terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PELÉ TERMINA CASAMENTO POR MOTIVOS RELIGIOSOS



Os meios de comunicação estão difundindo maciçamente a notícia de que o casamento do atleta do século, Pelé, com a cantora evangélica (da denominação Batista) Assíria chegou mesmo ao fim. Essa seria uma decisão partida do próprio Pelé, alegando que “Incompatibilidade de agendas” e "excesso de compromissos" acabaram com a relação, segundo foi divulgado por sua acessória de imprensa.[1] Segundo a mesma, o rei teria dito que o processo de separação estaria “sendo concluído amigavelmente”.[2]

A revista Veja, que dedicou a seção “Sociedade” à notícia, apresentou inúmeras razões para o litígio, destacando o fator religioso. Segundo a reportagem, Assíria descobrira possuir uma “ascendência judaica”, passando a estudar o hebraico e passado a “tentar conciliar as atividades da igreja Batista com as da sinagoga”.

Assíria teria declarado à revista que a “única diferença entre as religiões [cristã e judia] é que muitos judeus ainda estão esperando o Messias. Eu creio que Jesus é o Messias, mas isso não faz de mim menos ou mais judia.” Sobre sua separação, a cantora gospel afirmou: “Nada é consumado. Divórcio não é solução, nunca foi nem nunca será.”
[3]

Surpreendentemente, Assíria divulgou em nota que as declarações a ela atribuídas pela revista Veja seriam falsas e que não teria cometido a “deselegância” de tratar “em público o que é privado”. Para a cantora,

“A tentativa da revista 'Veja' de passar uma imagem minha de fanática religiosa é inteiramente absurda. Uma das marcas da minha família sempre foi a pacífica convivência religiosa. Tanto que casei-me em igreja evangélica e meus filhos gêmeos foram batizados em igreja católica. Quanto ao resgate das minhas raízes judaicas, isso é informação velha, de três anos atrás, requentada por profissionais da mídia quem não têm o que dizer.”
[4]

É claro que este caso, com suas especulações midiáticas, comuns em toda história que envolva celebridades, expressa o tipo de conflito que muitos lares enfrentam devido a fatores religiosos. O próprio Senhor Jesus advertiu os seus apóstolos, na ocasião em que os enviou pela primeira vez à uma atividade missionária sozinhos de que as famílias se desuniriam por causa de sua mensagem. “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai, o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.” Mateus 10:21 e 22. Em outro momento, Jesus também declarou: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filho por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e na era futura, a vida eterna.” Lucas 18:29 e 30.

É claro que o cristão não deve provocar intrigas ou prover motivos que façam seu cônjuge insatisfeito. Somos os primeiros a ter a obrigação de cooperar e criar as condições para solucionar eventuais impasses. O apóstolo Paulo aconselha a todos os cristãos que se converteram já casados que permaneçam no estado civil em que foram chamados (I Coríntios 7:17, 20), nunca tomando a iniciativa pelo divórcio quando a questão for divergência de credos, mas santificando o seu cônjuge, na esperança de “ganhá-lo” para Cristo (v. 12-14).

[1]“ Casamento de Pelé com Assíria Lemos chega ao fim”, disponível em http://br.esportes.yahoo.com/13022008/25/esportes-casamento-pele-assiria-lemos-chega.html.
[2] Luciana Franca, “ Ponto Final”, revista Isto É, 20 de Fevereiro de 2008, número 1998, quadro “Gente”, p. 59.
[3] Sandra Brasil, “O rei está solteiro”, revista Veja, edição 2048, ano 41, número 7, 20 de Janeiro de 2008.
[4] “ Ex-esposa de Pelé nega que tenha falado à revista ‘Veja’”, disponível em http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2008/02/16/ult4469u19439.jhtm.

Nenhum comentário: