terça-feira, 2 de novembro de 2010

FALTA ESPERANÇA AOS CRISTÃOS ÁRABES

Hoje, o jornal alemão Taz publicou matéria na qual analisa o drama vivido por cristãos no mundo árabe. Em 1900, 22,7% da população era cristã, taxa que caiu para 5, 77% na atualidade. Na região, que compreende países como Iraque, Síria, a área de ocupação palestina, Egito e Líbano, somente este último ainda mantém a população cristã em mesma proporção em relação ao passado.
Ainda assim, segundo o Pr. Marcelo Viana, capelão da Middle East University, instituição adventista de Ensino Superior no Líbano, o crescimento da igreja no país é pífio: não há programa de evangelismo público e praticamente só os filhos de adventistas são batizados (crescimento apenas interno).

Alguns fatores para a redução da população cristã na região segundo o Taz são: taxa de nascimento pequena (em relação às famílias muçulmanas), a perspectiva econômica, conflitos políticos, guerras, discriminação, entre outros.
Estima-se que desde a ocupação do Iraque, 730 cristãos no Iraq foram mortos. A reportagem informa que "um membro do município cristão em Bagdad disse [sic] 'Os cristãos no Iraque perderam a esperança. A melhor maneira sobreviver é procurar um outro país.'"

Devemos orar por nossos irmãos que convivem com a perseguição apostólica cotidianamente e pelos diversos missionários da região, a fim de que não desanimem. Uma recompença imensurável os aguarda; esta deve ser a razão maior da esperança deles - e da nossa! Também devemos nos preparar para os tempos nos quais perseguição ao povo de Deus será uma realidade mesmo no Ocidente "civilizado".

Nenhum comentário: