sexta-feira, 7 de março de 2008

UMA BENÇÃO CHAMADA MULHER





Enquanto eu ainda estava no seminário, alguns amigos me solicitaram que eu escrevesse um poema para uma capela em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Gastei algumas horas na noite da véspera, mas concluí meu trabalho. No dia, recitei os catorze versos que reproduzo abaixo, em homenagem às mulheres em geral, lembradas na data de amanhã (8 de Março); mas de uma forma particular, faço uma menção toda especial àquela mulher que consegue superar-se a cada dia, dando o máximo de si para ser, ao mesmo tempo, a melhor profissional e a melhor companheira: minha esposa Noribel.

COMPLEMENTO


Sentiu-se só. Faltava a ele, Adão, o sorriso
Que brinda a íris com luz, e o aconchego, a ternura,
O ouvido amigo, o olhar de apresso, a mão segura,
O beijo que encoraja, o encanto de um aviso;

Faltava alguém que, como ele, na noite escura
Contasse estrelas; alguém cheio de bom siso
Para falar e ouvir, e que, usando de juízo,
Compartilhasse e entendesse a vida pura;

Alguém que sussurrasse as canções dos oceanos,
Entre as pétalas, entre as nuvens, entre as fontes,
E cuja mão à sua unissem sempre os anos;

De uma costela Deus fez o que o homem mais quer:
Criou um mundo, um cosmo, um milhar de horizontes
Para ser igual a ele; e lhe chamou mulher.


Nenhum comentário: