terça-feira, 6 de outubro de 2009

ESPIRITISMO + SENSUALIDADE + VIOLÊNCIA = HQs de Todd McFarlane

McFarlane: o de sempre, na mesma quantidade
Conheci o trabalho do artista canadense Todd McFarlane quando eu ainda era um garoto apaixonado por HQs. Na época, fez-se muita propaganda de seu trabalho com o Homem Aranha, a ser lançado no país. Quando saíram as primeiras edições, o formato não contribuiu para uma apreciação justa do trabalho do desenhista. Posteriormente, títulos como Homem-Aranha Anual 1, a minissérie Tormento, entre outros, dentre os quais alguns saíram em formato americano, mostraram o rebuscamento de McFarlane.

Tanto ele quanto o sul-coreano Jim Lee (famoso por desenhar X-men) possuem uma peculiaridade: "carregam" as cenas quantos aos detalhes, o que mormente chega a ofuscar o próprio desenho. Não raro, as expressões faciais se mostram envelhecidas no trabalho desses dois grandes artistas da década de 90.

Juntamente com outros desenhistas de comics (sobretudo, oriundos da Marvel), McFarlane e Lee fundaram a Image Comics, que, na prática, funcionava como uma clonagem em massa de heróis clássicos (como Hulk, X-men, Wolverine, Motoqueiro Fantasma, etc). Não apenas a aparência, mas até enredos eram emulados de outros quadrinhos descaradamente. Nesta fase, dono de seu próprio nariz, Todd McFarlane resolveu criar sua própria personagem: Spawn, a cria do inferno, perseguido pela "anja" sensual Ângela.

Depois de algum tempo usufruindo dos lucros de suas criações, agora McFarlane volta à ativa: o site HQ Maniacs informou que, em parceria com o escritor Robert Kirkman e o desenhista Greg Capullo (que o substituiu na arte de Spawn), Todd McFarlane lançará Haunt. Um preview divulgado pela Image mostra que a velha fórmula "Espiritismo, sensualidade e violência" será seguido religiosamente: Haunt, atormentado pela alma de seu irmão, procura desvendar sua morte e, de quebra, se vingar! Bem original, não?

Nenhum comentário: