O site HQ Maniacs divulgou uma lista com os indicados ao Eisner Awards 2010, que premia as melhores HQs. Na categoria de melhor adaptação, entre os indicados, aparecem Charles Darwin´s On the Origin of Species: A Graphic Adaptation, adaptado por Michael Keller e Nicolle Rager Fuller (Rodale) e Gênesis, de R. Crumb (Norton).
Esse último trabalho saiu no Brasil publicado pela editora Conrad. Pude conferi-lo no início do ano. Por mais que Crumb afirme fidelidade ao texto, à guisa de introdução ela fala dos erros intencionais dos tradutores, como se o fato dele ter retratado a história bíblica o promovesse à exegeta! Além do mais, o cartunista não se exime de criar cenas de alto teor erótico, dando a impressão de que os patriarcas eram nômades africanos, que viviam para o sexo e matança.
Sem dúvida, seja quem for o ganhador dessa disputa (no caso de uma das duas obras sagrar-se vitoriosa, sem levar em conta as demais concorrentes), a verdadeira vitória caberá ao espírito pós-moderno: afinal, ele se municia de bases evolucionistas (embora não endosse o Evolucionismo de forma acrítica) e reduz a Religião à Antropologia.
Leia também: Deus não está escrito nos gibis
Nenhum comentário:
Postar um comentário