quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESTRELAS QUE MERECEM CARINHO


Por minutos intermináveis, a solidão e desalento de Ishaan Awasthi (papel de Darsheel Safary) ganham a tela. Ele se sente culpado porque seu desinteresse pelos estudos o separou dos pais. Não que Ishaan seja vadio ou delinqüente (como chega a pensar seu severo pai). Ele simplesmente tem de lutar contra as letras que dançam à sua frente.

Taare Zameen Par (literalmente, "Como estrelas na Terra", título em Português; 2007) é um filme de Bollywood e traz impressionantes marcas da filmografia indiana (quem está acostumado com Hollywood, sentirá certa estranheza). As animações infantilizadas e personagens caricatas (ora fisicamente feias e impiedosas, ora atléticas e bem-intencionadas) são apenas um lado deste filme emocionante e se justificam (em parte): tudo acontece sob a ótica de Ishaan, um menino de 9 anos que sofre de dislexia. O que agrava a situação é a incompreensão de seus pais e professores.

Tudo muda na vida desconsolada de Ishaan quando um professor substituto de artes, Ram Shankar Nikumbh (interpretado por Aamir Khan, também diretor e produtor do filme) percebe sua deficiência e começa a promover ações em suas aulas para ajudá-lo.

O enredo, de muita sensibilidade, tem o poder de encantar com a mensagem de que todas as crianças merecem ser atingidas em suas necessidades. Os padrões que desenhamos para filhos e alunos são, por vezes, rígidos demais quando confrontado ao potencial que há dentro deles, o qual, em nome de uma idealização de sucesso, pode passar despercebido.

Nenhum comentário: