sexta-feira, 3 de junho de 2011

A MARCHA (IMPERCEPTÍVEL) DOS PINGUINS


Uma equipe internacional de cientistas desvendou o mistério de como os pinguins aguentam o frio quando estão em grandes grupos.

Um vídeo gravado durante o inverno na Antártida capturou durante várias horas a movimentação em ondas no grupo de pinguins.

Ao acelerar as imagens, os cientistas descobriram que as aves se movem de forma quase imperceptível pelo grupo, para que aqueles da ponta, possam se esquentar também. O estudo foi publicado na revista especializada Plos One.

Revezamento

Os pinguins imperadores conseguem sobreviver ao inverno formando grandes grupos e os cientistas sempre se perguntaram como os pinguins nas pontas do grupo se mantinham quente como os do centro.

"Os pinguins precisam se agrupar ou então perderão energia. Se o grupo for muito solto, os pinguins congelam. Mas, se o grupo for muito apertado, eles não conseguem se mover", disse o líder da pesquisa Daniel Zitterbart, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, à repórter da BBC Rebecca Morelle.

O grupo de pinguins foi filmado em Dronning Maud Land, na Antártida, onde as temperaturas podem cair a menos 45 graus e os ventos chegam a 180 quilômetros por hora.

Durante este período, os pinguins imperadores machos ficam em grupos não apenas para manter o calor, mas também para incubar os ovos, já que as fêmeas vão para o mar nesta época.

As câmeras fizeram imagens da colônica a cada 1.3 segundo durante horas para capturar o movimento do grupo.

"A colônia fica parada a maior parte do tempo, mas, a cada 30 ou 60 segundos, um pinguim ou um grupo deles começa a se mover aos poucos", disse Zitterbart.

"Isto faz com que os pinguins que cercam o grupo se movam e, de repente, este movimento atravessa a colônia como uma onda."

O movimento coordenado do grupo é tão sutil, que é imperceptível a olho nu, mas, em imagens gravadas durante um período mais longo, é possível ver o impacto destes movimentos na estrutura da colônia.

As imagens também revelaram que, enquanto a onda atravessa a frente do grupo, alguns pinguins que estão na área saem da colônia e vão para a parte de trás do agrupamento.

Isto significa que, durante várias horas, os pinguins usam as ondas para viajar pela colônia e ter a chance de dividir um pouco de calor.

BBC Brasil

Ao ver esta notícia, dei-me conta de quantos mistérios espetaculares a natureza ainda nos reserva! Sem dúvida, uma inteligência superior coordena esses acontecimentos, atuando nos bastidores da chamada "luta pela sobreviência". Há aproximados 3500 anos, o livro de Jó relatava em seu clímax o impressionante diálogo entre Deus e Jó. As perguntas que o Criador dirigiu ao sofredor são terríveis e desafiadoras: "Onde você estava quando lancei os alicerses da terra? [sic] E os seus fundamentos, sobre o que foram postos?" (Jó 38:5-6, NVI). Todos os detalhes do mundo natural foram arquitetados por Deus e, mesmo com a entrada do pecado, que desfigurou a obra original, ainda é possível ver beleza na imensidão da natureza. Mas o melhor é que o Deus que cuida dos pinguins afirma que se importa muito mais conosco, seres humanos tão egoístas e preocupados! Afinal, nos diz o Senhor, "Não têm vocês muito mais valor do que [eles]?" (parafraseado de Mt 6:26, NVI).

Nenhum comentário: