quarta-feira, 29 de julho de 2009

A DURA SINA DE SER O SEGUNDO


Sorria para a foto, Michael Phelps

Não foi só o nadador Paul Biedermann que não acreditou. O mundo interiro ficou estarrecido quando o alemão, de 22 anos, bateu o recorde mundial dos 200 metros livre, com a marca de 1m42s00. De quebra, Biedermann deixou a estrelinha da prova, o americano Michael Phelps, comendo poeira - ou melhor, gotinhas.

Desde que o tabloide inglês News of the World pegou Phelps com a boca na botija (no caso, com a boca no bong, tubo usado para fumar maconha), uma nódula surgiu na carreira do super-nadador. Até então, Phelps era um fenômeno unânime: os chineses mal deixavam o homem-peixe caminhar pelas ruas de Pequim; pudera - naquela edição das Olimpíadas (2008) foram oito as medalhas de ouro angariadas por Michael Phelps (mais do que todas as medalhas áureas conquistadas pelos atletas brasileiras, somadas todas as modalidades!).

Agora Phelps, seis meses sem treinar, culpando seus maiôs e visivelmente decepcionado, teve de deixar a piscina e disfarçar um sorriso amarelo, sem-graça de todo. Sua frustração encheria uma piscina olímpica.

Lições de Phelps: Na hora do desânimo, nada como buscar o colinho da mamãe

Pensando bem, não deve ser fácil se ver superado. Não apenas por outrem - Phelps ficou aquém de seu próprio tempo, o que é mais duro ainda. Para aqueles que medem sua aceitação por desempenho ou popularidade, o choque se torna maior ainda.

Não é seguro confiar em suas habilidades como medida para a felicidade. Somos mais do que nosso desempenho, por mais impressionante que sejam os números que nos seguem. Uma hora o cansaço, a idade ou as circunstâncias irão diminuir nosso ritmo. Aí nos restará viver do passado ou repensar a forma como nos avaliamos.

Temos de nos lembrar que mesmo Deus não leva em conta nosso rendimento. Ao contrário: Ele nos convida ao desfrute de um relacionamento com Sua pessoa, apesar de conhecer os erros que cometemos. Deus nos convida para andar ao Seu lado, a fim de desenvolvermos uma vida íntegra (Gn. 17:1). E, acredite nisso, o Senhor deseja o melhor para cada filho. "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais", disse o Senhor através do profeta Jeremias (Jr. 29:11).

Nenhum comentário: