quinta-feira, 30 de julho de 2009

VAMPIROS E OUTRAS CRIATURAS: DÁ PARA CONFIAR NO SOBRENATURAL?


É aquele velho “papo”: a mocinha chega nova na cidade, sem muitos amigos e se apaixona na escola. Parece tudo muito convencional. Mas esta entrada esconde as descobertas que Isabela Swan fará ao longo da história, sendo a mais importante delas o fato de que Edward Cullen, seu namoradinho adolescente, é um vampiro.

Vira e mexe, vampiros voltam a mordiscar pescoços em Hollywood e hipnotizar cinéfilos. No caso de Crepúsculo, cujo roteiro se acha detalhado acima, tudo começou com uma série de livros, escritos por Stephenie Meyer, que já vai sendo considerada por alguns como a sucessora de J. K. Rowling (a escritora inglesa que fez dinheiro com a série Harry Porter e que anda meio sumida). Curiosamente, Meyer admite que sua inspiração se deu através de um sonho[1].

É certo que investir em vampiros garante sempre bons lucros para qualquer escritor e cineasta. Aliás, criaturas sobrenaturais imaginadas pelo homem parecem fascinar, principalmente em uma sociedade na qual o cientificismo admite como realidade única o mundo físico, dando uma sensação de que falta algo. Neste aspecto, a busca pelo sobrenatural seria uma alternativa às lacunas naturalistas.

Porém, toda busca pelo sobrenatural serve para complementar a experiência humana? Mesmo entre místicos sérios se verifica uma falta de critérios para avaliar as influências sobrenaturais recebidas durante experiências de transe ou similares. De forma análoga, o sobrenatural na cultura pop é dúbio – na série crepúsculo, Isabela percebe que há vampiros bons e maus. É como se a mensagem de várias mídias nos dissesse: “O que vale é uma experiência com o sobrenatural – independente do que seja exatamente o sobrenatural”.

Da ótica bíblica, este recado desperta alguns senões. Fazemos parte de um conflito entre o bem e o mal, forças invisíveis que lutam pela supremacia do mundo (Ef. 6). A Bíblia não esconde que Satanás ronda nosso planeta, na desesperada tentativa de arrastar pessoas para o seu lado (1 Pe. 5:8), usando até mesmo manifestações diversas, e cada vez mais, até seus últimos enganos (Ap. 16:13-14).

Diante de tudo isto, fique atento! Não saia por aí confiando em qualquer coisa que se revele como sobrenatural. Temos de provar os espíritos (1 Jo. 4:1). E como fazer isto? “Quando disserem a vocês: ‘Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos’, respondam: ‘À lei e aos mandamentos! ’ Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz” (Is. 8:19-20, NVI).

A única segurança está em avaliar toda e qualquer experiência – sobrenatural ou não – à luz da Palavra de Deus. Os ataques de Satanás serão fortes, porque ele sabe que estamos no crepúsculo da História. Logo a luz do Salvador nascerá, espancando as trevas. Prepare-se para isto.

[1] Joana Vasconcelos, Stephenie Meyer, A autora de "Crepúsculo", é a nova J. K. Rowling?, disponível em http://jpn.icicom.up.pt/2008/12/05/stephenie_meyer_a_autora_de_crepusculo_e_a_nova_j_k_rowling.html .

37 comentários:

Denis Cruz disse...

Hmmm... Eu acho que conheço o vampiro daquela foto...

Outra coisa interessante sobre Isabela Swan (a protagonista da história) é que ela quer ser uma vampira. Ela quer passar "para o outro lado"; ter uma experiencia real e concreta com o sobrenatural.

Em nivel subliminar (ou seria em nível escancarado mesmo) é um convite para os leitores buscarem experiências sobrenaturais, pois nao há apenas maldade nas trevas.

Novidade? Bah, nenhuma...

Anônimo disse...

EU ACHEI ESSE TEMA MUITO INTERESSANTE E EU CONCORDO.
POIS ELE RETRATA O QUE ESTA ACONTENCENDO.
E MUITAS PESSOAS QUE LERAM ESSE LIVRO TAMBEM ESTAO QUERENDO TER ESPERIENCIAS SOBRENATURAIS.
E ESSE LIVRO RETRATA CERTINHO SOBRE A NOSSA EPOCA QUE TEMOS QUE AGUENTAR AS SETAS DE SATANAS POIS LOGO O SENHOR RESPLANDECERA E VENCERA AS FORÇAS DO MAL.
NOME:DJULIA

Anônimo disse...

eu nunca acreditei em vampiros e lobsomemes e nem em bruxos ,mas satanas existe e ele faz de tudo para te legar para o caminho das trevas , logo logo Jesus ira voltar para levar aqueles que o aseitaram como o seu salvador e satanas sera derotado .eu nunca li o livro do crepusculo por isso eu nao tenho muito o que falar dele mas pelos utros comentaios eu perebi qu esta tentando levar as pessoas para emcontros com o sobrenatural. nome : rodrigo

Anônimo disse...

Achei bem interessante. Ah, e muito legal a foto. Mas não acho que vampiros sejam exatamente seres sobrenaturais, como fantasmas, bruxos ou espíritos, apesar de eles estarem tecnicamente mortos na história(não respiram, coração não bate, são frios, etc.) Só acho um pouco estranho o fato da Stephanie Meyer tem tirado a inspiração pra 5 livros de um sonho...Quem será que deu esse sonho pra ela?
Mas uma coisa não podemos negar:Haja criatividade pra escrever tanto livro!

Nome:Rayssa

Anônimo disse...

Convites satânicos são cada vez mais sutis, é portanto, necessário ficarmos atentos pois sabemos do desespero de nosso arquiinimigo nesses finais de tempo.Em tempo Satanás tem "inspirado" cada vez mais pessoas,não?
Obs: A propósito você ficou muito bem de vampiro...
Bjs
Sonineca

Anônimo disse...

Eu achei super interessante, pois todos que leram esse livro, gostariam um dia de ser um desses vampiros, mas sabemos que não é bem assim.

O texto diz que são coisas sobrenaturais mesmo, mais não passa da vida real. Claro que não é exatamente assim hoje, mas é parecido.Existem as pessoas boas, mas também existem os do mal (satanás) que quer nos levar ao caminho ruim, sugar nosso sangue,e fazer nós o seguir.
Nome: Yali

Anônimo disse...

Bom já li a trilogia Harry Potter, a trilogia crepúsculo e a trilogia Eragon (que é um cavaleiro de dragão que é também um sobrenatural)

Admito que como qualquer um que já leu qualquer dessas trilogias senti vontade de ser qualquer um deles, querendo ser um ser sobrenatural. Essas histórias podem nos fascinar muito pois os personagens fazem coisas que qualquer um gostaria de fazer.

Mas o sobrenatural é Deus e Satanás, dois seres que pode mexer com o natural e aí é que está o problema, pois se fosse só Deus ÓTIMO, mas há Satanás que nos leva ao caminho do mau.

Mas como todos já sabem (ou deveriam saber) Deus irá governar eternamente e levar com ele quem quiser ir.


Nome: Henrique

Anônimo disse...

Confeço que sempre quis estar na pele da personagem de muitos livros que li, principalmente na da protagonista de Crepúsculo. Por causa de problemas pessoais eu vivia a historia todos os dias, lendo e relendo cada um das sagas, cheguei a muitos dias chorar por vampiros não existirem. Muitas pessoas me falavam para parar com essa neoroze de crepúsculo, ateh que um dia eu acordei pra vida, me desliguei um pouco do mundo do sobrenatural,pois minhas notas cairam na escola, nos cursos, parei de frequentar a igreja pra ficar lendo.
Logo que recomecei a frequentar a igreja eu tive mais tempo e responsabilidades para ficar prestando atenção em besteiras como livros, que em tese, querem que a gente consuma mais e mais de seus "produtos" e historia.Mas também tenho que confessar que não parei de ler o livro, mas reduzi significativamente a paranoia da leitura desses livros.
A reportagem foi bem bolada, principalmente para pessoas que são como eu era e vivem do sobrenatural, da mentira, assim como Satanás, que só nos atrai com mentiras!

Nome:Liciane-Ano:8ºA

Anônimo disse...

Achei muito interessante o artigo.Pois ele relata o que esta acontecendo no mundo, muitas pessoas que leram esses livros querem viver o papel destes personagens, bom resumidamente essas pessoas querem viver ao lado de satanas.Todo mundo sabe que não existem esses seres (bruxos,vampiros,lobsomens ...)entaão para quer ser um deles??

Este sobrenatural quer nos levar para o lado de satanas, mais não devemos cair nas tentaçoes pois Deus esta vindo nos salvar de todo esse mal.

Nome: Kirk

Anônimo disse...

Eu achei o texto interessante, pois relata que estamos vivendo num mundo com algumas coisas sobrenaturais, que não exstem.Acredito que esse tipo de coisa é um meio de satanás conseguir pessoas para ele, meio enganar. Acho que devemos orar por isso todos os dias e repreender o mal no mundo, para que satánas não venha tomar conta de nós. Devemos crer que Deus pode livrar o mal deste mundo e nos proteger desse golpe.
Nome: Guilherme

Anônimo disse...

Eu achei o texto interessante, pois relata que estamos vivendo num mundo com algumas coisas sobrenaturais.Acredito que esse tipo de coisa é um meio de satanás conseguir pessoas para ele, meio enganar. O único sobrenatural que existe é Deus, que controla toda a natureza e vida, ele que pode mudar se quiser. Acho que devemos orar por isso todos os dias e repreender o mal no mundo, para que satánas não venha tomar conta de nós. Devemos crer que Deus pode livrar o mal deste mundo e nos proteger desse golpe de enganação.
Nome: Guilherme

Anônimo disse...

Eu achei o texto interessante, pois relata que estamos vivendo num mundo com algumas coisas sobrenaturais.Acredito que esse tipo de coisa é um meio de satanás conseguir pessoas para ele, meio enganar. Deus é o único ser sobrenatural, pois tem poder sobre tudo. Acho que devemos orar por isso todos os dias e repreender o mal no mundo, para que satánas não venha tomar conta de nós. Devemos crer que Deus pode livrar o mal deste mundo e nos proteger desse golpe de enganação.
Nome: Guilherme

Anônimo disse...

Nos dias de hoje devemos tomar muito cuidado com o que a mídia(Jornais,revistas,livros e etc.) nos apresenta, podendo ser informações boas e informações ruins.
Existem pessoas que acham que todas as coisas sobrenaturais são boas e não conseguem ver o lado mal no que lhe está sendo oferecido. Porém o cristão que teme a Deus e conhece as Escrituras Sagradas sabe que Satanás também atua neste mundo e que faz de tudo para enganar as pessoas com aquilo que parece ser bom, por isso devemos ter muito cuidado e sermos críticos e analisar tudo "à luz da Palavra de Deus".
Nome:Caroline

Anônimo disse...

Nos dias de hoje devemos tomar muito cuidado com o que a mídia(Jornais,revistas,livros e etc.) nos apresenta, podendo ser informações boas e informações ruins.
Existem pessoas que acham que todas as coisas sobrenaturais são boas e não conseguem ver o lado mal no que lhe está sendo oferecido. Porém o cristão que teme a Deus e conhece as Escrituras Sagradas sabe que Satanás também atua neste mundo e que faz de tudo para enganar as pessoas com aquilo que parece ser bom, por isso devemos ter muito cuidado e sermos críticos e analisar tudo "à luz da Palavra de Deus".
Nome:Caroline

Anônimo disse...

eu achei legal este tema, tem várias pessoas q acreditam no sobrenaural e tem pessoas q não acreditam, mais a realidade dis q Jesus irá nos buscar e satanas não, satanas só quer o nosso mal , ele fica fazendo vc fazer oq vc não quer fazer,e um sonho da escritora do livro crepusculo gerou muito dinheiro, como o rodrigo disse eu nunca li o livro por isso não sei oq falar , mais esta é minha opinião sobre este tema Nome: Leônidas Ferrari 8°ano A

Anônimo disse...

eu achei legal este tema, tem várias pessoas q acreditam no sobrenaural e tem pessoas q não acreditam, mais a realidade dis q Jesus irá nos buscar e satanas não, satanas só quer o nosso mal , ele fica fazendo vc fazer oq vc não quer fazer,e um sonho da escritora do livro crepusculo gerou muito dinheiro, como o rodrigo disse eu nunca li o livro por isso não sei oq falar , mais esta é minha opinião sobre este tema Nome: Leônidas Ferrari 8°ano A

Unknown disse...

Achei muito interessante esse texto, ele fala toda a verdade!

O nosso mundo esta cada vez mais entrando nessa 'onda' de coisas sobrenaturais. Tenho muitos amigos que entraram nessa onda, confesso que também já li o livro, ele é realmente um tipo de vicio se voce nao esta preparado(a). A maioria dos meu amigos que leram esse livro nao estavam preparados e o resultado nao era agradavel, alguns pararam de terem contato com Deus (orar, ir a igreja, etc.), serem depressivos, nao queriam aceitar o mundo real.

Isso é o trabalho de Satanas, nos levar para o lado ruim!

Mas para mim é só uma forma de distrair minha mente pois sei que o sobrenatural existe mas na minha vida o que predomina é a presença de Deus, é Ele o Senhor da minha vida!
Nome:Heloyse

Unknown disse...

Achei muito interessante esse texto, ele fala toda a verdade!

O nosso mundo esta cada vez mais entrando nessa 'onda' de coisas sobrenaturais. Tenho muitos amigos que entraram nessa onda, confesso que também já li o livro, ele é realmente um tipo de vicio se voce nao esta preparado(a). A maioria dos meu amigos que leram esse livro nao estavam preparados e o resultado nao era agradavel, alguns pararam de terem contato com Deus (orar, ir a igreja, etc.), serem depressivos, nao queriam aceitar o mundo real.

Isso é o trabalho de Satanas, nos levar para o lado ruim!

Mas para mim é só uma forma de distrair minha mente pois sei que o sobrenatural existe mas na minha vida o que predomina é a presença de Deus, é Ele o Senhor da minha vida!
Nome:Heloyse

Anônimo disse...

Hummm... Esse texto falou como o sobre natural esta dando grande lucro nos filmes e livro.De serta forma eu acho que esses filmes sao outra maneira de satanas chegar mais proximo de nos(não posso negar que gosto desse filmes).

A sua foto ficou bem legal.
Nome:Mateus de F. Bueno

Anônimo disse...

Hummm... Esse texto falou como o sobre natural esta dando grande lucro nos filmes e livro.De serta forma eu acho que esses filmes sao outra maneira de satanas chegar mais proximo de nos(não posso negar que gosto desse filmes).

A sua foto ficou bem legal.
Nome:Mateus de F. Bueno

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, hoje em dia vampiros são adorados por grande parte da comunidade em especial os adolescentes, pois quem lê os livros onde menciona um personagem que é "perfeito" as pessoas se sentem encantadas pela raça em geral, fazendo muitas pessoas quererem ser como eles.
Através desses livros podemos ter uma idéia de como as coisas serão, a batalha entre o bem e o mal, temos que nos apegar a Deus e não deixar que Satanás nos convença a segui-lo não importa o quanto forte forem suas investidas.

Nome:Amanda

Anônimo disse...

Acho que como 50% ou mais da população mundial eu nunca acreditei no sobrenatural ou figuras do tipo. Na minha opinião nós devemos apenas acreditar no Senhor que sempra es´ta ao nosso lado e não em figuras lendárias, e eu nunca li nenhum livro da série Harry Potter ou Crepúsculo.

Nome: Matheus Prudêncio

Anônimo disse...

Acho que como 50% ou mais da população mundial eu nunca acreditei no sobrenatural ou figuras do tipo. Na minha opinião nós devemos apenas acreditar no Senhor que sempra es´ta ao nosso lado e não em figuras lendárias, e eu nunca li nenhum livro da série Harry Potter ou Crepúsculo.

Nome: Matheus Prudêncio

Anônimo disse...

Li o texto e axei super interesante a maneira q satanas coloca essas "armadilhas"em nossa mente,de uma maneira bonita e inofensiva,mas no final tudo é menntira,por isso nós temos q cuidar com o q vemos e escutamos,pois o diabo tenta nos atingir de todos os lados.
Mas sabemos q no final quem ira vençer essa luta sera Deus.
vlw galera
Nome:Gabriel

Anônimo disse...

Li o texto,'e axei super interesante,a maneira em q satanas coloca essas "armadilhas"em nossa mente,de uma maneira bonita e inofensiva,mais no final é tudo mentira,devemod cuisar em q estamos assintindo e ouvindo,mais no final sabemos q Deus é q ira ganhar essa batalha
vlw rapaziada,
Nome:Gabriel

Anônimo disse...

Bom esse,tema e um tema que trata da realidade e também da ficção.
Há pessoas boas e pessoas más.
Acredito que Satanas roda sim pelo mundo,mas se nós acreditarmos no Senhor que um dia ira voltar a Terra,não temos o que temer.
Eu acredito no sobrenatural,sim,mas não nessas historias de vampiros,magos,...Essas historias são na verdade, historias de contos,ou ate mesmo livros como crepusculo,ou harry potter.
aluno:Samy guerra
serie:8ano A

Anônimo disse...

Bom esse,tema e um tema que trata da realidade e também da ficção.
Há pessoas boas e pessoas más.
Acredito que Satanas roda sim pelo mundo,mas se nós acreditarmos no Senhor que um dia ira voltar a Terra,não temos o que temer.
Eu acredito no sobrenatural,sim,mas não nessas historias de vampiros,magos,...Essas historias são na verdade, historias de contos,ou ate mesmo livros como crepusculo,ou harry potter.
aluno:Samy guerra
serie:8ano A

Anônimo disse...

Olha éuma Boa pergunta de se responder.Pela minha opinião o filme é muito bom,mais todo mundo não sabe o que tem por traz de tudo isso,Pois sempre deveriamos prestar atençao e pensar se Deus gostaria de que aquela menina virara numa vampira,entaum deveriamos ter muito cuidado nos filme que agente asisti e prestar bastante atenção nas coisas que os personagems falam, e pensar s isso é legal. Mais não esquecão que Deus é o todo poderoso e deveriamos ser guiados por ele.


Nome: Stacy

Anônimo disse...

Olha éuma Boa pergunta de se responder.Pela minha opinião o filme é muito bom,mais todo mundo não sabe o que tem por traz de tudo isso,Pois sempre deveriamos prestar atençao e pensar se Deus gostaria de que aquela menina virara numa vampira,entaum deveriamos ter muito cuidado nos filme que agente asisti e prestar bastante atenção nas coisas que os personagems falam, e pensar s isso é legal. Mais não esquecão que Deus é o todo poderoso e deveriamos ser guiados por ele.


Nome: Stacy

Anônimo disse...

Esse texto, sem dúvidas é interessante. Um ótimo assunto para ser discutido, já que pelos comentários, podemos ver que existem diversas opiniões.

Bem, eu estou do lado do Henrique. Assim como ele, eu li todos os livros da série Harry Potter, acompanho Eragon, e li todos do Crepúsculo, assim como acompanho outras séries.

Não serei hipócrita dizendo que eu nunca quis ser uma espécie de "herói", ser como eles, alguém com poderes sobrenaturais, eu já senti essa vontade.

Porém, uma coisa tem que ser ressaltada. A série Crepúsculo não tem como primeiro tema o sobrenatural em si, mas sim o relacionamento de Bella e Edward, um relacionamento quase impossível, devido ao fato dela ser humana.

Como Denis citou, ela quer se tornar uma vampira, entretanto, todos os vampiros a alertaram, foram contra a sua transformação, e mostraram a ela que se pudessem escolher, seriam humanos.

É claro, não é certo sair por aí pulando de cabeça em qualquer experiência sobrenatural, afinal Satánas coloca armadilhas por trás de muitas coisas, ele pega a verdade e camufla ela com a mentira, tentando seduzir os outros. O certo é apenas termos nosso contato com Deus. Como Henrique citou, o sobrenatural são dois: Deus e Satánas.

Devemos que escolher o lado certo, o caminho da luz, o Deus eterno e único, aquele que nos dará a vida eterna, a salvação. Hoje em dia Satánas procura por suas artimanhas na mídia, tentando nos prender em sua falsas verdades. Eu sei que logo, Jesus voltará, e derrotará Satánas na frente de todos. O mau será extinguido, e aqueles que aceitaram Deus em seu coração, irão para a Morada de Deus.

Que Deus esteja com vocês.

Nome: Eduardo

Anônimo disse...

Gostei do artigo, pois retrata o mundo de hoje ja li varios livros de artistas sobrennaturais e tem pessoas que acham que pode fazer igual o personagem do livro, e isto leva para o lado de satanás mais Jesus nos leva para o lado bom, mas as pessoas que são levadas para o lado ruim é porque elas querem Por que DEUS nos deu o livre arbítrio, a escritora foi bem criativa, mas nem por que ela escreveu sobre vampiro que ela não pode acreditar em Jesus.

nome: yuri

Anônimo disse...

Bom eu gostei bastante desse assunto.
achei legal falar sobre isso pois o assunto do filme(crepúsculo) esta bem na moda e acredito que muitas pessoas que leram o livro e viram o filme tiveram vontade de ser vampiro ou coisa desse tipo, acredito que satanás esta por ai tentando de todo tipo nos afetar e nos levar para o mal caminho com o tipo de jeito como esse de livros com historias que parecem ser inocentes mais no fundo é só mentira mesmo por que só causa vontade de ser um deles mais todos nós sabemos isso nunca ira acontecer coisas desse tipo.


Nome: Lurian.Castilho 8 ano A

Anônimo disse...

Concordo com o professor, não podemos querer colocar a irrealidade de histórias, e querer realizar em nossas vidas.
Mas o sobrenatural é fascinante pois é algo que todos gostariamos de fazer.
Ás vezes não sabemos dividir o que é de Deus e o que é de Satanas.
Mas podemos ter a certeza que um dia Deus irá voltar e nos salvar de todos os males.

Nome: William

Anônimo disse...

Este tema, hoje em dia é muito polêmico, e vem "arrastando" cada vez mais pessoas, que, ILUDIDAS, acabam acreditando em seres sobrenaturais, tais como os vampiros, e as vezes até querendo tornar-se um deles...

Mas, felizmente, Jesus brevemente voltará e nos salvará, nos libertando totalmente de satanás, que nunca se cansa de nos assombrar e tentar fazer nós nos afastarmos de Jesus.

Esse assunto, cujo nome(do filme "crepúsculo" ou a própria palavra "sobrenatural"), intriga muitas pessoas, ainda é meio confuso para muitas pessoas, que ainda não "tiveram a luz de Jesus", mas, o Espírito Santo, nunca deixará de lutar por nós contra satanás, iluminando-os e nos protegendo. Mas, mesmo assim, nunca podemos deixar de ficar atentos com as maldades de satanás, sempre tentando nos afastar de Jesus!

Nome: Matheus Nunes

Unknown disse...

ok vemos na série crepúsculo a velha história da serpente no Édem. Satanás, como de costume, tenta pintar a morte com as cores da vida. é verdade que o tal vampiro não obriga Bella a tornar-se uma vampira. Mas quem disse que Satanás tem pressa? O fato é que, na história, Bella está fascinanda pela morte, ou pela suposta imortalidade. afinal, "é certo que não morrereis..."

Inaià disse...

BOm eu sou uma adolescente..e li crepùsculo..e absolutamente..adoro...mais sim..esse assunto em questão é interessante e foi bom ser ressaltado....o crepùsculo é um livro e uma història encantadora..aonde..(eu mesma).adoro viajar e entra nesse mundo aonde as coisas podem ser reais...aonde por um momento as pessoas podem acreditar alèm da fantasia e em um fato sulreal...mais também... deve saber ah hora de ver ah realidade..!porque naum existir vampiro?..naum digo com super poderes..mais porque não..desafiar ah ciência?..desafiar oque é concreto?..para procurar ah fundo....as pessoas no mundo não tem o prazer e não tem ah vontade de pesquisar..de ir atràz e de ser como uma aventura..(tudo isso parece muito ilusòrio)...mais eu digo no mundo cientifico, aki no real..quem ja não viveu ou ja quis viver alguma esperiência sobrenatural?...vale apostar..e desafiar!

Anônimo disse...

Bom, eu nunca li o livro mas tambem acho que o facto de tentarmos passar por experiencias subrenaturais é tudo impossivel de se provar.

eu sou cristão embora nao seja muito praticante, tambem acredito em Deus e em Cristo, mas admito que dizer que Deus existe ou nao, nao prova sua existencia.

O que quero dizer é que é apenas uma crença que o Homem tem.

Se analizarmos ate msm pessoas que acreditam noutras divindades conseguem milagres, nao pq a divindade delas exista mas pq a força de acreditar nela lhes deu vontade de lutar.

essas coisas do sobrenatural podem ser reais como podem simplesmente ser erros de captação sensorial, pois os nossos sentidos nao sao 100% fiaveis.

acho que o facto de buscarem experiencias subrenaturais sao apenas imaginação e creativdade da nossa mente e nao algo que por desejarmos ela pode acontecer.

É essa a minha opinião