segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A BELEZA DE SER (CORRETAMENTE) BATIZADO

No tradicionalismo do Papa Bento XVI, não faltam oportunidades para incutir na mente dos fiéis que a única forma de ser autenticamente cristão é ser um católico, e, como católico, seguir a risca as tradições da igreja. Entrementes, muitas dessas tradições interferem grosseiramente na compreensão da verdadeira mensagem bíblica. Nesse caso, ser um católico tradicionalista implica em abandonar princípios cristãos!

Um exemplo: ao rezar ontem o Angelus, na praça de São Pedro (Roma), o pontífice declarou: “Não por acaso, de fato, cada batizado adquire o caráter de filho a partir do nome cristão, sinal inconfundível de que o Espírito Santo faz nascer ‘de novo’ o homem, a partir do seio da Igreja [leia-se: “Igreja Católica”].” A declaração valoriza a prática católico-romano do batismo infantil, enfatizando que ela “faz nascer de novo” a criança.

Obviamente, mesmo uma leitura superficial do Novo Testamento esclarecerá que nenhuma criança foi batizada. O batismo de Jesus, exemplo ao qual Bento XVI alude, se deu quando o Senhor contava cerca de 30 primaveras (Lc 3:23). Mais ainda: entre as condições para o batismo, aparecem crer e se arrepender (Mt 3:6, 11; Mc 16:16; At 2:38, At 16:31), coisas que recém-nascidos e crianças muito pequenas são incapazes de fazer sozinhas e que não pode ser feito por procuração (por pais, padrinhos ou familiares). Batismo infantil é prática anti-bíblica.

Bento ainda arremata: “Gostaria de encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de ser batizados e pertencer à grande família de Deus e a dar testemunho alegre da própria fé, a fim de que esta gere frutos de bem e de concórdia”. Certamente, o apelo é parcialmente correto. Deus quer que todos sejam batizados e pertençam à sua família, vivendo para ele. Concordo com isso em gênero, número e grau! Entretanto, esse batismo apenas terá validade se for realizado da forma bíblica, por imersão, desde que cada um possua idade suficiente para decidir por si próprio.

2 comentários:

junia.soares@gmail.com disse...

Sustente suas conviccções, suas opiniões e sua fé por si mesma. E atraia visitantes assim, desta meneira.
A maioria dos protestantes utilizam palavras chaves como:católico, catolicismo, igreja católica, papa etc para atrair ou direcionar leitores para seus sites ou blogs.

Pare!!! Sustente sua atrgumentação sem atacar ninguém!!!! Falta-lhe assunto para atrair leitores e mantê-los em seu blog ou em suas suas igrejas? Essa é uma notícia que interessa apenas aos "CATÓLICOS" não é endereçada a você adventista ou quem não é um Católico. você se acha mesmo no direito de JULGAR, criticar, ironizar ou ao menos comentar sobre os rituais católicos??? Se você "acha" que o batismo só deve acontecer na idade adulta, vá vivenciar a sua crença a sua forma de pensar NA SUA COMUNIDADE! Não seja pretensioso de pensar que a sua fé adventista é a "verdadeira" e correta forma de interpretar a Bíblia.

E se você, se autodenomina "CRISTÃO" você DEVE OBRIGATORIAMENTE seguir um ensinamento básico de Cristo: "Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós"

Volto a ratificar, sustente suas verdades, suas opiniões e sua fé por si mesmas.SEM COMPARAR OU APONTAR OUTRAS FORMAS DE INTERPRETAR A BÍBLIA!!!
Seu espertinho...Não utilize palavras chaves como "católico, catolicismo etc para atrair ou direcionar leitores para seu blog. Vocês são comensalistas!

Sempre tem um "protestantezinho" arrogante apontando o dedo e apedrejando o que vocês "julgam" ser "erros" para se autointitular os "corretos"!!!

Vá orar para o seu Deus, vá fazer o que você considera que Ele quer que você faça, seja um ser humano digno diante de Deus! Vá evangelizar quem, assim como você, escolheu ser adventista.

douglas reis disse...

Cara Junia,

Os protestantes não precisam de tais expedientes para atrair pessoas, porque crescem mais do que os católicos, estatisticamente.

Quanto ao que Cristo ensinou, basta verificar que no mesmo capítulo 7 de Mateus o Mestre também afirmou que deveríamos reconhecer os falsos profetas pelos seus frutos; em Mateus 15, condenou os líderes de sua época por ensinarem doutrinas falsas, substituindo a palavra de Deus pelas suas tradições; em Mateus 23, Jesus novamente condena os líderes religiosos.

Você percebe? Jesus não era relativista, não achava que só crer nEle já bastava. Paulo também pensava assim; Ele procurava ensinar toda a palavra de Deus (At 20:18-20).

Creio que você, em verdade, está tentando inverter as coisas: é o papa quem tenta impor sobre os demais cristãos doutrinas católicas que não possuem o crivo da inspiração - são doutrinas de homens. Em outros termos: desafio você ou a me provar que crianças podem ser batizadas, de acordo com a Bíblia, ou a ser honesta a ponto de mudar suas crenças e conformá-las com a Bíblia.

Fique em paz.