terça-feira, 23 de agosto de 2011

CETICISMO EM SÉRIE


Em nossa cultura ocidental, espiritualidade é sinônimo de opção de conforto, não de racionalidade. Existe até mesmo um falso dilema entre escolher entre crer e viver inteligentemente. Em grande parte, essa atitude cética se reflete na produção cultural dos meios de comunicação em massa. Para fins práticos, adotaremos a definição de ceticismo dada pelo dicionário Houaiss: “doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real.”

Tendo em mente a onda crescente de ceticismo citaremos exemplos de filmes e seriados recentes que promovem o ceticismo aberto como a única atitude intelectualmente aceitável ou desabonam, ainda que de forma inconsciente, a fé, reduzindo seu papel à dimensão privativa.

Em 2009 foi filmada uma nova versão do clássico detetive Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. A nova versão do detetive agora era uma espécie de cientistas Dante, que passava noites insones em experimentos musicais com insetos e se metia em lutas de rua para testar suas técnicas de Kung Fu. Mas perpassa todo o roteiro a luta intrínseca entre o empirismo de Holmes e a falsa religião, representada no filme por uma seita (de certa forma, tenta-se caricaturar a maçonaria). A alegação do líder da seita de realizar milagres não passa de uso de uma má ciência, apoiada na ignorância dos seus seguidores.

Na série The Mentalist, Patrick Jane é um ilusionista treinado na adolescência pelo pai vigarista. Ele se aproveite de seu carisma e poder de observação para iludir as pessoas. Em um programa de televisão, dá uma declaração que irrita o serial killer conhecido como Red John. Para se vingar, o assassino invade sua casa e mata a mulher e a filha de Jane. Depois de superar o trauma, ele se une à agência de investigação ACI na esperança de acertar as contas com Red John.

Em Seeing red (sétimo episódio da primeira temporada), surge uma vidente (Kristina Frye) que avisa sua cliente de que ela corria perigo de vida. Apesar de ser tratada como suspeita, a investigadora Van Pelt (retratada como romântica e ingênua em boa parte do tempo) levanta a hipótese de que talvez Frye seja o que alega ser: uma autêntica vidente. Patrick Jane a critica. “Van Pelt tem direito à sua opinião”, rebate a chefe dos investigadores, a detetive Lisbon. “Não se estiver errada. É como crer no coelhinho da Páscoa”, retruca Jane.

No seriado Lie to me, no qual uma equipe de investigadores independentes detecta mentiras pelo estudo científico de expressões faciais, ocorre a inserção de uma referência ao darwinismo como um fato inquestionável no segundo episódio da primeira temporada. Ria Torres, a nova assistente do Dr. Lightman pergunta se ele acha que ela, por ser mulher, acredita na oficial do exército que alega ter sido estuprada por um superior. Lightman afirma: “Eu, Darwin, e 200 anos de biologia evolutiva.”

Novamente em The Mentalist encontramos algo similar. No episódio red rum (o décimo segundo da primeira temporada), Patrick Jane declara fortuitamente: “A vida é uma em um milhão. O universo é uma grande coincidência. Coincidências cosmicamente improváveis que acontecem o tempo todo. Apenas não as notamos.”

Dexter, outra série citada anteriormente no blog, contém comentários com doses de sarcasmo e ceticismo quase em mesma medida. Em “Crocodilo” (o segundo da primeira temporada), o psicopata Dexter prepare-se para assassinar outra vítima quando diz a si mesmo: “Se Deus está nos detalhes, se acreditasse em Deus, ele estaria nessa sala comigo.”

Embora mais sutil, The Mentalist também endossa que a religião sirva para dar “esperança e significado” à vida, nas palavras de Tamzim Dove, uma bruxa charlatã (red rum) ou como admite o próprio Patrick Jane, comparando sua função de consultor da ACI com a vida que teve: “Fazia mais bem quando vidente. Dava esperança às pessoas. Esperança falsa, mas era esperança.” (em redemption, primeiro episódio da segunda temporada).

Até na popular CSI:investigação criminal, fica patente a visão do desalento cósmico a que a humanidade está submetida: o episódio Estrelas Cadentes (quarto da sexta temporada) termina com Grissom conversando com uma jovem que assassinou os membros de sua seita, acreditando que eles teriam liberdade de seus corpos. Quando ela lhe pergunta se ele acreditava em alguma entidade cósmica, o investigador responde que se existem seres superiores eles seriam inteligentes o suficiente para não se envolverem com o homem!

A posição de alguns seriados é tão evidente que eles acabam conhecidos pelo seu ateísmo engajado. É o caso de Dr. House, considerada uma das melhores na atualidade. Ela trata de um médico rabugento que resolve com sua equipe casos de doenças raras. Não à toa, o criador da série é um advogado ateu de ascendência judaica…

Claro que, em alguns casos, o discurso de ateísmo acaba traindo a usual arrogância e descamba para admissão de que o ceticismo não é uma certeza concorrente à religião – mas uma incerteza generalizada! Isso ocorre no diálogo curioso do episódio piloto de The Mentalist. Já indignada com seu colega cético, a investigadora Van Pelt desabafa: “O reino de Deus é um lugar real, Sr. Jane, e você tem uma alma imortal.” “Espero muito que esteja errada”, é o máximo que ele consegue dizer. No fundo, temos aqui uma resposta muito sugestiva: já que o ceticismo não tem certeza de nada, cabe-lhe a expectativa de que a fé esteja equivocada, embora ele não tenha base para arcar com o ônus da prova – de qualquer prova!

24 comentários:

Luiz Gustavo Assis disse...

The Mentalist é meu seriado favorito e fico feliz que tenha feito essa abordagem, Douglas.
Luiz

Tháfila disse...

"Acho que o ceticismo virou um modismo. As pessoas se acomodam com a situação da ignorância, do não conhecer e costumam utilizar-se do ceticismo para todas as questões pouco conhecidas por elas. É muito fácil dizer que não acredita em algo e simplesmente não se interessar em conhecer para poder formar uma opinião concreta."

Elisa Ogar disse...

O ceticismo é uma corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Como é dito no texto, o ceticismo está presente e sendo mostrado ao mundo.O cético é visto,muitas vezes, não somente como um espírito hesitante ou tímido, que não se pronuncia sobre nada, mas como aquele que sobre qualquer coisa que é avançada,se refugia na crítica. As pessoas muitas vezes são influenciadas por essa séries de Tv, assim decidem praticar o ceticismo. Elisa.

Anônimo disse...

Achei muito legal esse assunto, pois no meu conceito é uma mistura de bruxaria, espiritismo, e filosofia de vida. Hoje em dia é muito difícil tirarmos bons exemplos e lições a respeito do que assistimos na TV, pois quase todos os programas, e livros que viram filmem segundo o ponto de vista do autor é puro ceticismo. Mas isso é para aqueles que não conhecem a Deus, ou conhecem e simplesmente ignoram. A verdade é que as pessoas que não acreditam em Deus e preferem crer que a verdade esta na filosofia de vida, espiritismo etc; não possuem e nem botam em pratica o seu amor. Yohann 9º ano

Anônimo disse...

Excelente pois mostra-nos a teoria cetica mas uma coisa que eu não entendi é se eles não acreditam em uma verdade como podem acreditar que aquilo que eles pensam é verdade.
o texto é muito bom, mas gostaria que respondecem á minha pergunta.
como podem acreditar se não acreditam?Já que procuram provar que aquilo que dizem ou pensam é verdade.
Rui Miguem Busca Pinheiro-9ºAno.

Anônimo disse...

Cabe a cada pessoa acreditar ou não em um ser superior, baseando-se nas experiências vividas.
Não podemos simplesmente dizer em ter certeza que deus existe acreditando no que crescemos ouvindo. A sociedade é alienada a crer em um ser superior, independente da religião da família. Acho que o mais importante do que crer em Deus é respeitar a opinião do próximo sem duvidar do que ele diz e sim aceitando que não existe uma verdade absoluta.
Primeiro devemos aprender a nos respeitarmos para depois começarmos a discutir o que está acima de nós.GABRIELLA TRINDADE

Anônimo disse...

Como foi dito no ultimo parágrafo, cabe ao ceticismo a expectativa de que a fé esteja realmente equivocada, já que o próprio não possui certeza de nada. O que é muito irônico, pois, os mesmos – quer dizer, os céticos- em sua maioria, consideram a religiosidade e racionalidade duas coisas totalmente incompatíveis entre si. E isso está muito explícito na mídia geral, ultimamente. Filmes, séries, novelas e livros... Boa parte disso tudo apresenta de uma forma às vezes sutil os conceitos que aos poucos tentam provar que acreditar em Deus não passa de uma perca de tempo; que as religiões são o consolo para as mentes fracas etc. E em outras tantas é promovido o ceticismo de uma forma aberta como a única “atitude intelectual aceitável”. Agora penso: seria mesmo a única atitude intelectual aceitável, tamanha arrogância embasada apenas em incertezas? Carol

Anônimo disse...

Emerson
Muito legal esse texto e eu vi essa cena do csi, que ele diz que se existissem seres superiores e mais inteligentes seriam o suficiente para não se meterem com nós.
Na atualidade quase tudo que se passa na televisão não é bom, e esses seriados que foram citado ai em cima só reforçam a minha opinião que isso tudo não presta, e que não sei como é que podem passar isso para as pessoas verem, pois falam que Deus não existe, estimulam as pessoas a matarem ou roubarem (é o caso de Dexter um assassino).
Isso é a minha opinião! Estou deixando bem claro
Muito legal parabéns. Emerson 9ºano

douglas reis disse...

Rui,

esse é o problema com o ceticismo radical: ele não pode desmentir outras correntes de pensamento ou endossar outras se não tiver seu próprio senso de verdade. Por isso, o ceticismo radical é contraditório: disse que é impossível chegar a uma verdade, mas afirma isso como se fosse verdade!

douglas reis disse...

Gabriela,

sem uma verdade absoluta, é impossível chegar a algum lugar! Por exemplo: um pedófilo está sempre errado? Se você disser que sim, é porque acredita em uma verdade que vale para todas as pessoas!

Mariana disse...

Em minha opinião, o ceticismo é um tipo de doutrina, na qual acredita que tudo que não pode ser provado, possa realmente existir. Nesse acontecimento, o ceticismo é transmitido através das séries de TV. No caso de algumas séries citadas, é mencionada a existência ou não de um ser superior e usado uma crença de certa forma subjuntiva, ou melhor, pode-se dizer que não seja uma crença, mas um termo subjuntivo, “Se Deus está nos detalhes, se acreditasse em Deus, ele estaria nessa sala comigo”. Esse trecho, retirado da série Dexter, mostra exatamente a dúvida, da existência ou não de Deus. Penso que seja, “acredito, porém, não confio” ou “ver para crer”. Acho que pode, sim, influenciar as pessoas, mas, já estamos tão acostumados com esse tipo de mensagem que mal notamos os quão influenciados podemos estar. E é aí que devemos conhecer mais do que se acredita para não cair na ignorância de falar inverdades sobre o que não se tem ciência. Há uma frase de Millôr Fernandes que diz: “Todo progresso da humanidade se deve unicamente ao ceticismo, desconfiar é progredir”. Aí fica claro o propósito do ceticismo, pelo menos em minha opinião, quanto maior a desconfiança e/ou a dúvida, mas se pesquisará a respeito, tentando provar essas “verdades”. Esses seriados são parte, ou totalmente científicos, fazendo com que o ceticismo seja realmente algo mais realista, para pessoas que não acreditam ou acreditam até uma parte em Deus. Por isso, pessoas que crêem no criacionismo acham impactante demais essas conclusões céticas.

Anônimo disse...

O cético é alguém cheio de dúvidas,e com a incapacidade de acreditar em formas viáveis e possíveis,por não se terem provas completamente tangíveis.
O crer em Deus,para alguns pode ser considerado como falta de inteligencia,e no caso do cético,por não haverem provas,seria talvez apenas uma completa perda de tempo.
No entanto,chega a ser ridículo não notar em cada ser vivo,uma propriedade do Criador;mas ainda assim,existem pessoas que preferem acreditar no termo "evolução",sendo que esse é muito menos tangível,até mesmo pela teoria de como se formou a Terra,através de uma explosão,sendo que explosões só trazem morte e desgraça,e não a vida em padrões perfeitos.
Mas infelizmente a sociedade é regida por aqueles que possuem mais poder;e se estes preferem acreditar que tudo veio de uma explosão cósmica,e que Deus não existe,vão fazer de tudo para influenciar outras mentes,para que estas os sigam:afinal o mal nunca anda sozinho.
No fim,creio que quem segue o ceticismo é apenas alguém que tem medo de acreditar em alguma coisa e vir a se frustrar depois,sendo que a solução para isso seria apenas buscar a ter fé.No entanto,preferem se manter indiferentes em relação a Deus,ou melhor, "impor" sua indiferença(no caso dos seriados),para que cada vez mais pessoas venham a seguir essa doutrina caótica.

Lydia-9ºano

Anônimo disse...

O ceticismo é uma doutrina que não se pode ter certeza d nenhuma verdade como fenômenos metafísicos, religiosos, se Deus existe ou não, se existe alguma religião certa,talvez por ignorância ou talvez pela simples descrença em tudo.Luis 9°ano

Anônimo disse...

Ceticismo é formado por pessoas que só acreditam naquilo que constatam pessoalmente, somente creem naquilo que podem comprovar.
Ser cético não é aceitar qualquer coisa, mais sim, duvidar das informações e procurar saber a verdade.
A crença em Deus é um ponto crítico por não tem certeza, provas concretas da sua existência, é uma questão de fé, em que se pode duvidar.
O interessante em ser cético, é que eles têm uma opinião formada, não se deixam influenciar pela mídia, como a maioria, mais procuram motivos concretos, provas, para acreditar...
- Amanda / 9º ano (:

Lucas Cordeiro de Carvalho disse...

Talvez expor a questão não é influenciar o telespectador! Em uma rede de televisão onde milhares de pessoas vêem, é difícil agradar a todos, cada um vive de uma forma, tem suas crenças e uma filosofia de vida! Porém infelizmente muitas pessoas se deixam influenciar talvez por isso a televisão ainda dita muitos padrões! Defendo a idéia de “O cético não crê em Deus por não poder encontrar provas físicas de sua existência” nas falas das series citadas, há como tirar mais de uma conclusão, talvez não seja a idéia do “ceticismo” que o autor, queira passar! Penso desta forma.

Anônimo disse...

O ceticismo é um pensamento filosófico, onde diz que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade,bom então os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.

Vitor / 9ºAno

Anônimo disse...

Achei interessante esse assunto pois fala sobre um assunto que é muito comum entre as pessoas, o ceticismo.
O ceticismo é um corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Hoje em dias atuais o ceticismo é muito utilizado na análise lógica de qualquer problema visando seu entendimento e explicações sem preferências.
Samantha, 9ºano.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista o ceticismo é algo estranho, pois dizem que é impossivel chegar a uma verdade, mas afirmar que isso é verdade ! No caso da criação, dizem que não é verdade, que Deus não existe, mas nem se interessam por estudar a teoria e tirar suas próprias conclusões, assim acabam influenciando outras pessoas que acabam caindo na conversa e deixam de crer em Deus.

Mike Oliveira 9º Ano

Anônimo disse...

Hoje em dia a maioria das coisas que vemos e ouvimos, são coisas que nos influenciam, porém a maioria delas para o mal . O que eu entendi sobre o ceticismo é que eles acreditam que não á uma verdade absoluta, mas também não tem nenhum argumento para provar que a ‘’verdade’’ é mentira. Quando o personagem do seriado fala, que se existem seres superiores eles seriam inteligentes o suficiente para não se envolverem com o homem, ele esta querendo dizer que o homem é um ser perigoso e que poderia fazer mal aos outros seres? Ele mesmo esta se ofendendo. Eu acho que cada um deve respeitar a religião do outro , porém ninguém é obrigado a aceita-la.
LAYLA 9º

Anônimo disse...

Tcheisiane

Atualmente as pessoas estão cada vez mais sendo influenciadas pela Televisão e acabam se refugiando em críticas, e o ceticismo se tornou uma forma fácil das pessoas terem uma opinião crítica formada sobre determinado assunto, sem ao menos procurar saber mais se informando, buscando fatos concretos que ao menos comprove ou dê ao menos pequenas evidências sobre sua própria opinião, pois se uma pessoa crê em algo, ela não pode apenas dizer que acredita naquilo sem ao menos ter uma afirmação que comprove sua opinião.

Anônimo disse...

Ja que o ceticismo esta com uma grande corrente para dizer que a religião pode estar certa ou errada ,colocam isso nos seriados para que podemos achar que isso é o correto ... Felipe 9 ano

Anônimo disse...

Pelo que eu entendi, o cético é uma pessoa que tem duvidas sobre tudo e não crê em nada. Acredito que a mídia transmitir isso tão claramente, como você citou em alguns exemplos, seja porque ela tem o objetivo de te afastar de Deus. Porque Deus não permite duvidas, ou você acredita ou não acredita, então induzindo a duvida, o ceticismo e a descrença, a mídia está cada vez mais te afastando de Deus. Acredito que isso aconteça justamente porque a televisão em si é feita por, em sua maioria, ateus, e o objetivo deles seja afastar as pessoas de Deus, como já disse antes. / Íria.

Anônimo disse...

muito bom o texto, mostra que boa parte do programas que passam na tv querem influenciar nossa cabeça, e são seriados muitos conhecidos ainda ceticismo que fazer nos acreditar numa coisa que eles não tem certeza. e como diz no texto doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, essa é minha opinião Tiago

Anônimo disse...

Eu aprendi muitas coisas sobre tv,agora eu sei que tv é coisa do diabo e internet é o próprio e muitas partes de tv queria só botar coisas podres em nossa cabeça,tv não fala nada que preste.Prefiro confiar em DEUS.

ALINE
6°A