domingo, 4 de março de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS PARA UNIVERSITÁRIOS EMPOLGAM LÍDERES JA EM SANTA CATARINA



A maioria dos estudos bíblicos utilizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia se inicia tratando sobre quem é Deus ou apresentando o que a Bíblia diz sobre si mesma. Ao estudar com pessoas que possuem uma base teísta (católicos, evangélicos, etc), não existe nenhuma controvérsia em relação à existência de Deus ou ao propósito das Escrituras. Porém, quando temos o desafio de levar a mensagem a uma pessoa cética, de mente secularizada ou mesmo um indivíduo afetado pelo relativismo pós-moderno, as dificuldades começam a aparecer.

Justamente para alcançar aquelas pessoas que não possuem a mesma base teísta, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista lançou em 2012 o estudo bíblico O Resgate da Verdade. A série, contendo 26 temas, é diferente em muitos aspectos dos estudos bíblicos tradicionais.

No sábado, dia 3 de Fevereiro, O Resgate da Verdade chegou às mãos dos líderes jovens da nova Associação Norte-Catarinense. Durante a palestra Alguém tem alguma dúvida?, proferida pelo Pr. Douglas Reis, cada um dos 180 líderes presentes recebeu um exemplar do novo estudo. Empolgados com o material, os jovens catarinenses se comprometeram a utilizá-lo em suas cidades e a promove-lo entre outros jovens da igreja. A ideia é que, a partir de Outubro, o primeiro passo seja dado para a criação de uma agremiação de universitários adventistas no Norte do estado. Para isso, um evento será realizado, provendo treinamento para utilizar a nova série de estudos.

De fato, O Resgate da Verdade é inovador. Os primeiros oito estudos se preocupam em construir as bases teístas. Para isso, o material recorre a áreas do conhecimento como filosofia, arqueologia e história. Ao contrário da metodologia de ler textos bíblicos e completar lacunas, o material utiliza perguntas abrangentes, que podem ser usadas em estudos individuais, classes bíblicas, pequenos grupos, seminários e até em séries especiais de evangelismo.

Como o público-alvo é formado por jovens universitários e aqueles que já contam com formação acadêmica, ao fim de cada assunto há uma série de referências bibliográficas, o que confere credibilidade aos temas. Além disso, há indicações de obras em Inglês, Português e Espanhol que tratam de aspectos do assunto abordado.

O editor da série é o jornalista Michelson Borges, mestre em Teologia pelo UNASP e editor da Casa Publicadora Brasileira. Além de Borges, três pastores adventistas contribuíram escrevendo alguns dos temas de O Resgate da Verdade: Douglas Reis, Luiz Gustavo Assis e Matheus Cardoso.

Aqueles que estiverem interessados em adquirir o material, procurem o departamento de jovens de sua associação ou a loja SELS mais próxima. Sem dúvida, é chegado o tempo de resgatar a Verdade!

6 comentários:

cristiano disse...

Deus realmente pensa em tudo, e faz tudo no momento certo. A mente do ser humano está mais crítica do que nunca, principalmente pela evolução e instantaneidade da informação, sendo assim, foi muito bem pensado e desenvolvido este projeto, alcançando essas mentes universitárias essa ferramenta é muito mais do que específica e relevante. Pr. Douglas, que Deus o abençoe muito, tenho grande admiração pelo Sr. e pelo trabalho do Sr. Estou orando e torcendo muito pela agremiação de universitários, quero muito poder participar e colaborar. Um abraço.

Cristiano Anotnio, IAESC, Santa Catarina.

Daniel Costa disse...

O presente estudo bíblico atende as necessidades tanto das pessoas que são secularizadas, tem um nível cultural mais desenvolvido, como também muitos jovens dentro da nossa igreja que vão sentir-se mais a vontade.
Eu mesmo, gostei muito da idéia. Acho mais produtivo o estudo bíblico sob essa abordagem.

MENSAGEIROSEVEN disse...

otima iniciativa seria bom também se fosse feito videos desses estudos com
algum pastor da nossa igreja .que DEUS abençôe esse projeto

Louvor e Música Cristã disse...

Amigo Pastor Douglas Reis,

Maravilha. Semana passada fiz um contato telefônico com nosso líder do Ministério Jovem Sul-Americano, pastor Areli Barbosa. Vamos introduzir "O Resgate da Verdade" no Campus Universitário do UNASP Hortolândia (IASP).

Que Deus bendiga a equipe editorial. Super Abraço

Jael Eneas
Pastor do Campus Universitário
Diretor de Desenvolvimento Espiritual

Neiva Ester disse...

Achei muito pertinente um estudo para universitários. Como fazer para conseguir o estudo, já que através da Associação local está sendo difícil?
Obrigada!

clauder disse...

Eu sou de belém.. como faço pra ter um estudo desses.. adorei a iniciativa. Vou precisar mto disso.. obrigado