quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O OUTRO PASTOR DOS SALMOS


O Salmo 23, com suas metáforas edílicas e promessas de segurança plena mantém-se um dos textos mais conhecidos da Bíblia. O destaque do poema de Davi fica a cargo do Deus-pastor, objeto da confiança do salmista. Entretanto, há no mesmo livro de Salmos a figura de um outro pastor.

Este segundo pastor não conduz a "pastos verdejantes", mas a gramas magras e secas. Ao invés de "águas tranquilas", seu cajado leva o rebanho a riachos turbulentos. Falta a "mesa na presença dos inimigos", porque o próprio pastor é um inimigo. Um pastor que apenas tosquia impiedosamente as pobres criaturas sob sua responsabilidade. Este é o pastor descrito no Salmo 49:14, na primeira metade do verso:

"Como ovelhas, estão destinados à sepultura
e a morte lhes servirá de pastor"
Assim a Bíblia representa o destino de quem confia em si mesmo (v.13). Pior do que um "lobo em pele de ovelha" (o que vem a mente quando Paulo menciona a invasão de "lobos devoradores" no meio dos cristãos; cf.: At. 20:29), é ser conduzido pela prórpria morte. A única solução é aceitar a guia do Bom Pastor que veio "dar a vida pelas ovelhas" (Jo 10:11).

10 comentários:

.;Mariana XD.; disse...

Minha opinião é que:
O segundo homem que o salmo 23 menciona para mim ele não deveria ser chamado de “pastor”, pois um homem que diz: “Como ovelhas, estão destinados à sepultura e a morte lhes servirá de pastor”.
Um homem que prega ciosas ruins para mim não deveria nem ser chamado de pastor.


Mariana Luiza
Seria:9B

Anônimo disse...

Pelo que eu entendi, o texto fala que o destino de quem confia em si mesmo é a morte, pois não prospera e nem cresce tanto materialmente como espiritualmente...Já quem confia a sua vida no Senhor tem prosperidade e vida eterna!

Bruna M. 9°ano B

Anônimo disse...

Acho que os lobos são como pessoas más, que tentam nos afastar do caminho de Deus. E as ovelhas são as pessoas que andam no caminho do Senhor e também o pastor que é Deus que cuida de suas ovelhas e não o lobo.

Beatriz da Silva 9°ano B

Lucas Pinheiro disse...

Deus é o nosso pastor. O destino das pessoas que confiam em si mesmo é a morte. As ovelhas são as pessoas que seguem a Deus verdadeiramente, e os lobos disfarçados de ovelhas são as pessoas que "fingem" seguir a Deus e levam as outras para o caminho errado.

Unknown disse...

Quem não confia em si mesmo, não tem como ir adiante, não tem como lutar pelo que quer, porque essa pessoa está sabendo que não vai conseguir, porque não confia em si mesmo, não acha que pode ir até o fim para conseguir as coisas.
Agora quem confia em Deus, e em si mesmo, vai até o fim, e consegue, porque uma vida ao lado de Deus é muito melhor que uma vida sem Deus.

Júlia Grando 9°b

Anônimo disse...

Quem confia em Deus, tem confiança a si mesmo.
Agora, quem não confia em Deus, não tem como lutar pelos seus objetivos.

Eduarda Favaro 9°B

Unknown disse...

A pessoa que acredita em si tem como destino a morte,e as ovelhas são as que acreditam Deus.Agora a pessoa que mantiver os dois pensamentos acreditar em si com a ajuda de DEUS vai ter prosperidade

Isabelly Amanda da Luz 9ºB

Anônimo disse...

As pessoas que seguem o caminho de Deus são como ovelhas guiadas por seu pastor, e aquelas que pensam que são donos do seu próprio destino e agem de acordo com seus instintos, não chegam a lugar nenhum pois a sua vida é vazia e sem sentido.
Mesmo dentro da igreja existem pessoas que apesar de congregarem com os irmãos não possuem um coração puro e tendem a levarem as pessoas a se afastarem de Deus.

Anônimo disse...

Eu entendi que as ovelhas seguem o seu Pastor,no caso Pastor é Deus e as ovelhas são as pessoas que seguem o seu caminho.
As pessoas que não seguem o caminho de Deus e andam por seus proprios caminhos estes não serão abençoados esperitualmente e materialmente.

Bianca Luliana Mafra 9 ano B

Anônimo disse...

Parabéns pela análise do salmo 23 que é o mais lindo da bíblia

Grande abraço''