segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O QUE TEM DE MELHORAR PARA 2011


Matéria especial, por Joêzer Mendonça

Diz o Ramayana: “Os homens ficam felizes quando veem uma nova estação se aproximar, como se uma coisa nova estivesse para sobrevir”.

As pessoas têm a estranha tendência de achar que o ano novo é uma página em branco e o Réveillon é a lousa onde se escreve as decisões de fazer o que deixou de ser feito. Mas 31 de dezembro não é botão de reset, é no máximo uma tecla de reiniciar, e no dia 1º de janeiro você ainda será você com todos os seus defeitos inconfessáveis e suas virtudes autoproclamadas.

Como será o amanhã, pergunta a canção. Há uma grande probabilidade de o sol nascer e se por todos os dias. Mais que isso não sei dizer. Não sei se a Dilma fará um bom governo, mas acho que sim. Não sei se o Rio de Janeiro terá paz, mas desconfio que ainda não. Não sei se algum brasileiro ganhará o Nobel de Literatura, mas acho que não ganharemos nenhum Nobel de Medicina.

Já existiu algum ano pior do que outro na história? Se pensarmos de forma coletiva, tirando o dia em que o pecado entrou no mundo todos os séculos foram iguais em tragédias e desventuras e também em alegrias e conquistas. Mas é na vida pessoal que sabemos a diferença entre dias e dias. Provavelmente, hoje teríamos algumas atitudes diferentes em relação ao que fizemos ontem.

No entanto, é mais saudável pensar em que como fazer que amanhã seja melhor que hoje. Mas tenha cuidado. Se for melhor apenas para ti, muda de plano. Leva os outros no teu projeto de felicidade.
Nem só da blogosfera vive o web-escriba Joêzer Mendonça, doutorando em Música; ele, que mantém o blog Nota na Pauta, anda à procura de uma editora para chamar de sua...

2 comentários:

joêzer disse...

"uma editora pra chamar de sua" foi ótimo! grande 2011, meu amigo.

douglas reis disse...

Um 2011 de muita confiança em pauta e de outras leituras para você!