sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A CIDADE MARAVILHOSA DE DEUS


Qualquer criança sabe a onomatopeia correspondente ao som das metralhadoras. Qualquer pai, embora fisicamente no trabalho, mantém a mente voltada para a segurança das crianças. As ruas desertas; decerto, os táxis desertam. O Rio de Janeiro vive momentos de tensão. A todo momento, podem fazer você descer do carro e correr, enquanto gasolina é jogada sobre o veículo, que logo se tornará um monumento ignificado, desafiando o poder público. Nem o transporte coletivo escapa das chamas criminosas!

A polícia carioca resolveu responder à altura. As imagens vistas pelo mundo afora durante a semana desafiaram a falácia de que vivemos em um país sem guerras. Soldados pintando o rosto. A Vila Cruzeiro invadida por tanques de guerra, os quais ladeavam os “caveirões” do BOPE na ação de acuar os criminosos. Hoje, chegou a vez da Comunidade do Alemão receber uma visita de homens armados. Tudo parecia uma continuação desafortunada do filme Tropa de Elite, sucesso dos cinemas nacionais, o qual retrata justamente a violência carioca.

As ofensivas da polícia resolverão o caos que vive a cidade maravilhosa? Cariocas espalhados por todo o canto, no Brasil e no exterior, revelam a gama de emoções que lhes percorrem: alívio, por ter deixado o Rio; aflição, quanto aos parentes que vivem entre o fogo cruzado; comoção, pela guerra que se instalou; desconfiança, quanto às ações da polícia e às soluções a longo prazo.

O Rio de Janeiro, cidade turística, palco dos Jogos Pan-americanos, uma das cidades que receberá os jogos da próxima Copa do Mundo, o Rio das maravilhas naturais, das praias, da natureza, enfim: o Rio refém de si mesmo, da condição humana, de décadas de descaso, da impotência dos governantes em resolver a crescente criminalidade. O Rio, que é governado pelos chefões do tráfico, os quais, a uma chamada de celular, resolvem quem vive e quem morre, enquanto o sistema carcerário os mantém confortáveis em suas celas.

Será que tudo isso tem uma solução? De onde se pode esperar uma solução? Certamente, se mudarmos o foco, veremos outras cidades e, até mesmo, países vítimas de conflitos, guerras civis, conflitos étnicos, corrupção, desemprego, violência e catástrofes naturais. Que lugar oferece segurança absoluta? Cada vez mais, a criminalidade se interpõe entre os sonhos da sociedade de consumo, que podem desembocar na realidade sanguinolenta da próxima esquina.

Certamente, as balas perdidas da indiferença e maldade chegam até o Céu. Há um Deus que sofre em meio às lágrimas daqueles que se veem cercados por traficantes e bandidos. A Bíblia diz que Deus visitou a Terra quando a perversidade dos seres humanos atingira um ponto limítrofe (Gn 6:5). Pois esse Deus visitará novamente a Terra para acabar de vez como nosso pranto cansado e nossa voz amargurada. Ele, que prometeu “Novos Céus e Nova Terra, nos quais habita a justiça” (2 Pe 13), hoje estende a mão para socorrer àquelas vítimas da maldade e dos interesses escusos. Apenas em Deus se pode confiar em tempos que, nas palavras de Paulo, seriam “difíceis” (2 Tm 3:1; ou “terríveis”, na NVI).

A paz que o coração humano almeja respirar está guardada no alforje dAquele que nos dará uma “herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor” (1 Pe 1:4, NVI). Para quem mantém essa esperança, a despeito de quaisquer probantes circunstâncias, Deus afirma: Ele “não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade.” (Hb 11:16, NVI). Deus oferece para todos os que nEle confiarem a verdadeira Cidade Maravilhosa, onde viveremos com Ele para sempre! Por que não aceitar o convite amoroso daquele que diz: “faço novas todas as coisas” (Ap 21:5)?

21 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei muito legal, que Deus visitou a terra quando a maldade das pessoas atingiram o limite e que, Deus visitara a terra novamente para acabar com o nosso sofrimento.
E que Deus oferece a cidade maravilhosa para todos nós, que confiamos nEle, eu acho muito importante que, lá no céu que viveremos para sempre com Ele e que, se nos arrependermos de nossos pecados, com certeza Ele nos perdoará com certeza.
Eric Yutaka Yamahuti.

Anônimo disse...

Certamente, o maior sofrimento que nós poderíamos pagar nós já estamos pagando que além de sofrimento, angustia , tristeza, desespero é estarmos passando por isso e não poder fazer nada para que isso se torne a verdadeira ´´justiça´´ de que todo mundo espera.
Deus vem e já veio para que nós pudéssemos ser transformados, justificados na glória do Senhor Jesus, que nos levará para a eternidade nas nuvens do céu.
Maria Eduarda Agulhão Martins

Anônimo disse...

Quando Deus voltar tudo isso que nos estamos passando ira passar.E Deus ira nos oferecer a cidade maravilhosa para nos e la não terá sofrimento, dor, etc .. Para quem for fiel Deus ira recompensar..POR:MICAELA LOIANE

Anônimo disse...

interessante pois fala sobre realidade que estamos vivendo.Esse texto diz que Deus vai recompensar nós.Pois tudo o que a gente ta passando Deus sofre também,com a volta dele ele vai melhorar tudo.


Por: cintia vitoria

Anônimo disse...

Achei muito bom este texto, que nos mostra pessoas más se destruindo um ao outro,e que existe um DEUS que se importa com os seus e sempre vai tentar nos salvar para juntos estivermos no céu “eis que farei novos céus e novas terra”.

VICTOR LOUVEIRA AMARILHA
8 ANO

Anônimo disse...

esse texto faz com que todos nos refletimos , pra aprender li dar com os problemas de hoje em dia com Deus . O mundo esta terrível , coisas muito ruim passaram , mas além de tudo isso , nos temos que buscar a Deus e temos fé , porque um dia ele nos buscara e todos que seguiram os seus princípios vão para a cidade maravilhosa de Deus, sem sofrimentos e sem dor ... Letícia Medeiros Calixto Guardachoni

Anônimo disse...

Graças a Deus quando ele voltar todo esse sofrimento irá acabar e todos nos seremos felizes eternamente , e estamos pagando por que estamos em um mundo de sofrimento, onde temos que tomar cuidado ao sair de casa ou deixar as crianças brincar na rua ... nesse texto podemos pensar cada vez, todos nós esperamos sua volta ...
Maria Isabela Volponi

Anônimo disse...

certamente, Deus visitou a terra quando a maldade das pessoas atingiram o limite e que, pessoas más destroem umas as outras, mas quando Jesus voltar tudo isso irá acabar e nós poderemos ser felizes eternamente, Deus oferece a cidade maravilhosa para todos nós que cremos nEle, se nós confiarmos nEle em sua volta ele irá nos recompensar, e se nós nos arrependermos dos nossos pecados ele nos perdoará.

Mateus Luiz Oliveira Nogueira.

Anônimo disse...

essa terra já estando corrompida não adianta ter essas soluções fúteis policia autoridades nesse tempo podem ate piorar oque já esta acontecendo Deus vai vir mas vai a ver muito mais sofrimento oque adianta uma solução passageira mas adianta esperar e acreditar na solução eterna.
Henrique Weck Schlichting 8°ANO

Anônimo disse...

Porque será que buscamos tanto a felicidade em coisas pequenas? A real pergunta é porque trocamos DEUS pelo mundo??! Afinal estamos buscando o que nesse mundo? E a quem? Sinais da volta de Jesus estão ai ,vemos, ouvimos e até somos vítimas de coisas que realmente apressam a sua volta. Talvez nos deixamos passar por despercebidos ou apenas não queremos ver que o mundo está totalmente corrompido ,as pessoas dão mais importância a coisas do mundo do que coisas de DEUS!! Realmente Jesus deve voltar logo , pois como seres humanos pecadores não aguentaremos por muito tempo ficar nessa terra ,e devemos ter a esperança de que ele nos preparou um lugar muito melhor onde não haverá pranto nem dor e o choro não mais existirá .
Ellen Ramos Amaral 8ºANO

Anônimo disse...

O mundo está tomado pelo pecado, e por isso é muito comum ver na televisão crimes, violência e mortes, que acontecem o tempo todo no mundo, e por causa disso Deus retornara para buscar as pessoas que foram boas, e que sempre fizeram o que é correto, mas também pessoas que mataram e praticaram crimes com certeza podem ser transformadas, se acreditarem em um Deus que quer o melhor para eles, e que pode leva-los para o caminho certo e salva-los.
Brian Smolen

Unknown disse...

Bom, O texto diz claramente sobre nossa realidade, dos crimes e da violência, dos perigos que crianças e mulheres tem lá fora.
Adolescentes e crianças veem tudo isso em redes sociais e Noticiários, contando também que dependendo da pessoa(criança) pode poluir muito sua mente.
Eu não escrevi nada sobre Deus, mais acho que quando Jesus voltar ele perdoará todos nossos pecados.

Anônimo disse...

Ver assassinatos e algo comum torturas coisas do tipo... Isso é algo muito normal de uma forma é horrível só que nós nos acostumamos ver coisas do tipo, isso nunca vai acabar até Jesus voltar. Porem, até isso nos temos que aprender a conviver com coisas do tipo. –Gabriel Coelho

Anônimo disse...

Que deus ira nos buscar para irmos pro lar ele prometeu :nova terra,nos quais habita a justiça .e ele disse que nossos dias seriam bons como :guerra,morte,e dor.Na cidade maravilhosa de Deus. Tamilli Machado

Anônimo disse...

Eu achei muito real, porque mostra como o mundo está na atualidade e que não há esperança sem Deus. Ele vai voltar um dia pra acabar com todo esse sofrimento... Não existe outra forma de um mundo tão corrompido ser purificado.
Por isso, devemos estar preparados, pois esse dia está chegando, e não sabemos o dia nem a hora que Jesus vai voltar.Mas podemos ter a certeza de que, se estivermos preparados, vamos um dia morar com Ele na cidade maravilhosa de Deus...
Laura Souza Bomfim

Anônimo disse...

eu gostei muito de saber ,que deus volto a um mundo certamente mal e ruim e sai de um lugar bom,e que deus voltara novamente aqui so que desta para nos levar junto a cidade maravilhosa o mundo perfeito. espero que seja breve
By : Joao Paulo Assis

Anônimo disse...

É bom saber que tem um Deus que se preocupa conosco. Somos indefesos, sem ele nós não sabemos o que fazer. Conflitos e guerras deveram ser evitados para que ninguém sofra. Deus não quer que nos sofremos e sim viver sem preocupações porque ele é nosso pai e deseja apenas o bem para nós.
LUIZ

Anônimo disse...

O texto traz a tona a ausência de Deus e de seus ensinamentos no coração dos Homens. Estamos vivenciando grandes evidencias de maldades, crueldades e incredulidade no Brasil e no Mundo. Violência, miséria, fome, guerras, catástrofes e doenças não fazem parte do plano de Deus. Quando nos criou nos deu amor e este amor não vem sendo compartilhado no mundo de hoje. Deveríamos estar vivendo como irmãos se temos o mesmo Deus. Se a grande maioria das pessoas lessem e seguissem os ensinamentos de Jesus, o mundo, sem dúvida seria ainda o Edém criado por Deus, para que cuidássemos e não destruíssemos. Haverá de chegar o momento, como a própria Escritura diz do dia em que o do Senhor Voltará e o seu amor e justiça prevalecerá na nova Jerusalém, onde todos vivemos transformados e justificados no amor para a gloria do Senhor. E este Reino não terá mais fim. Joao Leonardo Donelli Mazzer.

Anônimo disse...

O texto traz a tona o assunto de que uma das cidades mais famosas do Brasil sofre com o trafico.
Mais como podever ver com ajuda de Deus isso pode mudar .

de:Leonardo Gallo

Anônimo disse...

Toda vez me pergunto se o mundo pode ficar pior do que já esta, e infelizmente a resposta é sim. Mas o lado bom disso tudo é que na Cidade Maravilhosa que Deus esta preparando pra nós, não haverá mais sofrimento, dor, reinará a paz e o amor. Por isso ao invés de ficarmos com medo, devemos ficar felizes pois temos a certeza que o nosso Salvador tem preparado para nós desde a sua última vinda um lugar bom, onde a paz reina. Toda vez me lembro que o maior sofrimento foi pago na cruz, e então pelo seu grande amor fico feliz pois Sua volta esta breve.

Laura Ferelli :)

Anônimo disse...

É, o mundo está desse jeito mesmo. Guerras, roubos, mortes, suicídios, etc. Mais temos muitas coisas que podemos fazer para ajudar a fazer isso acabar. Tem muitas maneiras, mais a melhor delas é seguir o que Deus nos dá chance de fazer aqui na terra. Podemos obedecer ele, obedecer as suas regras e seguir elas. Deus preparou um novo mundo para nós lá no céu, ele está preparando esse novo lar para nós a muito tempo. Então nós temos uma missão a cumprir, vamos obedecer a Deus para que possamos um dia morar com ele lá no céu.

Milena Zermiani Costa.