terça-feira, 11 de março de 2008

SOBRE AS COISAS TORTAS DESTE MUNDO


E se Deus é canhoto
e criou com a mão esquerda?
Isso explica, talvez, as coisas deste mundo.
Carlos Drummond de Andrade, in Corpo (1984)


No dia 17 de agosto de 2007, completaram-se vinte anos da morte de nosso maior poeta brasileiro de todos os tempos e um dos três maiores – ao lado de Camões e de Fernando Pessoa – da língua portuguesa: Carlos Drummond de Andrade. Que saudades de Drummond. Que curiosidade e dúvida em saber como é que ele transformaria em poesia ou crônica as suas inquietações diante dos absurdos monstruosos presentes em nossa contemporaneidade. Resisto à tentação de divagar sobre tantos aspectos geniais da obra do mineiro genial e passo, agora, a falar um pouco sobre estes três versos tão perturbadores, sobre este pequeno poema transcrito como epígrafe, que leva o título “Hipótese”. O que esta heresia brutal, na visão dos legalistas míopes, poderia acrescentar ao ser humano em geral e aos cristãos, mais especificamente? Muito, muito mesmo.

Para começar, breves explanações artísticas. A arte, em especial, a grande arte, está acima dos julgamentos éticos, morais e religiosos. Para desgosto de muitos, a poesia não vai para o inferno; o Diabo não é pai do rock; as artes plásticas não precisam se converter. Quanto aos artistas, já é uma outra história, aliás, igual pra todo ser humano: tenha um encontro efetivo com Deus, se não quiser conhecer na pele o que é o genuíno aquecimento global. As artes servem para abstrair, servem para conduzir o ser humano ao questionamento, servem para desenvolver o senso crítico e o bom gosto. A boa literatura, como a produzida por Drummond, não deve ser lida apenas em suas linhas, mas também em suas entrelinhas, ou seja, naquilo que não ficou dito claramente, mas subentendido. Um bom poema suscita olhares diversos à nossa existência.

Analisando os versos, do último ao primeiro, às avessas, só pra combinar com o poeta: o poema parte de uma constatação: as coisas deste mundo são tortas, erradas, canhestras. Dificilmente, algum ser humano mais esclarecido ou mais sofredor negaria tal caracterização. Mas qual a razão para tanta desordem? A pergunta dos dois versos traz a resposta: tem-se um Deus canhoto, desajeitado, desajustado, um gauche na vida, como diria o próprio Carlos num outro poema seu.

Pois é, a culpa das desgraças deste mundo é de Deus, que não faz as coisas direito. Tem-se, portanto, um Deus que falhou na concepção, no projeto e na execução deste mundo tão lindo. Ora, estamos então diante da redenção máxima para os erros dos homens: a partir de agora, todas as nossas falhas, das mais banais às mais sérias, podem ser creditadas a Deus, que criou um homem absolutamente irresponsável na gestão de sua própria vida e, com poder nas mãos, mais irresponsável ainda na gestão de outras pessoas, corporações e Estado.

De certa forma, tal avaliação é comumente vista pelo mundo afora, quando supostos intelectuais ou místicos apresentam ao público tão raso de idéias as seguintes perguntas: que Deus é este que permite tantas tragédias no mundo? Que Deus é este que não impediu nem impede as matanças de inocentes e de não-tão-inocentes? Que Deus é este que permite tantos governantes corruptos? Que Deus é este tão cego à injustiça e ao sofrimento de milhões?

De certa forma, ilustre leitor, a resposta é simples, mas dolorida: é o mesmo Deus sistematicamente negado diariamente por, talvez, bilhões de pessoas. É o mesmo Deus que concedeu uma Terra absolutamente perfeita e harmônica ao homem, o qual, por sua vez, resolveu esculhambar com tudo. É o mesmo Deus, tão mal representado e tão deturpado por muitos que se intitulam Seus embaixadores aqui na Terra, amigos íntimos e sabedores de Sua vontade. É o mesmo Deus que enviou o Seu próprio filho justamente para salvar a humanidade e que foi pregado numa cruz, após um trajeto de dor, humilhação e de resignação forçada para que justamente aquelas mesmas pessoas que o mutilavam tivessem a chance de um livramento eterno. É o mesmo Deus que nos deixou os mais sublimes princípios de vida, para que pudéssemos justamente viver em paz, em alegria e em novidade de vida, e simplesmente os ignoramos em nosso cotidiano ou, ainda mais perversamente, o transformamos em pura religiosidade cega e burra.

Aceito a hipótese de Drummond como uma provocação, como um convite à reflexão sobre nosso mundo, sobre nossa fé, sobre nossas condutas no cotidiano. E antes que qualquer verdugo da fé venha a condenar o poeta ou então dizer “ah, precisamos tomar cuidado com o que lemos ou assistimos”, que se relembrem algumas palavras do poema: “hipótese”, “se” e “talvez”. Também compreendo a carga pejorativa atribuída aos canhotos, tão comum em outros tempos – quantos canhotos foram punidos por escrever com a mão esquerda. Mas, ousando discordar de nosso grande Carlos, as coisas tortas deste mundo representam uma super-produção do homem, em parceria com os estúdios do inferno.

Fábio Bettes, professor de Literatura, cristão e canhoto


Leia também poemas cristãos:

68 comentários:

Anônimo disse...

Vitor Gabreel E. Hansen 9 ano

Concordo com esse texto, Deus criou um mundo perfeito e foi escolha do Homem pecar e acabar com tudo.
Mas Deus nos perduou e mandou Jesus morrer na crus para nos salvar, oque nos presisamos é so pararmos e pensar se Deus permite que isso ocorra é porque Ele nos deus liberdade de escolha e muitos escolhem fazer o mau inves do bem.

Anônimo disse...

Bem, Deus é perfeito e criou o mundo tambem perfeito com muitas maravilhas, mais nós homens FALHOS nao sobemos aproveitar isso.
Somos nós quem fizemos as coisas erradas, pois podemos fazer oque quisermos e nem sempre é o melhor,
pois para que podemos fazer coisas certas devemos pedir o conselho de Deus.Assim não tera tantas coisas tortas nesse MUNDO.
Maria Victória

Anônimo disse...

Todos poem a culpa em Deus,mais na realidade a culpa é nossa,Deus feiz o mundo perfeito paraa qe nós aproveitase ele,mais tem pessoas que não sabem aproveita essa liberdade que DEUS nos deu talvez por isso tem tanta coisa torta nesse mundo!
Isabelly Amanda da luz
9ºB

Marina disse...

Deus fez o mundo perfeito, e nós suas criaturas Ele criou perfeito também,à Sua imagem e semelhança, mas essa criatura perfeira, quiz conhecer coisas imperfeitas, e isso não é culpa de Deus. Ele nos deu o livre arbítrio, mas somos nós que fazemos as escolhas!
Se tem coisas tortas nesse mundo hoje, os únicos que têm culpa nisso é você e eu; nós pecadores e falhos, que por nossa escolha somos assim e fazemos com que o mundo seja assim.
Deus fez o mundo perfeito (em cada detalhe), mas nós o fazemos torto.

Marina 9º "A"

Anônimo disse...

É Deus fez tudo perfeito inclusive nós mesmos e por causa do pecado hoje temos muitas coisas TORTAS nesse mundo eu queria muito que Jesus voltasse logo para que todas as coisas TORTAS DESSE MUNDO acabe logo!!! muita gente reclama para Deua sem que ele tenha feito nada!!! Muito pelo aucontrario Ele tenta nos ajudar mais muitas vezes nós que naum queremos prestar atenção nisso o que Deus tenta nos livrar vamos fazer noss parte para não termos mais coisas TORTAS desse mundo.... Ana Fernanda 9º Ano A

amanda disse...

nome:Amanda d'Avila da Silva "9ºB"

Acho que esse texto esta certo pois foi o homem que estragou tudo e nao DEUS foi tudo escolha nossa!!
Porém DEUS é pai e nos perduou e enviou Jesus para morrer na cruz e tirar os pecados do mundo e para mudar isso é so si tocarmos e escolhemos um lugar juanto a ele,no céu junto com todas as pessoas boas e se voce quiser fazer coisas ruins veras o fogo po isso escolhas!!

Lucas Pinheiro disse...

Deus nos criou perfeitos, mas com liberdade de escolha. Infelizmente, nós fizemos a escolha errada, e transformamos o mundo no que ele é hoje. As coisas ruins deste mundo não são causadas por Deus, e sim por nossas escolhas.

Lucas Preischadt Pinheiro

Anônimo disse...

Gabriella Weber 9ºano A

Só pra começar... Deus é Deus! E na concepção de um deus... Ele NÃO ERRA!
Pense: Deus criou um mundo perfeito, escolhemos pecar e dar início à dor e ao sofrimento (coisa que nós mesmos causamos uns aos outros)! Deus sacrificou Seu único filho para a redenção de nossos pecados, e você acha que faria tal sacrificio para nos "salvar" de nossos pecados mas ainda sim para que sofrêssemos num mundo de coisas "tortas" e erradas? Acho que não.
Nem eu, nem você, nem qualquer outra pessoa nesse mundo vai entender como/porque o mundo (em cada um de seus pequenos detalhes, em cada pessoa, em cada lugar) é realmente como é e como Deus age sobre tudo e todos. Talvez a Bíblia nos dê uma idéia disso, mas creio que não somos capazes de compreender.
As vezes (quase sempre para alguns), nos revoltamos e nos rebelamos contra Deus por causa do mundo ser como é. E em nossa revolta fechamos nossa mente para o entendimento e nosso coração para ouvi-Lo! Nos esquecemos, porém, de que se não gostamos do mundo como está devemos tentar mudá-lo, e para isso devemos olhar para nós mesmos, nos corrigir, e mudar a nós mesmos (coisa plenamente possível apenas ao lado de Deus) para aí sim, tentar influenciar as coisas a nossa volta!
Concordo plenamente com Fábio Bettes.
PS: Que comentário mais estranho e gigante! =S quase maior que o texto comentado! =S õ.Ô

Anônimo disse...

concordo com o texto
Deus criou nos e o mundo perfeito e infelizmente o ser humano decidiu destrui-lo matando uns aos outros e etc...

Giancarlo 9ºA

Anônimo disse...

Bom... Acho que ta certo o que ele escreveu.

Estamos destruindo tudo o que Deus deu para gente não estamos sabendo agradece.
Não somos perfeitos. O único que era, aquele que dava valor pelas poucas coisas que conseguiu, veio a Terra para nos ajudar, acabaram matando.
Por qualquer coisa que aconteça na nossa vida que deu errado ou uma tragédia entre outros fatos falamos que a culpa é sempre de Deus que ele é vingativo que ele não perdoa...
E mal paramos para falar “obrigado meu Deus.” Pelo que conseguimos pelo que você pediu muito e aconteceu, pode ser o menor ato possível mais a ultima coisa que fazemos é agradece a ele, sendo que tem gente que em isso faz.
Nome: Mariana Luiza D. da Silva. 9 ano B.

Anônimo disse...

É verdade! muitos dissem hoje que Deus não existe pelo fato do mundo estar como está. Mas tudo isso se originou do pecado. e o mais triste de tudo é saber que Deus mandou seu filho para morrer também por essas pessoas que se revoltam q matam e que odeiam a Deus. e é tão facil se desfazer do pecado é simplismente pedir perdão e muitos mesmo assim escolhem pelo pecado, por isso a liberdade de escolha nem sempre nos garante a escolha é certa!
Bruna Maira 9°ano B

Julia grando disse...

Deus nos criou com escolhas próprias,
umas pessoas felizmente tem escolhas certas, pelo caminho do bem, mas infelizmente outras escolhas erradas, pelo caminho do mal.
A minha opinião é, que Deus não tem culpa dos pecados que o HOMEM fez.
pelo contrário, Deus enviou seu próprio filho, para nos salvar, agora pensar bem, e analizar, quem iria dar seu proprio filho para salvar uma pessoa que não conhece? essa pessoa que fez isso nos ama MUITO³³ e esta é a prova disso.
Acho que devemos agradecer plenamente por tudo que Deus fez por nós, e confiar plenamente nele!


Julia Grando ;@ 9° b

Anônimo disse...

Beatriz da Silva,9 ano"B"

Eu concordo com o texto, não e Deus que faz as coisas erradas somos nos que não sabemos aproveitar o melhor que deus nos dar.Se Deus fez o mundo
perfeito para nos aproveitar ele,mas não e isso que algumas pessoas pensam por isso que a muitas coisas tortas nesse mundo.

Anônimo disse...

Beatriz da Silva, 9º ano B

Eu concordo com o texto. Não é Deus quem faz as coisas erradas, somos nós que não sabemos aproveitar o que Ele nos dá. Se Deus fez o mundo perfeito é para nós o aproveitarmos. Deus nos deu a liberdade de escolher o certo ou errado. O homem escolheu o errado, por que é muita mais fácil do que o certo, por isso que o mundo esta desse jeito. O homem é muito exigente com Deus, mas não com ele mesmo.

Anônimo disse...

Beatriz da Silva, 9º ano B

Eu concordo com o texto. Não é Deus quem faz as coisas erradas, somos nós que não sabemos aproveitar o que Ele nos dá. Se Deus fez o mundo perfeito é para nós o aproveitarmos. Deus nos deu a liberdade de escolher o certo ou errado. O homem escolheu o errado, por que é muita mais fácil do que o certo, por isso que o mundo esta desse jeito. O homem é muito exigente com Deus, mas não com ele mesmo.

Anônimo disse...

Beatriz da Silva, 9º ano B

Eu concordo com o texto. Não é Deus quem faz as coisas erradas, somos nós que não sabemos aproveitar o que Ele nos dá. Se Deus fez o mundo perfeito é para nós o aproveitarmos. Deus nos deu a liberdade de escolher o certo ou errado. O homem escolheu o errado, por que é muita mais fácil do que o certo, por isso que o mundo esta desse jeito. O homem é muito exigente com Deus, mas não com ele mesmo.

Anônimo disse...

Bom... Acho que ta certo o que ele escreveu.

Estamos destruindo tudo o que Deus deu para gente não estamos sabendo agradece.
Não somos perfeitos. O único que era, aquele que dava valor pelas poucas coisas que conseguiu, veio a Terra para nos ajudar, acabaram matando.
Por qualquer coisa que aconteça na nossa vida que deu errado ou uma tragédia entre outros fatos falamos que a culpa é sempre de Deus que ele é vingativo que ele não perdoa...
E mal paramos para falar “obrigado meu Deus.” Pelo que conseguimos pelo que você pediu muito e aconteceu, pode ser o menor ato possível mais a ultima coisa que fazemos é agradece a ele, sendo que tem gente que em isso faz.
Nome: Mariana Luiza D. da Silva. 9 ano B.

Anônimo disse...

Bom... Acho que ta certo o que ele escreveu.

Estamos destruindo tudo o que Deus deu para gente não estamos sabendo agradece.
Não somos perfeitos. O único que era, aquele que dava valor pelas poucas coisas que conseguiu, veio a Terra para nos ajudar, acabaram matando.
Por qualquer coisa que aconteça na nossa vida que deu errado ou uma tragédia entre outros fatos falamos que a culpa é sempre de Deus que ele é vingativo que ele não perdoa...
E mal paramos para falar “obrigado meu Deus.” Pelo que conseguimos pelo que você pediu muito e aconteceu, pode ser o menor ato possível mais a ultima coisa que fazemos é agradece a ele, sendo que tem gente que em isso faz.
Nome: Mariana Luiza D. da Silva. 9 ano B.

Mariana disse...

Bom... Acho que ta certo o que ele escreveu.

Estamos destruindo tudo o que Deus deu para gente não estamos sabendo agradece.
Não somos perfeitos. O único que era, aquele que dava valor pelas poucas coisas que conseguiu, veio a Terra para nos ajudar, acabaram matando.
Por qualquer coisa que aconteça na nossa vida que deu errado ou uma tragédia entre outros fatos falamos que a culpa é sempre de Deus que ele é vingativo que ele não perdoa...
E mal paramos para falar “obrigado meu Deus.” Pelo que conseguimos pelo que você pediu muito e aconteceu, pode ser o menor ato possível mais a ultima coisa que fazemos é agradece a ele, sendo que tem gente que em isso faz.
Nome: Mariana Luiza D. da Silva. 9 ano B.

Anônimo disse...

Eu acho que a culpa não é de Deus, até porque a gente não foi criado para esse sofrimento e essas injustiças todas, o nosso dia a dia (que hoje em dia já é normal vermos tantas mortes injustas, tanta gente sofrendo...) então, Deus havia criado um mundo perfeito, só que o pecado se encarregou de destruir, mas isso ainda vai melhorar pois Deus tem um plano especial para o ser humano, eu só acho q não devemos colocar a culpa em Deus dizendo que ele é canhoto e tudo mais...

Anônimo disse...

eu acho que Deus não tem essa culpa todo, porque ele criou um mundo perfeito e foi o pecado que se encarregou de acabar com tudo, mas isso vai melhorar porque Deus tem um plano especial para o ser humano. o altor fala que Deus deveria ser canhoto por tamanha catastrofes que esta acontecendo hoje em dia, para nos ja esta até ficando normalesses problemas que temos no nosso dia-a-dia. na minha opinião, tudo isso que esta acontecendo é algo que deveria acontecer de um geito ou de outro e deus não é cego nem um pouquinho, porque a natureza é tão perfeita, temos coisas perfeitas nesse mundo na base do possivel! uma grande parte da culpa é nossa há coisas que poderiamos controlar mais não a desgraça é tanta que nem percebemos, uma coisinha dessa talvez não faça a diferença...

Nome: Maria Carolina de Oliveira
Série: 9ª "A"

rafah* disse...

bem esse texto nos mostra simplesmente a nossa própria realidade pois kerenduh ou naum nóix qui abitamos sobre a face da terra e nós ki devemos nos responsabilizar pelos danos causados sobre ela
naum damos o verdadeiruh volor ki deus merece
a maior parte do nosso dia estamos com pensamentos em coisas futeis em vez de estarmos o agradecenduh por estar sempre ao nosso laduh mesmuh quanduh nem lembramos ki eli existe
mesmuh quanduh nossos pensamentos estão em outras coisas
coisas que breve pasaram, enquantuh ki poderiamos estar pensanduh neli
eli ki nos ama a tal pontuh ki deu seu unico filho pra morrer em nosso lugar
DEUS NOS VEZ PERFEITOS E LIVRES PARA PODER ESCOLHER

RAFAELA 9ºA

Anônimo disse...

Eu concordo com o texto! Deus criou o mundo perfeito, mas o homem, não soube cuidar! Hoje, o mundo está assim, porque as pessoas não pensam duas vezes antes de fazer as coisas erradas! Deus nos dá a liberdade para fazermos o que quiser, mas temos que saber escolher!

Paula Pacheco 9ºA

Anônimo disse...

Deus fez o mundo de uma forma tão perfeita, tão delicada, e quem realmente está prejudicando tudo isto, é homem. Deus nos permite fazer o que quisermos, Deus nos deu liberdade, não é por isso também que vamos abusar do que Ele nos dá, o mundo está virando de "cabeça pára baixo", está tudo uma bagunça, e somos nós mesmo que estamos deixando isto acontecer, estamos deixando tudo torto.
Isabella P. Servi, 9ºB

Anônimo disse...

Deus fez o mundo de uma forma tão perfeita, tão delicada, e quem realmente está prejudicando tudo isto, é homem. Deus nos permite fazer o que quisermos, Deus nos deu liberdade, não é por isso também que vamos abusar do que Ele nos dá, o mundo está virando de "cabeça pára baixo", está tudo uma bagunça, e somos nós mesmo que estamos deixando isto acontecer, estamos deixando tudo torto.
Isabella P. Servi, 9ºB

Anônimo disse...

sim eu concordo com o texto, Deus fez a terra pra nos aproveitar o maximo q nois podermos aproveitar pena q o homen nao pensa 2 veses antes de destruir///antonio 9B

Anônimo disse...

Quando erramos e nos acontesse consequencias ruins geralmente colocamos a culpa em Deus.

Nossas escolhas é que fazem o munda ficar assim torto.

Deus criou o mundo perfeito e nós tambem; mas nós mesmos fasemos o mundo ficar assim "torto" com as comsequencias dos nossos atos errados.

Daniel 9º A

Anônimo disse...

Deus criou o Mundo e o ser humano perfeitos,mais com liberdade propria,fazendo de sua proprias vontades sendo assim o homem pecou,errou e continua fazendo isso sempre.Eu axo que o texto tem toda razão,as coisas tortas desse Mundo não é causada por Deus e sim por nos mesmos !
Thainara da Silva [9ªB]

Anônimo disse...

Deus criou o Mundo e o ser humano perfeitos,mais com liberdade propria,fazendo de sua proprias vontades sendo assim o homem pecou,errou e continua fazendo isso sempre.Eu axo que o texto tem toda razão,as coisa torta desse Mundo não é causada por Deus e sim por nos mesmos !
Thainara da Silva [9ªB]

Anônimo disse...

Deus criou o Mundo e o ser humano perfeitos,mais com liberdade propria,fazendo de sua proprias vontades sendo assim o homem pecou,errou e continua fazendo isso sempre.Eu axo que o texto tem toda razão,as coisa torta desse Mundo não é causada por Deus e sim por nos mesmos !
Thainara da Silva [9ªB]

Anônimo disse...

Deus é perfeito,e criou o mundo perfeito,quem fez com que o mundo ficasse desse jeito foi o próprio homem,nós que não soubemos cuidar daquilo que Deus nos deu.Nós não podemos dizer que ele tenha errado alguma coisa sendo que a culpa de tudo é nossa!!

Gabriela Rodrigues

Anônimo disse...

Deus fez o mundo perfeito cada detalhe cada animal cada planta tudo tudo,ele tambem fez eu e você e nos fez muito perfeito tambem,quem acaba deixando as coisas tortas desse mundo somos nos,queremos encontrar erros onde á perfeiçao.ELe nos deus livre arbítrio e podemos fazer o que quisermos,mas nunca podemos esquecer que somos imagem semelhança dele você nao acha?
O unico culpado de deixar o mundo assim torto é eu e você porque DEus fez ele muito mas muito perfeito.
Nome:Caroline Perciavalle ´9 A'

Anônimo disse...

Deus fez o mundo perfeito cada detalhe cada animal cada planta tudo tudo,ele tambem fez eu e você e nos fez muito perfeito tambem,quem acaba deixando as coisas tortas desse mundo somos nos,queremos encontrar erros onde á perfeiçao.ELe nos deus livre arbítrio e podemos fazer o que quisermos,mas nunca podemos esquecer que somos imagem semelhança dele você nao acha?
O unico culpado de deixar o mundo assim torto é eu e você porque DEus fez ele muito mas muito perfeito.
Nome:Caroline Perciavalle ´9 A'

Geraldo disse...

sim concordo com o testo
professor muito bom realmente
so que o homem tem que aprender
a respeitar mais a natureza do
geito que vai nao udrara muito mais tempo a noz
mas bom sim gostei professor
um abraço

by:Geraldo

Geraldo disse...

sim concordo com o testo
professor muito bom realmente
so que o homem tem que aprender
a respeitar mais a natureza do
geito que vai nao udrara muito mais tempo a noz
mas bom sim gostei professor
um abraço

by:Geraldo

joao victor disse...

O mundo é torto por causa do homen
Deus é certo é direito. 9a

Bruna disse...

Deus criou o mundo para nós fazermos nossas escolhas infelizmente escolhemos coisas erradas.
Pense poderiamos estar no meio de muitas maravilhas, sem roubos, poluição ou qualquer coisa desse tipo, mas fizemos escolhas erradas.


BRUNA DE ALMEIDA

Bruna disse...

Deus criou o mundo para nós fazermos nossas escolhas infelizmente escolhemos coisas erradas.
Pense poderiamos estar no meio de muitas maravilhas, sem roubos, poluição ou qualquer coisa desse tipo, mas fizemos escolhas erradas.


BRUNA DE ALMEIDA

Bruna disse...

Deus criou o mundo para nós fazermos nossas escolhas infelizmente escolhemos coisas erradas.
Pense poderiamos estar no meio de muitas maravilhas, sem roubos, poluição ou qualquer coisa desse tipo, mas fizemos escolhas erradas.


BRUNA DE ALMEIDA

Bruna disse...

Deus criou o mundo para nós fazermos nossas escolhas infelizmente escolhemos coisas erradas.
Pense poderiamos estar no meio de muitas maravilhas, sem roubos, poluição ou qualquer coisa desse tipo, mas fizemos escolhas erradas.


BRUNA DE ALMEIDA

Anônimo disse...

Antes de Deus nos criar ele já estava com tudo planejado,para que tudo fosse perfeito!
Deus deu a vida de seu próprio filho para que nós existissemos e tem gente que não sabe agradeçer por isso!
Por isso em minha opnião acho que quem deixa o mundo "torto" somos nós,e não Deus!


Eduarda C. Furtado

DUdahh ;}

Anônimo disse...

Deus nos deu liberdade para fazermos tudo o q quizermos, e ele não tem culpa do homem ser tão "burro" de querer estragar tudo o que ele fez, os seres humanos tem muita inteligencia, mas em alguns aspectos parecem ser tão burros!!!Deus fez o mundo perfeito mas somos nós que o estragamos!!

Eduarda Favaro

Anônimo disse...

Carolina B. Thomé "9°A

Bom,eu acho q muitas vezes nós somos muito ingratos com Deus...Porquê??
porque tudo que acontece de errado,colocam a culpa em Deus,aconteceu um problema,"pq meu Deus!!!" mas não paramos pra pensar,q o culpado de estar tudo dando errado,somos nós mesmos!!
Deus nos dá o livre arbítrio pra fazer o que quiser,sendo isso certo ou errado... talvez seja por isso que hoje no mundo tem tanta coisa erada...
(ñ sei se o q eu disse faz sentido com o texto,mas foi o que eu entendi!)xD

leozinho disse...

Concordo com esse texto. Pois tão botando toda a culpa em deus sem olhar para si e ve que o homem mesmo ta estragando o mundo com pecados e assim acabando com tudo.
Deus confiou tanto no ser humano que mandou seu proprio filho se sacrificar por nós na cruz. O que prescisamos e se tocar um pouco e ver que o ser humano que esta estragando o mundo e não deus. Deus nos deu a liberdade de escolha mas muitos seguem outros caminhos de escolhas erradas desobedecendo a deus e fazendo assim AS COISAS TORTAS DESSE MUNDO.

Leonardo da Silva Neto 9 ano A

Anônimo disse...

Acho certo esse texto porque Deus nos fez para podermos fazer nossas proprias escolhas, nós vacilamos e ele mandou seu filho para pagar pelos nossos pecados.
E como diz o texto Deus deixa acontecer mortes eo outras coisas, mais isso é tudo nós que escolhemos

leonardo josé da silva 9a

Anônimo disse...

Deus criou o mundo perfeito!O homem a sua imagem e semelhança,e nos deu o livre arbítrio.Mas o homem fez uma escolha errada.
Ele desobedeceu a Deus, e aparti desse momento o homem se tornou pecador,falho e imortal.
Depois disso que o homem fez, o mundo começou a ser ''torto''.

Morgane Bittencourt 9 ''A''

Anônimo disse...

Amanda Ellen 9 ano A

Gostei muito do texto,muitas pessoas acham que Deus é quem não se importa com o mundo ,que Deus não o ama ,que tudo é culpa Dele ,mais muitos seres humanos não percebem que quem não se proucupa com o mundo e com eles mesmos , o proprio ser humano,Deus criou o mundo perfeito e foi o homem que foi o "entortando" .
Deus ama a todos e quer o melhor para nos ,ele numca nos prejudicaria.

Anônimo disse...

Amanda Ellen 9 ano A

Gostei muito do texto,muitas pessoas acham que Deus é quem não se importa com o mundo ,que Deus não o ama ,que tudo é culpa Dele ,mais muitos seres humanos não percebem que quem não se proucupa com o mundo e com eles mesmos , o proprio ser humano,Deus criou o mundo perfeito e foi o homem que foi o "entortando" .
Deus ama a todos e quer o melhor para nos ,ele numca nos prejudicaria.

Brayan disse...

Brayan Werner de Souza 9 a


dessa vez eu intendi!
rsrsrsrsrsrs
tipo eu acho o seguinte:
Deus criou a Terra perfeita e criou todos nos perfeitamente,mas Ele deu o livre-arbitrio e foi decisao do homem ser pecador,foi decisao do homem matar...
Deus deu o livre-arbitrio para que nos posamos escolhe o caminho que iremos tomar.
E se DEus fosse mal Ele nao mandaria o seu unico filho(Jesus)para nos salvar,e concerteza Deus e ambi-destro porque nao importa a mao que ele usa q ele criara tudo com perfeiçao...
E alem de tudo(fugindo do assunto)eu achei muito interessante esse texto!
tas de parabens...

Brayan disse...

Brayan Werner de Souza 9 a


dessa vez eu intendi!
rsrsrsrsrsrs
tipo eu acho o seguinte:
Deus criou a Terra perfeita e criou todos nos perfeitamente,mas Ele deu o livre-arbitrio e foi decisao do homem ser pecador,foi decisao do homem matar...
Deus deu o livre-arbitrio para que nos posamos escolhe o caminho que iremos tomar.
E se DEus fosse mal Ele nao mandaria o seu unico filho(Jesus)para nos salvar,e concerteza Deus e ambi-destro porque nao importa a mao que ele usa q ele criara tudo com perfeiçao...
E alem de tudo(fugindo do assunto)eu achei muito interessante esse texto!
tas de parabens...

Anônimo disse...

Concordo com o texto. Deus criou tudo perfeito para nós, mais por causa da escolha do homem o mundo não esta como Deus criou. Não soubemos escolher o melhor para nós, infilismente.
Por isso o mundo esta torto.
Thaysa 9ºB

Lucas André disse...

Concordo com o Texto
Deus, criou um mundo perfeitamente, mas sua "obra" mais bela, e perfeita cheia de detalhes, que o proprio Deus modelou é o ser humano, com capacidade de pensar, e desidir suas escolhas.
Mas o homem com sua capicidade de desidir, desidio "provar" o pecado e pelo que tudo indica ele gostou, ou não conseguio si libertar, então o homem desicidio sua escolhas, escolhas erradas e não pensadas. Então Deus deu mais uma chance ao mundo entregando seu filho na Cruz.
E todos, os nossos pecados foram apagados. E basta se arrepender sinceramente que ele jogara no mar do esquecimento nossos erros.
Mesmo assim o homem desidio errar, e só aqueles que descidiram ficar no lado de Deus, vão receber a salvação.
Isso todo mostra que Deus, é perfeito e maravilhoso, e com seu extremo poder jamais faria algo inperfeito. o erro é do homem, que não soube aproveita suas chances mas ainda a tempo Pois tudo que ele faz é unico, e com seu valor.
Deus nos ama e esta na hora de nos retrebuirmos esse amor, preservando o que ele nos deu, a TERRA.

Anônimo disse...

as coisas tortas desse mundo fala a respeito de algumas coisas polemicas...
Deus não é canhoto, isso vc pode ter certeza! é q o mundo foi criado não para passarmos essa tristeza, é eu e vc q deixa o mundo perfeito de deus torto

by: Alinee dos Santos

Mariana Farinha! disse...

Concerteza, o texto está muito certo:)
nós somos os cupados de tudo o que acontece nesse mundo, quando lá no começo na criação EVA comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ali tudo comçeou a ser dsiferente, tanto é que adão e eva tiveram que deixar o Jardim!
Deus está sempre conosco, e muitas vezes agimos com ignorância e falamos??
Por que Deus deixou que isso acontecesse?? ou também, se Deus existisse ele teria mudado tudo, só somos nós mesmos que muitas vezes quebramos a cara, por querermos que nada e nem ninguém conduza nossa vida!
Maais Deus nos perdoa a cada momento, e por isso que enviou seu unico filho que tinha pra morrer em nosso lugar, e mesmo assim muitas vezes o negamos,;
Deus nos deu e dá até hoje livre escolha: E MUITOS ESCOLHEem fazer o mal do que o bem1
e tudo isso faz com que o pecado," COISAS RUINS" deixa o nosso mundo mais "torto" e violênto, sem ninguém tem amor em seus corações!

Yohan 9ªB disse...

Tem pessoas a acham que tudo que acontece de ruim no mundo é culpa de Deus, mas isso não é verdade, são conseqüências do pecado feito pelo homem.

Anônimo disse...

Nós tivemos uma chance perdemos, depois disso Deus mandou seu filho para tirar nossos pecados morrendo na cruz, e tem essas pessos que falam que Deus deixou aquela pessoa se matar, mais ele nos deu a chance de escolher o que queremos fazer.
E acredite ele sabe o que faz...

Leonardo José da Silva. 9. A.

Anônimo disse...

Professor é a terceira vez que eu estou escrevendo porisso que eu vou ser rapido e claro.
Concordo com o texto por que Deus deu o livre-arbitrio entao quando as pessoas falam que Deus deixou aquela pessoa se matar esta errada, por que Deus nos deu as escolha...
blz professor.


Leonardo José da Silva. 9 A

carlos disse...

Todo mundo bota a culpa em Deus, pois ele crio o mundo perfeito para nos. So que nos nao sabemos cuidar da nossa liberdade que Deus nos deu.
Intao deve ser por isso que tem tantas coisas tortas nesse mundo.

By: C4R105 <3 9ª

carlos disse...

Todo mundo bota a culpa em Deus, pois ele crio o mundo perfeito para nos. So que nos nao sabemos cuidar da nossa liberdade que Deus nos deu.
Intao deve ser por isso que tem tantas coisas tortas nesse mundo.

By: C4R105 <3 9ª

carlos disse...

Todo mundo bota a culpa em Deus, pois ele crio o mundo perfeito para nos. So que nos nao sabemos cuidar da nossa liberdade que Deus nos deu.
Intao deve ser por isso que tem tantas coisas tortas nesse mundo.

By: C4R105 <3 9ª

carlos disse...

Todo mundo bota a culpa em Deus, pois ele crio o mundo perfeito para nos. So que nos nao sabemos cuidar da nossa liberdade que Deus nos deu.
Intao deve ser por isso que tem tantas coisas tortas nesse mundo.

By: C4R105 <3 9ª

carlos disse...

Todo mundo bota a culpa em Deus, pois ele crio o mundo perfeito para nos. So que nos nao sabemos cuidar da nossa liberdade que Deus nos deu.
Intao deve ser por isso que tem tantas coisas tortas nesse mundo.

By: C4R105 <3 9ª

Anônimo disse...

Deus fez o mundo perfeito mais com a chegada de nós humanos nós passamos a pecar, as vezes Deus é nosso melhor amigo e para nós mudarmos esse mundo torto devemos escutar ele que é nosso melhor conselheiro, e a principio foi ele quem crio o mundo e sabe o que é melhor para nós.

Lucas Mendes..9°A

Nathan disse...

Deus criou o mundo prefeito, Tudo do bom e do melhor.
Mais nóis humanos não sabemos retribuir a prefeiçao e acabamos pecando.

Nathan Ranieri de Souza ;}

Eduardo disse...

concordo sim pois Deus fez o mundo perfeito e nós pecamos dai Deus mandou Jesus morrer por nós e hoje temos a salvação eterna e hoje a gente tem que parar pra pensar e pedir perdão pra Deus pelos nossos pecados e fazer o bem ao invés do mal. Eduardo 9ºb

thuany disse...

Eu gostei do texto,concordo,pois Deus feiz tudinho perfeitinho,mais o homem que não sabe cuida pois eli não pensa duas vezes antes de faze as coisa.

By Thuany 9°B

Anônimo disse...

Na minha opinião a culpa não é de Deus e sim a culpa do homem que no lá no inicio já tinha pecado, e tudo que esta acontecendo hoje e a conseqüência do pecado.

Bianca 9 "B"

Anônimo disse...

ai, eu acho q deus ez as coisas certas,´somos nos q deixamos elas tortas...
deus é tãp perfeiro q pensou em tudo
então ele não é canhoto nem cego...
essa é minha opinião.. pq somos nos q estragamos com o mundo maraviçhoso q ele criou!!!!

nome: aline dos santos
9ºa