quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

UM CURANDEIRO CHAMADO NOÉ


Noé (Noah) chega aos cinemas dia 28 de março de 2014. Com direção de Darren Aronofsky, conta a história de Noé (Russell Crowe), que é mostrado como um homem bom, um lutador, mago e curandeiro que só quer paz para sua família. No entanto, toda noite ele é assombrado por visões de uma enchente sem fim, que simboliza o fim da vida. Aos poucos, Noé entende a mensagem que lhe está sendo passada e se vê na obrigação de preservar a vida na Terra.

No elenco estão também Jennifer Connelly, Ray Winstone, Saoirse Ronan, Anthony Hopkins, Douglas Booth, Logan Lermane Emma Watson.


A revista Veja destacou a nova onda de filmes bíblicos. Muitos deles são livre-interpretações de relatos conhecidos, os quais passam a ser explorados de seu ponto de vista épico ou dramático, descontextualizados de total desinteresse espiritual ou com “liberdade poética” suficiente para prejudicar seu maior objetivo – a instrução na Verdade (Rm 15:4). No caso da nova adaptação da história de Noé, já foi declarado que a intenção é apresentá-lo como místico ("mago e curandeiro"), com preocupações ambientais (magia e ambientalismo? Lembra-se de Avatar?) e também calcado em fontes extra-bíblicas (como relatos sumérios, por exemplo). Alguns nem consideram o próximo lançamento como um filme bíblico (veja aqui). O melhor é passar longe dessas iniciativas gananciosas, que se valem do crescente número de cristãos para vender gato por lebre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de criticar, vai se informar sobre o que esta falando...

O diretor nao somente contou com os ensinamentos que recebeu na sua infancia, como voltou a biblia para que o filme fosse fiel a realidade!

douglas reis disse...

Não costumo responder a anônimos - sempre penso que se o indivíduo não tem coragem de assumir quem é, tampouco deveria receber atenção.

Bem, sobre seu comentário crítico, veja um trecho da reportagem da Veja que mencionei:

No longa Noé, do diretor Darren Aronofsky, é possível esperar certa influência dos mitos babilônicos. O cineasta produziu uma graphic novel chamada Noah: For the Cruelty of Men (Noé: Pela Crueldade dos Homens, em tradução direta), lançada em francês em 2012. O texto da HQ traz um Noé tomado por certa angústia e, sintoma dos tempos atuais, mensagens sobre os problemas ambientais. Aronofsky descreve ali o personagem como um homem “obscuro e complicado”, que carrega em si a “culpa da sobrevivência”.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/a-fe-em-cartaz-hollywood-redescobre-o-filao-biblico

Desculpe-me pela franqueza, mas você ainda acha que isso significa que o diretor "voltou à [espero que não se importe de eu ter acrescentado o acento grave] Bíblia" e que o filme seja "fiel à [ops, outro acento acrescentado!] realidade"?

Depois, eu sou o mal informado...