terça-feira, 16 de junho de 2009

VIDA SEM LIMITE


Em meados da década de 80, o filme Highlander (estrelado por Christopher Lambert) empolgou fãs do gênero de ficção apresentando a história de um guerreiro imortal. Recentemente, mas de uma forma mais cômica e menos emblemática, o longa Hancock também apresentou um super-herói (Will Smith) desordeiro e imortal. Em ambos os filmes, a imortalidade aparece como um peso, tendo em vista que priva a pessoa do convívio com entes amados, os quais envelhecem e morrem, enquanto quem é imortal permanece sofrendo a perda. Na melhor das hipóteses, imortalidade nestes termos se constituiria em um martírio.

Claro que tudo isto não passa de hipótese - imortalidade atualmente representa uma aposta dos bilionários em câmaras de criogenia, na esperança de serem descongelados quando a ciência resolver o problema da morte. A grande questão é: E se não for achada a "cura" para a morte?

Por outro lado, alguns concebem a conquista da vida eterna em termos de fama - como Shakespeare, que pretendia imortalizar-se através de seu verso (o tema remonta à literatura grega; também os membros da Academia Brasileira de Letras são sugestivamente conhecidos por "imortais"). Em todo caso, de que adianta um nome imortal, se o seu possuidor não passar de um montinho de pó guardado no esplendor da sepultura?

Há séculos, a humanidade sonha com a vitória sobre a morte. Por ora, o Ocidente vive anestesiado com as promessas de um consumismo satisfatório, encontrando pouco (ou nenhum) tempo para encarar a realidade do fim. Mas a morte está lá, sorrindo por detrás de um corpo alquebrado pela quimioterapia. Sentimos seu peso sobre os ombros na hora em que um telefonema nos acorda de madrugada. A morte nos separa de abraços amigos e esvazia o lar que construímos; ficamos impotentes cada vez que novas rugas nos avisam que não somos mais tão novos!

Pode Deus resolver o dilema da morte? Certamente que sim! A morte é considerada por Deus como Sua inimiga e Ele a destruirá (1Co 15:26); dessa forma, o mundo restaurado será um ambiente sem a presença e atuação da morte (Ap 21:4).


Bíblia, a imortalidade é precedida por restauração. O afastamento de Deus impediu o homem de ser ou fazer muitas coisas. Mas isso mudará quando o mundo for reestruturado pelo Seu Criador. Por exemplo: o trabalho não será o fardo que se tornou (Gn 3:19), mas uma experiência digna e isenta do desgaste físico (Is 65:21-23). As deformidades físicas serão substituídas por um corpo completamente saudável (Is 35:5, 6), sem traços de envelhecimento ou da vontade corrompida (1Co 15:54, 55). A própria cadeia alimentar, base de interações biológicas, será alterada - carnívoros migrarão para o time dos herbívoros (Is 35:9; 65:25). Desemprego, criminalidade, tráfico de drogas, corrupção política serão banidos dessa nova sociedade (1Co 6:9,10; Ap 21:27).

Nenhum comentário: