domingo, 1 de dezembro de 2013

DEUS ENTENDE, MAS...



Balaão, o vidente de aluguel, acabou constrangido devido às advertências do Anjo (Nm 22). Por mais que o seu coração desejasse as recompensas oferecidas pelo rei Balaque, sabia que a desobediência seria fatal. Ainda assim, tentou convencer Deus a amaldiçoar o Seu povo. “Balaão disse a Balaque: ‘Construa para mim aqui sete altares e prepare-me sete novilhos e sete carneiros’”. (Nm 23:1).
Repare na quantidade de animais – para que tantos? Balaão achava que o número impressionaria a Deus. Na mentalidade pagã, a quantia, não a qualidade, aplacava os deuses. Contudo, nenhum sacrifício, por mais volumoso que tenha sido, jamais substitui a obediência exigida pelo verdadeiro Senhor.1
Inspirado nessas palavras penetrantes foi composto o hino Obedecer é melhor (Hinário Adventista, no 525), cuja primeira estrofe e refrão dizem solenemente: 
Obedecer é melhor do que sacrificar;
Melhor é sempre atender a Deus e alei guardar. 
A Deus com fé, nossa alma volvamos,
À sua lei, obedeçamos,
Pois obeceder é melhor do que sacrificar,
Melhor é sempre atender a Deus e a lei guardar. 
Nada compensa o dever não cumprido. Fuja da tentação de barganhar com Deus. Somos experts em imaginar que somos exceções às regras de vida que Deus revelou. Queremos adotar a música que Deus reprova para tentar atrair pessoas a Ele. Ficamos indignados quando o pregador insiste em vincular estilo de vida cristã à questão de vestuário. E quando o assunto é reforma de saúde, é provável que demos boas risadas dos conselhos alimentares em um movimentado rodízio de pizza!
Certa vez, casualmente encontrei um homem que havia frequentado a igreja no ônibus em que estava. Conversamos de passagem e ele relatou que, devido às pressões do empregador, aceitara trabalhar nas horas sabáticas. “Deus entende…”, foi seu frustrado desabafo.

Seja qual for a sua dificuldade para ser fiel ao Senhor, lembre-se sempre: o Senhor sempre nos entende; entretanto, nada pode substituir a obediência. Deus conhece as motivações interiores e nem mesmo a alma mais sincera se acha escusada ao se desviar do dever. 

Nenhum comentário: