domingo, 18 de julho de 2010

QUAL É A REFERÊNCIA HOJE?



"[...] Essa geração cresceu com bad boys como ídolos, desde o Romário e o Edmundo. Em 1994, por exemplo, o Flamengo tinha outro tipo de bad boy. Era mais malandragem, menos violência. Olha como as coisas pioraram. Antes, eles tinham um monte de mulheres, faziam filhos fora do casamento, mas pelo menos eles assumiam os filhos. Os clubes e a estrutura do futebol não se preocuparam com esses desvios e isso passou a fazer parte do contexto. A coisa tomou outro vulto agora. Esse universo deles inclui agredir mulheres e dar essas festas inacreditáveis, até com jumentos e anões. Em vez de jogadores, passaram a ser celebridades. Quem é a referência do Flamengo hoje?"

Patrícia Amorim, Presidente do Flamengo, em entrevista à revista Época

A situação vista no Flamengo é, de certa forma, emblemática. Não sei explicar como nenhum sociólogo não se interessou pelo caso (quer dizer, até onde chegou ao meu conhecimento). O caso todo ilustra como a falta de um ambiente moral, no qual as regras sejam bem definidas, e haja incentivo e punição proporcional, degenera em comportamentos licensiosos, violentos e amorais. Isso serve de alerta não apenas para os demais clubes esportivos, mas para a sociedade como um todo.

Um comentário:

Anônimo disse...

GILBERTO - QUARTETO A7

SOU FLAMENGUISTA DESDE PEQUENININHO, SEMPRE GOSTEI DESTE TIME, E AINDA GOSTO, APESAR DE QUE NÃO PERCO MEU SONO SE PERDEM, E TB SÓ SEI O NOME DE POUCOS.....LÉO MOURA, RUAN, PETKOVIC,,,SEI LÁ, GOSTO DE FUTEBOL , MAS NÃO ME PRENDO NESTAS QUESTÕES, INFELIZMENTE A ALEGRIA DE SE TORCER POR UM TIME COM ESTE TIPO DE PROBLEMAS DEIXA O TORCEDOR CHATEADO, MAS EU TORÇO PELO TIME E NÃO PELOS JOGADORES, INFELIZMENTE ESTES JOVENS TEM MUITO DINHEIRO NAS MÃOS E ACHAM....."ACHAM" QUE UM TIRINHO AQUI , UM SOQUINHO ALI, UM TAPINHA NÃO DÓI, COMO DIZ AQUELA MUSICA "MEDONHA", MAS ENFIM, O FUTEBOL FICA MANCHADO, E OS JOGADORES TB, ESPERO QUE ISSO TENHA UM FIM, ALIÁS , SEI QUE UM DIA TERÁ FIM, MAS.....
POR ISSO QUE EU AMO MUSICA.....HEHEHE, FUTEBOL SÓ 2ª FEIRA A NOITE NA ESCOLA ADVENTISTA ( CAJ ), ONDE ME CHAMAM DE RONALDO (NÃO SEI SE PORQUÊ JOGO MUITO(RSS) OU PORQUE SOU MEIO GORDINHO, HUAHUAHUA), "POCHETE", HUAHUAHUA, MAS É ISSO, MINHA OPINIÃO SIMPLES E SINCERA.
FORTE ABRAÇO PASTOR DOUGLAS, SOU TEU FÃ, COM TODO RESPEITO E CARINHO.