segunda-feira, 30 de novembro de 2009
NOVEMBRO JÁ ENTROU PARA A HISTÓRIA
PRAZO VENCIDO
A NOVA DO JAPONÊS
Os convidados e o padre se faziam presentes. Parecia uma cerimônia convencional, se não fosse pela noiva. Sob grinaldas postiças, estava a fictícia Nene Anegasaki, personagem do jogo Love plus. O relato heterodoxo apareceu no site da revista Época.
QUEM É SUFICIENTEMENTE JUSTO?
Em um dos dias, o Pr. Fritoli apresentou um vídeo, o qual estou postando aqui. Seus ensinamentos são bem evidentes, mas valem uma boa reflexão
QUANDO O DINHEIRO FALA MAIS ALTO
Rasga o breu veia lilás. Em Pitru é dia.
Animais. Ocre o ar se faz. Galope e farfalho;
E é tão cediço, por sua teimosia.
Vez a vez, a irracional mula se desvia
Do que o olhar ignora, mas que interrompe o atalho;
E atrai a bronca por parecer vadia.
Com calor – quem creia ser a mesma jumenta?
Só então ao Anjo ele vê, após vê-lo a mula!
(O ouro com as rédeas vis da ganância antiga)
Ou à fé rende a visão – E o ouro lhe estimula!…
Leia outros poemas:
O fôlego (poema)
Azimute
Conquista do idioma (soneto inglês)
Convocação de oceanos
Passos no arame (soneto)
Voo de uma vida
terça-feira, 24 de novembro de 2009
PRÓXIMO ENCONTRO
CULPA NA INDULGÊNCIA
Santo Agostinho, “A cidade de Deus” (tradução: J. Dias Pereira, Lisboa, Portugal: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1991), volume 1, p.122, IX.
NÃO HÁ LUGAR PARA JOCELYN
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
SERÁ AMANHÃ...
ANÁLISE DA ENCÍCLICA NA MINISTÉRIO
QUADRINHOS: JANELA PARA UMA SEXUALIDADE DISTORCIDA
Maurício de Souza chega aos cinquenta anos de carreira disposto a renovar seu público. Prova inequívoca disso é a empreitada da Turma da Mônica Jovem, adaptação ao estilo mangá de suas criações mais conhecidas. Mas, a exemplo dos quadrinistas americanos, o maior nome das HQs tupiniquins está de olho em outro nicho: o público GLS.
A iniciativa está agregada ao contexto das histórias da Tina, reformuladas e voltadas atualmente para o público jovem adulto. Na 6ª edição da nova revista, surge um novo componente na trama, um rapaz conhecido como Caio, já definido como melhor amigo da Tina. Apesar do ciúme do namorado da moça, Tina e Caio se apressam em explicar que não têm nada, fora a amizade. Caio afirma até ser comprometido e aponta para outro rapaz! A história é maliciosamente intitulada "O triângulo da confusão". A notícia foi veiculada no G [1] .
Recentemente, a Batwoman (distinta da Batgirl), outra personagem tradicional que entrou de vez no mundo GLS, foi definida como uma socialite que namora uma ex-policial.[2] A tendência aponta para o surgimento de novos personagens gays, tanto nos quadrinhos como nas telonas. Porém, como tudo isso começou?
Dos anos 1980 para cá, a sensualidade passou a desfilar nas histórias de super-heróis de forma aberta, a seguir desembocando em um erotismo bizarro, visível desde as roupas coladas que revelam as formas físicas das heroínas, até situações de coerção sexual, envolvimento erótico ou linguagem obscena. Em Watchmen (que voltou ao estrelato graças ao filme recente), por exemplo, não faltam referências a conflitos sexuais e constrangedores, como o momento em que o Comediante mata a sangue frio uma vietnamita que o feriu, ao vê-lo recusar-se a assumir o filho deles; ou a declaração de que o envolvimento do Dr. Manhattam com a jovem Spectral se deu quando a moça era adolescente, cabendo a acusação de pedofilia, feita dentro da trama por Janey Slater, ex-namorada de Manhattam.
Evidentemente, a década de 1990 viu uma exacerbação da sensualidade, principalmente promovida pela companhia Image Comics, fundada por artistas que fizeram fama nas gigantes Marvel e DC Comics - as quais, por sua vez, seguiram o "fluxo", promovendo uma considerável redução dos uniformes de suas heroínas. Um exemplo é a versão "turbinada" da Mulher-Maravilha, desenhada pelo brasileiro Mike Deodato Jr. O mesmo Deodato desenhou Glory (Image) e Elektra (Marvel).
Sendo que a distorção da sexualidade ganhou tanto espaço nos quadrinhos, não era de se estranhar que comportamentos sexuais não-convencionais figurassem nas suas páginas cobertas por nanquim. O que pode ser pior do ponto de vista da moralidade? É verdade que quadrinhos eróticos, como Valentina e Druuna, tiveram alcance sobre alguns leitores. De pior qualidade, apenas As Meninas Perdidas, criação de Alan Moore (o mesmo que idealizou os Watchmen), obra que defende toda e qualquer expressão sexual, inclusive a pedofilia e o sexo bestial (entre homens e animais).[3]
Nenhuma dessas obras, porém, teve alcance tão grande como as novas produções, que igualmente postulam a depravação moral, direta ou indiretamente. O acesso a esse material contamina a imaginação dos jovens e os acostuma ao prazer barato, em que o estímulo visual incentiva a pornografia, desconfigurando a beleza e complexidade do relacionamento sexual, por natureza entendido como ocorrendo entre gêneros complementares, ou, mais explicitamente, um homem e uma mulher. E ainda acham que os quadrinhos são inocente diversão para crianças...
Também publicado no site Outra Leitura
[1] "'Interpretação depende do leitor', diz Mauricio de Sousa sobre personagem gay", disponível em http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1382317-7084,00-INTERPRETACAO+DEPENDE+DO+LEITOR+DIZ+MAURICIO+DE+SOUSA+SOBRE+PERSONAGEM+GAY.html [2] Douglas Reis, "Santa Cássia Eller, Batman!", disponível em http://questaodeconfianca.blogspot.com/2009/02/santa-cassia-eller-batman.html.
[3] Omelete: entrevista com Alan Moore, disponível em http://www.omelete.com.br/quad/100006266/Omelete_Entrevista__Alan_Moore___Parte_1.aspx (parte 1) e http://www.omelete.com.br/quad/100006359.aspx (parte 2).
PENTECOSTALISMO E EXPLORAÇÃO DA FÉ
“ Por isso eu digo: peçam e vocês receberam; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.”[2]
Interpretações de textos bíblicos, como os acima, serviram de bases para a doutrina da teologia da prosperidade, que afirma que os verdadeiros fiéis desfrutam de uma excelente condição financeira, de saúde etc. “Este movimento nasceu na década de 40 nos EUA de um ramo pentecostal que pregava a crença fervorosa na intervenção divina, que se revelaria por meio da causa de doenças graves, por exemplo(...)” [3]
Dentre os inúmeros movimentos sociais que surgiram na América Latina, destacam-se os pentecostais, que enfatizam a cura de doenças, dons de línguas e enriquecimento. A justificativa que se dá para essa ênfase se encontra no livro de Atos 2, que fala sobre o derramamento do Espírito Santo, o que ficou conhecido como Pentecostes.
O Pentecostalismo, como qualquer outro movimento importante, deu origem a um grande número de organizações, com diferenças políticas, sociais e teológicas. No início, os pentecostais se viam como peregrinos na sociedade, dedicando-se exclusivamente a preparar o caminho para a volta de Cristo.
O movimento pentecostal é dividido em três “ondas”:
1.Na primeira onda do pentecostalismo, tem-se a criação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Ambas as igrejas caracterizam-se pelo anti-catolicismo, pela ênfase na crença no batismo no Espírito Santo e por um ascetismo que rejeita os valores do mundo e defende a plenitude da vida moral e espiritual.
2.A segunda onda pentecostal surgiu com a chegada de dois missionários à São Paulo. Na capital paulista, eles criaram a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciaram a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Em seguida, fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular.
3.Fundadas por brasileiros, as mais antigas denominações da terceira ordem são a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), liderada pelo bispo Edir Macedo, e a Igreja Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), liderada e fundada pelo missionário R. R. Soares, ambas presentes na área televisiva com seus tele-evangelistas. De um modo geral, utilizam intensamente a mídia eletrônica e aplicam técnicas de administração empresarial, com uso de marketing, planejamento estatístico, análise de resultados etc. Algumas pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, rejeitando os tradicionais usos e costumes austeros dos pentecostais. O neo-pentecostalismo constitui a vertente pentecostal mais influente, a que mais cresce e também a mais liberal em questões de costumes.
Atualmente, vários escândalos envolvendo igrejas pentecostais, principalmente da terceira onda, apareceram na mídia. A principal causa dos escândalos é o dinheiro. A igreja Universal do Reino de Deus, cujo fundador é o bispo Edir Macedo, fatura milhões por ano do dinheiro dos fiéis, e utiliza grande parte desse dinheiro para fins pessoais. “Macedo colocou o dinheiro no centro do seu discurso teológico (...). A igreja se inspirou nos princípios da Teologia da Prosperidade”. [4]
“Na Universal, ensina-se que a felicidade terrena é uma concessão divina. Apenas quem é abençoado consegue ter uma vida livre de sofrimento e repleta saúde e prosperidade material. Para alcançar a graça, no entanto, é preciso viver fervorosamente a experiência da fé e, sobretudo, demonstrá-la. E a melhor forma de fazer isso é entregar dinheiro aos representantes de Deus (...), para que ele seja misticamente multiplicado. A doação é um investimento. Quanto mais o fiel dar à igreja, mais receberá de Deus no futuro.” [5]
Esses preceitos, porém, contém vários erros se contratados com a Bíblia:
1.Não precisamos conquistar a graça. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom GRATUITO de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Salvador.”[6]
2.Deus abençoa aquele que segue seus mandamentos e faz o que é certo. “Pois tu, ó Senhor Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo”[7]
3.Deus nos diz que não devemos nos preocupar em ajuntar riquezas na Terra e, sim, no céu. “Não ajuntem riquezas aqui na Terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e rouba-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.”[8]
Não há nada de errado em doar dinheiro para a igreja; Deus diz que devemos devolver o dízimo, a décima parte de tudo o que ganhamos, porém esse dinheiro deve ser usado para a pregação do evangelho e não para o uso pessoal. “Quando o dinheiro dos fiéis é usado para comprar empresas e jatinhos, a justiça tem de ser acionada.”[9]
“Quem se propõe a guiar um rebanho deveria saber que uma alma que busca conforto na religião para superar um momento de fragilidade emocional atravessa um período de vulnerabilidade. É capaz de tomas atitudes impensadas, com consequências drásticas para seu destino.” Muitas pessoas são enganadas pelos líderes dessas igrejas e doam tudo o que possuem, acabando na miséria e entrando em depressão. Deus não precisa de dinheiro, Ele é o dono de tudo. “Todo o grupo religioso, seja qual for sua origem, deve ter o direito de professar sua fé em paz. Esse é um dos pilares que sustentam o estado democrático de direito”[10] , porém ninguém tem o direito de explorar as outras pessoas em nome de Deus.
Nota: Cansado de trabalhos feitos à base de Control C/Control V, comecei a trabalhar com as turmas de Ensino Médio a metodologia de pesquisa. Gastei tempo, para ensinar e corrigir. Houve muitos trabalhos competentemente escritos. Este, sobretudo, me impressionou. A Jéssica é uma aplicada aluna do segundo ano. Com o consentimento dela, publiquei seu texto, em uma hora sobremodo oportuna, quando se discute justamente a influência de determinados líderes religiosos.
[1]Malaquias 3:10. Bíblia Sagrada NTLH.
[2]Lucas 11: 9,10. Bíblia Sagrada NTLH.
[3]Marcelo Carneiro. DÓLAR ATÉ NA BÍBLIA. Veja, 17 de Janeiro de 2007, p. 48.
[4]Adriana Dias Lopes e Fábio Portela. PORQUE OS FIÉIS DOAM TANTO. Veja, 19 de Agosto de 2009, p. 91.
[5]Idem.
[6]Romanos 6:23 Bíblia Sagrada NTLH; ênfase suprida.
[7]Salmos 5:12 Bíblia Sagrada NTLH.
[8]Mateus 6:19-21 Bíblia Sagrada NTLH.
[9]Laura Diniz. CHEQUE AO BISPO. Veja, 19 de Agosto de 2009, p. 85 e 86.
[10]Adriana Dias Lopes e Fábio Portela. PORQUE OS FIÉIS DOAM TANTO. Veja, 19 de Agosto de 2009, p. 94.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
MARQUE NA SUA AGENDA
PALESTRA SOBRE ÉTICA CRISTÃ
QUANDO O DESERTO SE APROXIMA
Ainda assentado, levantou os olhos. Antes, sozinho, mas a presença se apresentou sem vir, surgida sabe-se de que ponto remoto do espaço-tempo. A contemplação do estranho exigiu que uma mecha do cabelo saísse de sobre os olhos, exprimidos diante da figura bem composta, impressionante até - um corpo longilíneo, que se movia com disposição e exprimia um ar seguro de nobreza e preocupação. A testa larga, olhos que ora se abriam, ora cintilavam de azul cerúleo. Um minuto durou o silêncio entre eles, algo sem estudo ou reticência. Apenas a impressão do contraste.
A primeira frase quebra a rotina de calor. A voz de carnaúba vinda do intruso chega aos ouvidos do caminhante, como uma promessa de regresso ao lar, uma sinfonia rica e delicada. A voz lhe lembrava de sua identidade. Ainda que fosse agradável, era promíscua, ambivalente em suas exigências. Propunha um desafio velado – tornar pedras em pães. Calmo em sua fadiga, o jovem judeu se ergue, como que possuidor de nova energia, saído de algures. Sua resposta iniciava um colóquio sutil e carregado de perigos. Duas forças contrastavam, para além das aparências. E o sol queimava apenas ao viajante que deixara o Jordão na certeza de Sua filiação.
As três dúvidas: Podes fazer de pedras pães? Por que não te atiras e exiges que anjos venham em teu socorro? Abra mão de teu suplício e me reconheças como Teu superior. Havia um quê onírico e cósmico no confronto, ambientado em meio ao deserto, para de repente conduzir-se no imprevisível teto do templo e, enfim, oferecer um panorama esmagador da História, com suas conquistas e prazeres humanos. Quanto durou a viagem? Quem sabe...
Os requícios do duelo ficam entrelaçados em um rosto ainda mais erodido. A cútis sulcada, gelada até, olhos arroxeados e laços. Mal se equilibra, tal o desgaste ao qual o Galileu submetera-Se. Somente na suficiência do Pai pudera equilibrar-Se. A jornada de volta ao Jordão se abria como senda de celeumas. Sua vida estivera sempre em risco e Ele terminaria com ela dali a poucos anos. Disso, nãoduvidava.
Mas agora, anjos descem do Infinio e O acolhem em braços potentes. A Palavra de Deus, que Ele usou para Se defender, é dita nos céus, para servir o Filho sofredor.