quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CAIO FÁBIO: DE REFERÊNCIA DE LUCIDEZ EVANGÉLICA AO EVANGELHO SECULARIZADO


Caio Fábio já foi uma das mentes mais íntegras e lúcidas no meio evangélico. Sua voz inteligente e sua produção como escritor tiveram um peso positivo sobre a formação da psique de muitos cristãos brasileiros. 
Desde seu polêmico envolvimento no caso conhecido como Dossiê Cayman, sua vida virou do avesso:  acusações de calúnia, participação em esquema de corrupção e até um relacionamento extraconjugal! Sem dúvida, o líder presbiteriano sofreu de tudo um pouco, mas parece ter recuperado algum espaço na mídia religiosa, exercendo sua conhecida liderança e influência.
Um programa televisivo do líder religioso trouxe sua polêmica posição a respeito de sexo extraconjugal. Respondendo a um rapaz que lhe perguntava se estava em pecado, Caio Fabio disse que não poderia julgar o envolvimento do rapaz com uma moça, com a qual se relacionava sexualmente, embora fossem apenas namorados. A declaração contraria o claro “assim diz o Senhor” (Ex 22:16).
Além disso, nãos e trata de julgamento: a verdade bíblica é propositiva, ou seja, ela encerra princípios que podem ser aplicados e que devem influenciar toda a vida. Ao fazer apologia à tolerância pós-moderna, Caio Fábio apenas consegue mostrar um certo humanismo que o espírito dessa época acobertaria com simpatia. Acolhimento faz parte, mas alienado de instrução bíblia serve apenas para acalentar o pecador, fazendo com ele não veja necessidade de se arrepender, o que seria sua única esperança.
Pois é, Caio Fábio, quem o viu, quem o vê…


Nenhum comentário: