nada em troca ser humilde é amar incondisionalmente o proximo seja ele branco ou amarela,rico ou pobre as escrituras diz isso porque tive fome, e deste-me de comer,tive sede e deste-me de beber;era estrangeiro, e hospedaste-me;estava nu, e vestiste-me; adoeci,e visitastes-me;estive na prisao, e fostes ver-me.pq nao somos assim ums verdadeiros capelaes de Cristo fiquem na paz do Senhor....