quinta-feira, 21 de maio de 2009

GUARDA DO SÁBADO SERÁ PRESERVADA NO ENEM 2009

Brasília, DF... [ASN] Na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, o líder de Comunicação e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para a América do Sul, pastor Edson Rosa, e o advogado da Igreja para a mesma região, doutor Luigi Braga, estiveram em reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, doutor Reynaldo Fernandes. Este é o órgão responsável pela aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O motivo do encontro foi encontrar uma alternativa para os adventistas que irão participar do ENEM, nos dias 03 e 04 de outubro deste ano, já que a data envolve um sábado. Também participaram do encontro o chefe de gabinete João Marcos Martins, e o deputado Charles Lucena.


Durante a audiência foi feita uma solicitação no sentido de que na normativa para aplicação do ENEM conste a necessidade de existência de uma sala onde os guardadores do sábado possam ficar reservados até o horário do por do sol do sábado, dia 03, quando então, farão a prova.

O presidente do INEP aprovou o pedido que será incluído na normatização do ENEM. Para o pastor Edson Rosa, “trata-se de uma conquista junto ao Ministério da Educação que permite a liberdade de consciência. Nossos alunos terão o direito de guarda do sábado preservado e poderão participar tranquilamente desta seleção”. O pastor ainda acrescenta que “assim que tivermos a normativa em mãos vamos divulgá-la”.

Já está agendada uma segunda audiência com o doutor Reynaldo Fernandes, quando, em entrevista, ele dará maiores esclarecimentos sobre o a importância do ENEM e o direito de consciência que deve ser preservado.
O ENEM é um exame individual, de caráter voluntário que, a partir deste ano, deixará de ser apenas um instrumento para avaliação, e passará a ser adotado como válido para ingresso na universidade. [Equipe ASN – Márcia Ebinger e Edson Rosa]

Nota: Apesar de não ser definitiva, a situação aponta um resultado favorável para aqueles que entendem ser o sábado um dos mandamentos de Deus (Ex. 20:8-10). Contudo, é necessário que continuemos orando. O processo de ingresso no Ensino Superior passa por uma transição, prevendo a substituição do Vestibular tradicional pelo exame do ENEM. É de capital importância que sejam dadas oportunidades aos guardadores do sábado de se submeterem ao exame, a fim de que possam chegar à faculdade. Tenho muitos alunos adventistas no "terceirão" e venho orando por eles. Deus ilumine os líderes de nossa nação para não prejudicar aqueles que, por amor a Deus, decidiram obedecer Seus mandamentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus uma conquista, mas seria interessante continuarmos orando, pois se passarmos o dia numa sala reservada para fazer a prova só a noite, será muito desgastante. O ideal seria a troca do dia da prova...

MI disse...

Precisamos realmente orar, pois ficar aguardando o sábado se pôr em um sala de espera para então realizar uma prova é colocar em opróbrio a causa de Deus, jamais deveríamos nos submeter isso. Deus sempre abre portas quando é preciso.