terça-feira, 28 de julho de 2009

PAREM AS MÁQUINAS, LIGUEM OS HOMENS



Ontem, o site Opinião e Notícia divulgou a iniciativa de Alon Nirs, estudante de Economia em Tel Aviv (Israel). O rapaz recebe pedidos de oração do mundo inteiro via Twitter e os coloca por escrito nas frestas do famoso Muro das Lamentações (resquício do último templo que os judeus tiveram; foi destruído em 70 d.C., durante a invasão romana).

Cada vez mais, a tecnologia facilita as comunicações, até mesmo entre Deus e o homem. Não é o caso de pensarmos quais os limites para aplicações tecnológicas? Há exemplos toscos: já existem sites católicos que disponibilizam confessionário eletrônico - o penitente até recebe o número de Pai-nossos e Ave-Marias tem de rezar após se confessar!

O emprego de meios tecnológicos pode ampliar a divulgação do Evangelho, mas não deve substituir a interação entre o adorador e o Ser adorado. Do contrário, haverá uma mecanização da religião e ela perderá sua força vital.

26 comentários:

Anônimo disse...

O que mais impressiona é que as pessoas realmente acreditam que esse negócio de se confessar por internet funciona... Acho que não existe mais nenhuma forma além daquela que Deus ensina na Bíblia de se comunicar com Ele, através de Jesus Cristo o único mediador entre Deus e os homens.

by: Júlia

Anônimo disse...

isso é muito ruim alem de todas as pessoas que acreditam nessa coisa toda...
eu acho que nenhuma outra forma é melhor do ir a igreja e ler a palavra de deus..
by:Amanda 7a

Anônimo disse...

Desde o inicio a Igreja Catolica disponibilisa a ideia de que se voce confessar ao padre seus pecados voce esta salvo.Mas isso mudou(nao totalmente) quando Lutero mostrou pela biblia, que só Jesus tem o poder de salvar e perdoar aquele que pecou.O pior é que ainda existem pessoas que acreditam que esse negocio virtual funciona, e tenho certeza que de duas, uma:ou elas nao sabem realmente a verdade, ou entao elas sabem mas nao querem da bola.E o pior de tudo sao aqueles que sabem que Deus existe, mas se dizem ateus, e muitas vezes vivem enganando as pessoas dizendo que Deus nao existe, e muitas se deixam iludir, e acabam acreditando.Na Biblia Deus nos dá a forma pela qual podemos ser salvos, e ainda dá provas de que ele existe, e uma delas é o proprio ar que respiramos.E alem disso, Ele é um Deus dos deuses.

by: Isabel

Anônimo disse...

Eu achei bem interessante pois as pessoas se deixam levar pelas falsas identidades na internet...
Não há nenhuma forma de se comunicar com Deus a não ser, pela Bíblia e nas Orações pois Deus é único Pai do mundo.

by: Louise 7°A

Anônimo disse...

Tipo,eu acho que a internet afasta um pouca ( ou as vezes, muito) a pessoa de Deus. Porque mesmo esta lendo pregações na internet,baixando musicas que edificam a nossa alma, isso não basta, nós temos que ir na casa de Deus. E essa história de confessar seus pecados pela internet, sei lá... isso é muito ridículo. E o que eu acho mais ridículo, é que o homem acredita ainda. Qual quer pessoa pode lá e fazer um site, para as pessoas confessarem seus pecados, e o homem acredita.
E outra coisa, eu acho que se eu que quando eu cometo um pecado e depois eu peço desculpa pra Deus,e se eu tiver mesmo arrependida,
Deus vai me perdoar! E eu não vou preciso ir confessar meus pecados.
E outra que os meus pecados são coisas minhas e não da igreja ou de um padre.


By:Heloísa 7ºa

Anônimo disse...

Eu acho que a nossa tecnologia é muito importante para a nossa comunicação e estudo, mas não devemos nos deixar levar por tudo que vemos...
Amar a Deus é muito importante, pois Ele nos criou com tanto carinho...
Por isso a melhor forma de se confessar para Deus é atravéz da igreja, pois ela é o lar de nosso Senhor e também é o melhor jeito de ficar mais perto de Deus e pedir sua Benção!


by: Mariana 7°A

Anônimo disse...

Eu acho que pra ler sobre Deus tenque ser junto ao livro sagrado pois nada de internet.E para se confessar também nós temos que nos confessar pra o padre não para o computador pois só o padre vai dar a penitencia certa.Tecnologia é otima mais mais pras coisas certas pois não é certo se confesar pela internet.

by: Vitória

Anônimo disse...

A tecnologia é importante mais nao exgeradamente. Acreditar nisso é ruim pois confessar, é para Deus e diretamente para o mesmo e não pela internet.

by Alan

Anônimo disse...

Professor;
A tecnologia realmente ajuda praticamente todas as comunicações, como no caso do Alan.
Realmente concordo com o fato de que nenhuma máquina pode substituir sem consequências o trabalho humano, em nenhum sentido, inclusive no religioso; pois o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, e nenhuma invenção humana pode ser melhor do que uma obra feita pelo criador.
Em minha singela opinião, penso que sempre que possível devemos dar a oportunidade de fazer o anúncio do evangelho ao homem, pois é assim que Deus nos ensina. Porém, creio que em alguns casos, onde não seja possível um contato humano (por exemplo em caso de estarmos com alguma doença contagiosa), devemos sim usufruir da tecnologia, inclusive para confissões.
Concordo que isso não é exatamente o certo, e que existem limites tecnológicos, mas penso que é melhor evangelizar a distância do que não espalhar o amor de Jesus. Se o motivo de precizar usar a tecnologia no lugar do homem for preguiça, concordo com o texto, mas se não houver outra maneira, discordo do mesmo.


by:Letícia K, 7°A

Anônimo disse...

A internet é muito importante, e mas pessoas nao sabem como usala.Nós temos-que apreder a nao só usar para jogar, ou ver sites pornograficos... eles tenque enteder que a internet também serve para aprender a sobre Deus... mas deuses quaisquer como Baal.... muitas pessoas nao fazem a minima ideia como usar a internet, entao enstragam o compudator e ate as vezes as suas ideias porque viram coisas que nao deviam...

A internet é algo muito importante, um dos meis é a comunicaçao que ela nos da...

by:Christian Cromm

Anônimo disse...

A tecnologia ajuda em muitas coisas, na comunicação, no lazer, etc, além de através dela obtermos informações sobre várias coisas que acontecem no mundo, no espaço,etc. O ruim é quando ela passa dos limites, e a internet quer substituir o contato com as pessoas e com Deus.
Devemos ter contato com Deus da forma que Ele imaginou quando fomos criados. Escrevendo no computador há maior possibilidade de não estarmos sendo sinceros com Deus. Qualquer um pode simplesmente fazer um site e falar pregações e coisas erradas sobre Deus e ao mesmo tempo pedir que você confesse seus pecados ou pedir que você peça conselhos a Deus, mas os conselhos virão da pessoa não do Eterno Deus.
A tecnologia pode ser usada para espalhar a palavra de Deus, pois em muitos países perseguidos o melhor meio é esse, você pode ajudar alguém através da tecnologia, mas a melhor fonte é ainda ouvindo isso na Igreja e lendo a Bíblia. Pois o melhor vem da fonte direta de Deus, não do teclado do homem.Além disso, devemos ser cautelosos com a Internet, pois o bem e o mal não se misturam e realmente a maior parte das coisas na web são obras do diabo.
Deus nos diz que devemos confessar nossos pecados, pedir conselhos, etc, através da própria oração, devemos confiar nEle, e não esperar que a Internet nos diga a coisa certa a se fazer.
Deus é o único mediador entre Deus e os homens, não existe outro. Somente a sua palavra é a verdade.
Concluindo: não podemos deixar que por meios da tecnologia o nosso real relacionamento com Deus se acabe.

by: Sarah, 7° ano A

Anônimo disse...

Realmente a tecnologia esta cada vez mais, substituindo todas as coisas...
mas o seu contato com Deus deve ser direto dem nenhuma intervenção,
seja esta o seu pastor, padre, pae,etc.
A tecnologia não ira resolver o seu problema e nem mesmo te perdoar mas eu sei que também ir na igreja e pedir para q seu lider religioso te perdoe também é uma total perda de tempo...

Unknown disse...

Muitas veses a nossa ispiritualidade é perturbada pr esse tipo de coisas,
a internet é muito util mas a unica coisa q nada fai substituir é nosso contato com Deus.
ao qualquer coisa intervir nosso contato nós estaremos nos afastando de deus.
o unico meio de pedir agradecer e clamar perdão a Deus é orando por intermédio de JESUS e não de seu lider religioso.

Anônimo disse...

Muitas veses a nossa ispiritualidade é perturbada pr esse tipo de coisas,
a internet é muito util mas a unica coisa q nada fai substituir é nosso contato com Deus.
ao qualquer coisa intervir nosso contato nós estaremos nos afastando de deus.
o unico meio de pedir agradecer e clamar perdão a Deus é orando por intermédio de JESUS e não de seu lider religioso.

Rafael Rhuan disse...

Muitas veses a nossa ispiritualidade é perturbada pr esse tipo de coisas,
a internet é muito util mas a unica coisa q nada fai substituir é nosso contato com Deus.
ao qualquer coisa intervir nosso contato nós estaremos nos afastando de deus.
o unico meio de pedir agradecer e clamar perdão a Deus é orando por intermédio de JESUS e não de seu lider religioso.

Unknown disse...

As máquinas podem ser bem úteis,mas tem gente exageradamente acha elas ''deuses''. Se você acha isso está ERRADO as máquinas podem facilitar muito a nossa vida, até de mais pro meu gosto,mas o unico e verdadeiro DEUS está no céu com os anjos, Jesus, e alguns seguidores Dele.Esse um DEUS vivo, com sentimentos, com coração,e é para Ele que devemos confesar os nossos pecados atraves da oração.


by:ANA B.

Anônimo disse...

Oi!
A tecnologia está tomando conta de tudo, principalmente a religião, que pessoalmente achava que seria difícil.
O que achei foi que esse tipo de tecnologia não está ajudando no relacionamento entre Deus e nós, pois se através da internet podemos nos confessar e nos relacionar com Deus porquê ir a igreja?que é o pensamento de muita gente.
Se temos um Deus no qual podemos desabafar, porquê desabafar com alguem que não conheço?que realmente é o meu pensamento.
Se nós não falarmos com Deus pessoalmente e falarmos com alguem na internet, onde fica a fé? e o relaionamento entre Deus e você?
Ai ficam essas perguntas.

Thayse Mayra 7ºA

Anônimo disse...

Eu não acredito que se confessar por internet é verdade pois eles podem fazer um site falso e podem postar numa página da internet.
Eu não acredito que isso seja verdade e oque nós devemos fazer é oração e falar com Deusdiretamente sem a internet se interferir...
porque eu posso falar intermediário se eu posso falar com Deus eu prefiro falar com Deus doque ma pessoa que eu não conheço.
By:nathy

Unknown disse...

A tecnologia de hoje é tanta que ate tem sites para confição de pecdos,coisa que deveria ser feita a Deus diretamente em forma de oração mais pessoas usam a tecnologia pra facilitar a vida das pessas tentando aprocimalas através da tecnologia,mas as vezes no entanto acabam afastando pois de certa forma as pessoas usam os sites mais acabem não falando com Deus em oração.
Os sites acabam as vezes afastando-nos de Deus do que sua intenção que é aprosimar.
by:Eduardo 7° ano A

Anônimo disse...

O bom aproveito da tecnologia é muito importante, assim como o uso dela como instrumento missionário. Mas substituir os cultos ou até mesmo "os homens" como diz o título, é um exagero e eu discordo completamente. O confessionário pela internet é abuso total e os pedidos de oração eu acharia melhor aqueles papéis de colocar na caixinha!

Gabriela 7ºA

Biela disse...

O bom aproveito da tecnologia é muito importante, assim como o uso dela como instrumento missionário. Mas substituir os cultos ou até mesmo "os homens" como diz o título, é um exagero e eu discordo completamente. O confessionário pela internet é abuso total e os pedidos de oração eu acharia melhor aqueles papéis de colocar na caixinha!

Gabriela 7ºA

André disse...

É verdade a internet é bom para saber de Deus e tudo mais, mas não até chegar ao ponto de se confeçar pela internet.
Acho que deveriam acabar com essa coisa de se confeçar no computador, porque se não as pessoas fazem isso e acreditam que estão curadas.

by:André 7ºA

Anônimo disse...

Eu acho que esse texto diz que hoje em dia a tecnologia esta tomando conta do "mundo". Os homens estão coda vez mais usando a tecnologia para tudo e isso influencia muito na vida espiritual deles...Eles não tem mais comunhão com Deus, não vão mais nos cultos, as famílias só brigam, pais matam filhos e filhos matam pais, etc...
Mais o que nós devemos focar na nossa vida aqui na terra é Deus, para um dia irmos para o céu e se a gente ficar se envouvendo muito com a tecnologia podemos nos afastar muito de Deus.

By: Leticia Clebsch 7ªA

Anônimo disse...

Entendo que muitas das vezes o ser humano se esquece que Deus é uma Pessoa que vê, ouve, ama, se importa conosco. Se fosse dedicado a Deus o tempo que se gasta no computador, agente saberia bem melhor a importância e o lugar que cada um deles merece no nosso dia-a-dia.
A tecnologia é importante e deve ser usada, quando necessária, mas sempre para servir como ferramenta para edificação em todos os aspectos da vida. Temos que ter cuidado para nos ajoelhar somente diante de Deus.
Manuela- 7ºA

Unknown disse...

Também fiquei de cara que eles acreditam nessa de se confessar pela internet, nós devemos nos confessar para Deus e pedir perdão a Ele.
Realmente a internet é uma coisa muita boa e útil para todas as pessoas hoje em dia, pórem tudo sempre tem os seus limites...


De: Victor Estauti

Anônimo disse...

Com os anos se passando,tudo vai almentando desde metodas da medicina,navegação,tecnologia,armamento e o mais importante o evangelho.
A tecnologia revoluciona o mundo e por um lado até a propagação do evangelho,como em alguns países em que a Biblía é proibida,mas esse site catolico por um lado é um sarro pois como uma maquina pode te dar o numero de ave-maria e pai-nosso para nos sermos perdoados,se nenhum ser humano pode julgar ninguem imagine uma maquina de computador !Será que as pessoas que usam esses sites catolicos de não sabem que o unico perdão só se encontra se a pessoas se arrepender de coração ? E não com repetições ?
Deus se comunica conosco com sua palavra (Biblía) e com nos conversando com ele todos os dias orando,que eu saiba Deus ainda não fez seu msn e seu orkut para nos podemos conversar com ele pelo computador.
A internet é bom sim mas nos não devemos deixar ela guiar nossa vida espiritual,pois isso pode ser uma armadilia se Satanas para nos afastar de Deus.

João Pedro Alves Neto