quarta-feira, 26 de março de 2008

O SEGREDO DO FRACASSO (OU POR QUE RONALDINHO NÃO JOGA MAIS NADA?)


A edição de Fevereiro da revista Placar trazia uma matéria que questionava os motivos e mitos em torno da queda quanto ao rendimento do jogador Ronaldinho Gaúcho.[1] Antes considerado o melhor do mundo, a partir da copa de 2006, o craque da Seleção e do Barcelona da Espanha tem estado cada vez mais em baixa. Até então, apesar de tantas especulações, ninguém sabia o real motivo da desmotivação do Gaúcho.

Agora, segundo o jornal espanhol Marca, o Barça estaria farto das noitadas do jogador brasileiro.
[2] Outro jornal espanhol, o Sport, teria dito que há poucas chances de Ronaldinho defender a camisa azul-grená até 2010 (quando venceria seu contrato); para o clube, ou o jogador mudaria seu comportamento de maneira radical ou se veria obrigado a deixar o time. Isso porque Ronaldinho “passou a ser filmado e fotografado pela imprensa espanhola em discotecas na cidade balneária de Sitges, onde mora, a 20 quilômetros de Barcelona (onde vivia Romário quando atuava no clube)" [3].

O caminho encontrado pelo Barça é negociar o passe do ex-craque com a Inter de Milão, possivelmente até o meio do ano. As informações garantem que o “ Barcelona não dificultará a negociação, que deverá ser fechada por 60 milhões de euros, aproximadamente R$ 162 milhões. O Barça teria pedido a inclusão do goleiro Júlio César no acordo, mas o presidente Massimo Moratti teria recusado a proposta, aumentando o valor oferecido pelo meia.”
[4] De qualquer forma, será outra negociação milionário do mundo do futebol.

O mais triste dessa história é que a carreira de um dos jogadores mais habilidosos da atualidade está escorrendo pelo ralo por causa da gandaia. Usando metaforicamente o preparo dos atletas de seu tempo, o apóstolo Paulo afirma que “[…] se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.” (II Timóteo 2:5); claro que todo jogo tem suas regras e quem se submete a elas deve estar consciente de seu próprio preparo e condições físicas para o esporte.

Também é de se pensar que o cuidado com o nosso corpo, criado por Deus e dado a nós para que cuidemos dele, precisa ser encarado como uma responsabilidade sagrada (I Coríntios 10:31). Esportistas ou não, todos devemos respeitar a verdade de que nossos corpos são santuário de Deus – e que o próprio Senhor pedirá contas do uso que fizermos de nosso corpo (I Coríntios 6:18-20).

[1] Revista placar, mês de Fevereiro, edição 1316. A matéria está disponível on-line: http://placar.abril.com.br/materias/1315_ronaldinho/ .
[2] “El Barça se harta de las noches de Ronaldinho”, disponível em http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/1a_division/barcelona/es/desarrollo/1104286.html.
[3] “Barcelona quer saída de Ronaldinho, dizem jornais espanhóis”, disponível em http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp146103,0.htm.
[4] “Ronaldinho perto do Inter, diz site”, disponível em http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL362627-1305,00.html.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pessoa com tanta fama e dinheiro pode fazer qualquer coisa que quiser e se não estiver preparado mentalmente e espiritualmente provavelmente se perderá nas bagunças drogas bebidas e mulheres , podendo destruir toda uma carreira brilhante.
Adenir.

Cabral disse...

Deus nos fez para que desfrutemos de nosso corpo com sabedoria com coisas que sejam saudaveis, não com festas bebidas e mulheres, como fala no blog sobre Ronaldinho, ele esta acabando com a sua vida e também a sua carreira de jogador, ele com tanto dinheiro e fama por que não ajuda os pobres as pessoas necessitadas em vez que fica jogando dinheiro fora e se estragando.

Jonatha Cabral