segunda-feira, 9 de julho de 2007

ADORADO INIMIGO



"Faminta pálida e aos prantos." Nenhuma mãe gostaria de ver sua filha assim. Mas a história era outra; vê-la já era um milagre. A polícia havia interrogado 700 donos de vãs desde que Natascha Kampusch fora colocada à força dentro de uma. Em 2 de Março de 1998 alguém sequestrou a menina de 10 anos em Viena. As investigações austríacas se estenderam até à Hungria. O tempo fez fenecerem as esperanças. 8 anos depois, moradores de Strasshof, a 16 Km de Viena, ressuscitaram a fé da família: Natascha foi localizada próximo a um jardim. Wolfgang Priklopil, um parente distante de Natascha, manteve-a em um compartimento de 6m² e 1,8m de altura, vigiada por uma câmera. Permitia à menina que lesse jornais e ouvisse o rádio. As restrições à TV eram maiores. Wolfgang assustava a menina dizendo que a casa estava cercada por explosivos - tentasse ela fugir e boommm!! Mil pedacinhos de Natascha se espalhariam pela terra de Mozart. Mas a bravata que funcionou com uma menina e 10 anos estava com a data de validade vencida: Natascha encontrou a porta aberta e fugiu.
O curioso em tudo isto é que as autoridades acreditam que a garota desenvolveu a chamada Síndrome de Estocolmo; tal síndrome é responsável pelo sentimento e simpatia que a vítima manifesta em relação ao seu agressor. [1] Natascha até admitiu ter tido "contato sexual" com Wolfgang, sem querer entrar em detalhes sobre o assunto. [2]
Como poderia aquela moça envolver-se com alguém que lhe roubou uma infância natural ao lado dos pais? O que a levou a ser cúmplice de seu maior inimigo?
Mas isto acontece também de outra forma com você, percebe? Leia com atenção:

"Desceu Sansão a Timnate; e vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher. Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada.... Desceu, pois, seu pai à casa da mulher; e Sansão fez ali um banquete, porque assim os mancebos costumavam fazer. E sucedeu que, quando os habitantes do lugar o viram, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele." (Jz 14:1-3, 10 -11).

Sansão deveria odiar os filisteus. Deveriam ser seus inimigos. Nas horas vagas, um retrato dos filisteus pendurado na porta do quarto de Sansão serviria para que ele treinasse tiro-ao-alvo. Mas não! Encontramos Sansão totalmente envolvido com o inimigo. Suas amizades, relacionamentos, interesses e entretenimento - até seus valores - estavam recebendo a interferência daqueles que, na teoria, eram seus antagonistas. Na verdade, Sansão simpatizou-se com eles.

E você? Cuidado! O pecado tem a aparência agradável, mas não se engane. Satanás é um terrorista e, quer você se simpatize com ele, isto apenas tornará seu trabalho de seduzi-lo ainda mais fácil. Apegue-se a Jesus, o único que Se preocupa com o nosso bem eterno.



[1] Apesar dessa história ter sido coberta pela imprensa nacional e internacional, consultei especialmente o Diário Catarinense, ano 21, n. 7.434, 25 de Agosto de 2006.

[2] Disponível em .


Nenhum comentário: