quinta-feira, 27 de maio de 2010

MORRE UMA AMANTE DA PALAVRA DE DEUS

Curitiba, PR ... [ASN] No sábado à noite, dia 22, faleceu a senhora Yolanda Anversa da Silva, 92 anos de parada cardiorrespiratória. O enterro foi no domingo em Curitiba e juntou muitas pessoas conhecidas e outras que nem faziam ideia da importância desta mulher para a história da Igreja. Yolanda nasceu em 1917 em Xavantes, interior de São Paulo e foi professora de ensino religioso no antigo CAB, o Colégio Adventista Brasileiro, hoje Unasp Campus São Paulo. Filha de italianos, era a terceira de seis irmãos. Os princípios bíblicos que aceitou aos 12 anos de idade a acompanharam até a morte.

Foi casada com o pastor Waldemar Rodrigues da Silva com quem teve três filhas. Uma das suas regras de vida era estudar detidamente a Bíblia e isto a levou a participar de concursos internacionais promovidos por Israel e de onde voltou com o primeiro lugar em 1958 e em 1961. Aliás, na segunda vez tinham conferido a ela o segundo lugar, mas depois de apurações verificaram que era dela o primeiro lugar e ela ficou com os dois troféus. Há 22 anos viúva, a senhora cristã dedicava seu tempo aos menos favorecidos e quando a idade limitou seus movimentos físicos, o seu coração serviu de apoio a muitos que buscavam conselho. Ela deixa as três filhas, dez netos e sete bisnetos.

Notas sobre Yolanda na Revista Adventista:

"Após uma luta pelo desempate entre Yolanda Anversa da Silva (Brasil) e o Rabino Yihya Alsekh (Israel), os juízes deram o 1º lugar ao rabino. Mas a imprensa e o público não aceitaram o veredicto do júri, pois Yolanda também respondeu a pergunta do desempate. Foi feita tão grande propaganda a seu respeito que, afinal, lhe concederam também a Medalha de Ouro do 1º lugar. Por isso ela é a única que tem duas medalhas." - Moisés S. Nigri, Revista Adventista de janeiro de 1965.

"As proezas do povo de Deus são resultado da confiança nEle, e essa confiança é o resultado direto da leitura, da assimilação, da meditação e prática dos ensinos maravilhosos da Santa Palavra de Deus - a Bíblia", disse Peixoto da Silva, na Revista Adventista de janeiro de 1962.

"Ah! Eu gostaria que todos os que me lêem estivessem comigo na noite de 3 de outubro de 1961! Veriam o interesse, o entusiasmo de uma nação por um concurso sobre a Bíblia". - Yolanda Anversa da Silva, R.A. fevereiro de 1971.

"Dizia de mim para mim: A Bíblia é a carta de Deus aos homens. Se eu tenho que ler alguma coisa boa, vou ler a Bíblia e entesourar no coração e na mente seus ensinamentos. Mas como começar? Valeu-me a tabela do então chamado "Ano Bíblico"....Formar este hábito não foi fácil. Quantas coisas aconteceram através desse tempo! Mas a firme vontade de estar apegada à Palavra, foi vencendo".

Que o amor e dedicação diários que Yolanda conferia à Bíblia nos sirvam de inspiração, em tempos que o virtual rouba os olhares e as diversões absorvem nosso tempo.

Um comentário:

Iranise Fialho disse...

Que possamos nos inspirar na história de dedicação à Palavra de Deus...Guardo há muitos anos o livrinho "Histórias da tia Yolanda", o qual me fez ter admiração por ela, que contava boas histórias para adultos e crianças.