domingo, 15 de dezembro de 2013

APENAS FAÇA COMO JADEL


Há alguns anos, um comercial da Nike trouxe a trajetória do atleta Jadel Gregório em uma disposição que lembra os versos de um poema (principalmente aquele tipo de poética concisa e "seca" da segunda geração modernista, à La Drummond ou João Cabral de Melo). O texto reza o seguinte: "Eu nasci pobre. / Fui criado sem pai. / Eu andava na rua e as pessoas / mudavam de calçada. / Eu me converti ao islamismo num país católico. / Escolhi o salto triplo na terra do futebol. / Eu podia ter desistido. / Pare de arrumar desculpas."
As primeiras linhas sugerem não só uma situação desfavorecida, mas nada promissora. A seguir vêm duas decisões incomuns, contrariando o que seria esperado e, de certa forma, antecipando que o curso da vida do depoente será igualmente incomum. A seguir, uma recapitulação do que seria o natural - desistir em face da adversidade. O arremate traz a exortação para que se siga o exemplo de coragem do atleta.
O curioso no anúncio é a associação da mudança de religião com a coragem de fazer diferente, um apelo adequado à mentalidade pós-moderna, que prefere o exótico ao convencional e valoriza a escolha pessoal. Com isso, sobra pouco espaço para se questionar se a escolha, independentemente de sua originalidade, foi acertada ou não passou de um equívoco. E parece-nos que esse questionamento descartado pela disposição do século 21 é justamente aquilo que mais importa. Afinal, a coerência com realidade (tanto em termos de aplicabilidade, quanto de consistência lógica) é um teste melhor para uma estrutura religiosa do que o fato de ela ser incomum.

Outro aspecto que salta aos olhos: a associação de valores (coragem para vencer, ser diferente) com produtos comercializáveis (um tênis). Como se um dos quesitos para se ter aqueles valores fosse o consumo desses determinados produtos. Os bens são vistos quase como peças de encantamento, que garantam virtudes essenciais. Assim, a menção às estruturas religiosas dentro do anúncio fica obliterada; não importa, no fim das contas, ter essa ou aquela religião, desde que você mostre coragem, seja diferente, mude sua história e calce os tênis Nike. Apenas faça isso.

Nenhum comentário: