segunda-feira, 24 de maio de 2010

ESCATOLOGIA DA CONSPIRAÇÃO




A escatologia bíblica, a despeito de sua clareza, não fornece pormenores satisfatórios à curiosidade humana. Mas o Senhor pretendia resolver todas as questões? O intérprete sólido sabe que não. A profecia nos faz volver o olhar dos acontecimentos revelados para o próprio Revelador, com um gesto de confiança. Ainda que a cadeia de eventos contenha caminhos tortuosos, o que Deus revelou se passará. E, certos de ser justificável confiar nEle, acompanharemos o desdobramento da História em segurança.
Conquanto a escatologia bíblica trace linhas gerais, muitos de seus pretensos seguidores, não satisfeitos, enveredam pelo campo das especulações. E, na falta de subsídios bíblicos, os escatologistas de plantão começam a colher material sucateado para tentar completar a matéria bíblica. Onde buscar um número sem par de teorias furadas e conspirações, além de na internet, que não os deixa mentir – pelo menos, mentir sozinhos?
Assim, teorias conspiratórias e paranoias bobas se amontoam com os dados bíblicos, num verdadeiro pandemônio do demônio! Há os que dizem que Paul MacCartney morreu e um sósia o substitui durante décadas; outros afirmam que o cartão Visa é a marca da Besta; alguns acreditam que o atentado de 11 de Setembro foi uma criação do próprio Governo Americano; Satanás, asseveram os profundos doutores da profecia, tem no triângulo das Bermudas seu “lar, doce lar”; e outras informações absolutamente “seguras”, envolvendo o papa, a Maçonaria, as mensagens subliminares e etc.
Pelos lugares deste imenso Brasil onde passei, a baboseira é quase sempre a mesma. Líderes cristãos, acima de qualquer suspeita, começam a divulgar as “últimas novidades”. Logo, surgem aqueles membros de igreja que se sobressaltam com o que ouvem, sem qualquer consciência crítica. Outros simplesmente, embora suspeitam de algo estar errado, são incapazes de argumentar e até pensam que as novas teorias até fazem algum sentido…
Por que tantas interpretações sofríveis, fanáticas, inadequadas e forçadas são disseminadas e encontram ouvidos despertos? Por que nossa igreja dá acolhida para palestrantes, pregadores e experts que não passam de uns pobres enganados, que confundem profecia com especulação, teologia com teoria da conspiração? Deve haver alguma causa. Na falta de um estudo mais empírico do fenômeno, sugiro os seguintes fatores:

1) A falta de instrução dos adventistas em geral: nosso povo não faz mais a lição de casa há tempo. Os adventistas leem pouco a Bíblia e, na maioria das vezes, apenas de forma devocional. Falta um aprofundamento do estudo da Bíblia, porque quando entendo o que Deus realmente disse, recebo orientação e poder. A superficialidade com que encaramos a Bíblia, decorando uns poucos versos para defender (às vezes até de maneira equivocada) a doutrina verdadeira, impede uma comunhão mais estruturada, uma visão mais ampla do que está na Bíblia; logo, quando chega alguém que decorou mais versos bíblicos (ainda que os apresente fora de contexto), já basta para impressionar a massa! E quando essa pessoa nova utiliza chavões adventistas, ainda que sem conexão com a autêntica mensagem adventista, todos se convencem de que um novo profeta se levantou. Quase não há diferenciação entre adventistas e pentecostais na questão do emocionalismo que permeia o tom da espiritualidade de cada grupo. E, enquanto a ênfase emocionalista persistir, a Bíblia não poderá ocupar seu lugar como fonte de verdadeira espiritualidade;
2) Falta de preparo para o tempo do fim: envolvidos como nos vemos em empreendimentos seculares, parece que se vai deixando o foco do preparo para a segunda vinda. O povo adventista carece de reavivamento, de uma mudança de sua perspectiva, a fim de que se encontre com o Salvador. Na falta disso, palestras com temas pretensamente escatológicos chamam a atenção e parecem acordar a igreja. Entretanto, a apresentação de determinados temas atua mais como um falso estimulante, que agita as pessoas quando entra em suas veias; uma vez no sangue, a substância se revela como é: um autêntico narcótico! A atenção é focalizada para assuntos que se mostram irrelevantes para a consagração, porque não possuem o selo da aprovação de Deus. Tais assuntos trazem medo, incompreensão, desenvolvem práticas fanáticas e não propõem medidas práticas para a mudança de vida. O sono espiritual passa a ficar mais agitado, sem deixar de ser um sono;
3) Falta de compreensão do que é o Adventismo: muitos entram hoje na igreja com o preparo mais rápido e menos específico o possível (daí o eunuco etíope servir de paradigma para muitos evangelistas!). Quem sofre com isso é a igreja, que perde sua memória histórica. Muitos de seus membros são adventistas-católicos, adventistas-assembleianos, adventistas-pós-modernos… Tarefa improvável será encontrar um adventista legítimo em meio à confusão que se instalou com respeito à identidade do povo do advento. Se um homem não se vê no espelho antes de sair de casa, ficará lisonjeado ao primeiro elogio, embora tenha creme dental no canto da boca! Temos que nos conhecer para depois aceitar aquilo que dizem sobre nós – quer positiva, ou negativamente.


Não tenho razões que me impeçam de dizer que outros motivos existam para explicar a onda de distorções escatológicas no Adventismo. Por outro lado, creio que uma análise das causas citadas e a busca pela correção evitariam ou, ao menos, conteriam os discursos fora de lugar. Pelo bem de nossa missão, algo tem de ser feito. E logo.

Leia também: Adventistas fanáticos

6 comentários:

joêzer disse...

Uma dos comportamentos básicos do fundamentalista religiosos é a mania de conspiração. Isso ocorre no judaísmo, no islamismo e no cristianismo também. Os defensores renegam todo historiador acadêmico e passam a citar fontes "alternativas". Sem dúvida, há muito mais do que nossos olhos podem ver nas tramoias políticas e empresariais. Daí a relacionar o VW da Wolkswagen (carro popular em alemão) com símbolos ocultos da Nova Ordem Mundial é ridículo e trágico. Trágico porque o teórico da conspiração despeja isso em dvds e mp3s mundo afora.
Aliás, "Nova Ordem Mundial", assim em maiúsculas para impressionar os incautos, é um termozinho que serve pra tudo!
Caro amigo, você identificou bem pelo menos 3 razões para o sucesso desse tipo de abordagem desintelectualizada que o povo da escatologia adora. Aliás, separemos. Quem gosta é o povo da escatofobia ou escatomania!
Divulgarei.

André Reis disse...

Muito bom o seu texto Douglas, poréms me pergunto por quê, ao mesmo que vc condena a pajelança profética, vc recomenda links no seu site de blogs adventistas que promovem o mesmo alarmismo e sensacionalismo profético...?

um abraçø

Anônimo disse...

Diante de todo o seu esclarecimento, seria interessante "chamar o pecado pelo nome", ou mesmo, chamar pelo nome os que erram nesse caminho. Pois adventistas como Sikberto Marks, e Daniel Spenser usam do "tom" que vc se referiu. Era a eles que você se referia também? Pergunto, pq o texto tem a característica "vaguidade" acadêmica, que muita vezes generaliza pensamento particulares, e despersonaliza as ações.

Ao leitor que comentou anteriormente: já pesquisou sobre o "Protocolo dos Sábios de Sião"?

Maranta!!!
Allan
IASD Central de Itatiaia - ARJ

douglas reis disse...

André e Allan,

Obrigado pela apreciação.

André, não sei a qual dos blogs recomendados no meu você se refere; mas eu entendo que não preciso concordar com todas as linhas editoriais para reconhecer o que cada uma tem de melhor.

No demais, há, confesso, um caso que realmente reavalio, no sentido de manter ou retirar da minha lista.

Mas, que fique bem claro: não escrevi para polemizar com nenhum blogueiro, minha motivação foi outra. Lido com tendências.

Allan, aproveito também o espaço para lhe dizer que, por lidar com tendências e para que ninguém me acuse de ter atacado a alguém, preferi não citar nomes. Creio que os leitores são suficientemente inteligentes para identificar pregadores tendeciosos e alarmistas.

ryagho disse...

Eu sou um cristao cético , quando se trata desse assunto, mas tenho a mente aberta para lembrar : sao muitas as verdades para que todas sejam mentiras, e sao muitas as mentiras para que nenhuma seja verdade!

Manuel Pinto disse...

Alarmismo, populismo e especulação, são aspectos indesejáveis, na proclamação do Evangelho Eterno, particularmente no que concerne a interpretação das profecias Bíblicas.
Alguém disse que extremos são excessos que devem ser evitados.
O alarmismo não é uma boa coisa. Mas o conformismo e o comodismo também o não são.
Desejaria referir algumas passagens Bíblicas, cuja mensagem nos adverte acerca deste perigo, do qual, por vezes, nem nos apercebemos:

Isaías 30:1 “Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomaram conselho, mas não de Mim; e que fazem aliança, mas não pelo Meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado”.

Isaías 30:21 “Os teus ouvidos ouvirão a palavra d’O que está por detrás de ti, dizendo: este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes, nem para a direita, nem para a esquerda”.

Isaías 30:9 e 10 “Povo rebelde é este; filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a Lei do Senhor. Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é recto; dizei-nos coisas aprazíveis, e profetizai-nos ilusões”.

Mateus 24:39 “E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos”.

João 14:29 “Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que quando acontecer, vós acrediteis”.

Mateus 24:33 “Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às postas”.

II Pedro 3:3 e 4 “Nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda” ?

II Pedro 3:9 “O Senhor não retarda a Sua promessa, mas é longânimo para connosco”.

Mateus 24:36-51 “O meu Senhor tarde virá …. Mas o Filho do homem há-de vir à hora em que não penseis”

Isaías 5:20 “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridão luz e da luz escuridão; e fazem do amargo doce, e do doce amargo” !

Isaías 25:9 “Naquele dia se dirá: Eis que Este é o nosso Deus; por Ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor. Por Ele temos esperado; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos”.

Apocalipse 6:16 e 17 “E (os ímpios) diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto d’Aquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro, porque vinda é a hora do Seu juízo, e quem poderá subsistir” ?

Efésios 6:10 e seguintes “Fortalecei-vos no Senhor, e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais permanecer firmes, contra as astutas ciladas do diabo….”

II Pedro 1:19 “Temos mui firme a palavra dos profetas, à qual bem fazemos em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a Estrela da Alva (Apoc. 22:16) apareça em nossos corações”.

Habituámo-nos a dizer que um dia virá um reavivamento e uma reforma, e também a chuva serôdia. Mas como nos podemos assegurar que seremos participantes destes acontecimentos ? Seremos beneficiários da chuva serôdia, se nos tivermos preparado previamente para a receber.

“Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”. - Hebreus 4:7